jun 30, 2016 | Campo Grande

Comissão de Saúde intervém para que Hospital do Câncer de Barretos não feche as portas
Campo Grande (MS) – A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa promoveu reunião na tarde desta quinta-feira (30) a fim de intervir para que o Instituto de Prevenção Antônio Morais dos Santos, unidade em Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos, não feche suas portas por falta de recursos.
Na prática, o hospital precisa celebrar com urgência convênio com a prefeitura de Campo Grande, além de uma parceria com o governo do Estado, para aplacar o déficit mensal de R$ 350 mil.
De acordo com a presidente do colegiado, deputada Mara Caseiro (PSDB), a prefeitura da Capital já sinalizou que dispõe do recurso. Entretanto, devido a entraves na tramitação do processo dentro do Conselho Municipal de Saúde, o convênio ainda não pode ser celebrado.
“Sem o aval do Conselho, não há parceria com a Secretaria Municipal. Por isso, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa está fazendo uma recomendação aos dois órgãos para que acelerem o processo de aprovação dessa parceria. Não podemos permitir que esse atendimento tão importante para nossa comunidade seja paralisado”, afirmou a parlamentar.
A pressa em firmar convênio com a prefeitura tem respaldo nas eleições deste ano em Campo Grande. Por conta da corrida sucessória, o Hospital de Câncer de Barretos têm até o dia 4 de julho para celebrar a parceria.
Representantes da Câmara de Vereadores da Capital e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também participaram da reunião e se colocaram à disposição para que a unidade hospitalar saia da difícil situação financeira em que se encontra.
O chefe de gabinete da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Robson Fukuda, informou que o município detém a gestão plena dos serviços. Por esse motivo, a pasta pode ajudar de forma transversal.
O valor acordado entre o município e o hospital gira em torno de R$ 60 mil mensais. O mesmo valor deve ser repassado pelo governo, conforme as primeiras tratativas. Mesmo que os convênios se concretizem, os R$ 120 mil mensais não serão suficientes para subsidiar os gastos do hospital.
O hospital começou suas atividades em Campo Grande em abril de 2014. Na área de prevenção ao câncer de mama, foram realizados 15.211 procedimentos em 2014 e 19.392 em 2015. Somente no ano passado, foram realizadas 1897 consultas de mastologia e 181 cirurgias.
Dentro do programa de rastreamento do câncer de colo uterino, foram coletados 21.354 exames citológicos no ano passado, isso sem contar com outros procedimentos realizados pelo hospital, como biópsias de colo de útero, curetagem endocervical, retirada de pólipo e cauterizações.
Os números foram expostos pelas médicas Ruth Bonini e Lígia Mazi. Já a situação financeira do hospital foi explanada pela gerente administrativa da unidade, Flávia Carvalho.
“Ouvimos todos os relatos sobre o trabalho extraordinário que essa unidade de saúde vem fazendo em Campo Grande, sobre a sua delicada situação financeira, e vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar”, afirmou Mara Caseiro.
Também participaram da reunião o vereador Lívio Viana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Christopher Pinho Ferro Scapinelli, a secretária-geral da comissão, Taísa Queiroz Scapinelli, a coordenadora da Subsecretaria Indígena do Estado, Benilda Virgílio, além dos deputados Rinaldo Modesto (PSDB), Marquinhos Trad (PMDB) e de integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Fernanda França
jun 29, 2016 | Campo Grande

Cirurgião Cardiovascular renomado internacionalmente ministrará cursos de atualização no HY
Campo Grande (MS) – O HY, referência em Três Lagoas e região em preparatório para concursos e cursos de atualização, está com inscrições abertas para duas atualizações na área de saúde, sendo elas: conceitos teórico-práticos sobre Infarto Agudo do Miocárdio e conceitos teórico-práticos sobre Insuficiência Cardíaca.
Voltado para médicos, estudantes de medicina, fisioterapia, nutrição, biomedicina, farmácia, educação física, odontologia, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos, fonoaudiólogos e nutricionistas, os cursos irão ocorrer no HY, localizado na Avenida Ponta Porã, 2750 – Distrito Industrial, em 5 sábados, nas seguintes datas: 20 de agosto, 24 de setembro, 08 de outubro, 12 de novembro e 17 de dezembro.
Os alunos irão estudar durante as aulas: Anatomia e Fisiopatologia Cardiovascular; Correlação Clínica – Eletrocardiográfica; Algoritmos de Conduta Farmacológica; Algoritmos de Conduta Intervencionista;Estratégia de Seguimento dos Pacientes e Discussão de Casos Reais.
O curso será ministrado por Edmo Atique Gabriel. O médico é especialista em Cirurgia Cardiovascular (Adulto e Pediátrica), Cardiologia (Adulto e Pediátrica) e Cirurgia Endovascular. Possui Doutorado e Pós – Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo e é Livre-Docência no Centro Universitário Lusíada de Santos. Possui Especialização complementar em Cirurgia Cardiovascular/Cardiologia Adulto e Pediátrica: University of Miami, Texas Heart Institute, Harvard Medical School, Cleveland Clinic, University of Philadelphia, Lenox Hospital NY City. Atualmente é Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Membro da Sociedade Cardiologia do Estado de São Paulo, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões na especialidade de Cirurgia Cardiovascular, Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Endovascular e coordenador do Curso de Medicina da UNILAGO de São José do Rio Preto – SP.
O curso será certificado e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 9952 00 52 ou (67) 2105 6066.
jun 29, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Com investimento de R$ 2,2 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul reformou e ampliou três unidades escolares da Rede Estadual de Ensino em Campo Grande. Nesta quarta-feira (29), o governador Reinaldo Azambuja inaugurou as obras que beneficiarão 1.450 alunos e centenas de educadores. “Criamos condições melhores tanto para os estudantes quanto para quem trabalha nas escolas”, disse o governador.
Nos últimos meses, o Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), no Parque dos Poderes, e a Escola Estadual Professora Célia Maria Náglis e o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria de Lourdes Widal Roma, nas Moreninhas, passaram por obras de ampliação e reforma para que os prédios pudessem atender as necessidades de alunos e professores.
A primeira inauguração feita pelo governador foi no Cei Zedu. A unidade ganhou uma sala de aula, onde passa a funcionar o berçário; um banheiro anexo à sala do Pré I; a cobertura da passarela de pedestres; reparos na cobertura; e reforma das instalações já existentes, em um total de R$ 369.522,45 de recursos próprios do Estado – outros R$ 77 mil de emendas parlamentares estaduais também foram utilizadas na creche. No local são atendidas 362 crianças entre seis meses e cinco anos de idade. “Uma educação de qualidade também depende do espaço físico”, disse a diretora do Cei Zedu, Carla Ferraz Barbosa.

Reinaldo investe R$ 2,2 milhões na Educação com reforma e ampliação de unidades de ensino
No bairro Moreninhas foram feitas as outras duas entregas. Na Escola Estadual Professora Célia Maria Náglis, dentro do Programa Obra Inacabada Zero, foram construídos refeitório, cozinha, depósito, biblioteca e a cobertura da quadra de esportes, além da reforma do prédio já existente. O investimento de R$ 2 milhões (R$ 1,3 milhão do Estado e o restante da União) vai beneficiar 578 alunos do Ensino Fundamental I e II e 110 estudantes do ProJovem Urbano.
Já no Centro Estadual de Educação Profissional Maria de Lourdes Widal Romam foram empregados R$ 1,8 milhão, sendo R$ 577 mil de contrapartida estadual, na construção de vários banheiros e um novo bloco com auditório, cinco laboratórios científicos, quatro laboratórios tecnológicos, uma biblioteca e um refeitório. Na escola, 400 alunos estudam em quatro cursos técnicos: Administração, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias e Serviços Jurídicos
Todas as unidades escolares foram revitalizadas e ganharam novas pinturas. A vice-governador Rose Modesto destacou a importância de se melhorar a infraestrutura das escolas e lembrou da importância do investimento no fator humano. “Temos hoje o melhor salário do Brasil. Agora queremos que nossos profissionais tenham condições de trabalhar melhor, em espaços mais adequados”, observou. “Nosso desafio também é melhorar a qualidade da nossa Educação”, completou o governador.
Além de Reinaldo e Rose, também participaram das inaugurações a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Mota; os deputados estaduais Junior Mochi (presidente da Assembleia) e Rinaldo Modesto; o vereador da Capital Chiquinho Teles e os diretores das escolas, José Antônio Souza da Silva e Wilson da Rocha Rodrigues, além de demais autoridades municipais e estaduais.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação | Fotos: Chico Ribeiro.
jun 28, 2016 | Campo Grande
Para auxiliar no aprimoramento profissional da população, a Anhanguera de Campo Grande anuncia a abertura da temporada de cursos gratuitos de férias, promovidos pelo Programa Aperfeiçoar. As 14 capacitações, nas áreas de Gestão, Finanças, Carreira, Saúde e Atendimento, acontecem de 14 a 15 de julho, nos períodos vespertino e noturno, no campus da instituição na Gury Marques.
Os interessados podem realizar sua inscrição no portal:http://aperfeicoar.anhanguera.com. São 620 vagas disponíveis para toda a comunidade e os participantes ainda receberão certificado de conclusão do curso.Confira a programação completa:
14 de julho (segunda-feira)
Curso:Consultoria em marketing pessoal: despertando para novas possibilidades
Ministrante: Mestre em Administração e especialista em Docência no Ensino Superior, Valeria Mazucato também possui experiência em consultoria de empresas na área de Marketing empresarial, Branding e Marketing pessoal.
Curso:Assistência de enfermagem ao paciente ostomizado
Ministrante: Enfermeiro, pesquisador clínico e especialista em Estomaterapia, Felipe Veloso também cursa pós-graduação em Cardiologia.
Curso: Controle de infecção em serviços de saúde
Ministrante: Professor do curso de Enfermagem e especialista em Nefrologia, Milton César Pereira é membro permanente no Comitê Estadual de Controle de Infecção e Eventos Adversos e possui nove anos de atuação profissional.
Curso:Primeiros socorros
Ministrante: Professores do curso de Enfermagem, Glauce Siqueira e Leandro Dias, respectivamente especialista em Terapia Intensiva e Cardiologia e profissional com mais de dez anos de atuação em terapia intensiva.
Curso:Drogas vasoativas
Ministrante: Professores do curso de Enfermagem, Francis Cardoso e Leandro Dias, respectivamente especialista em Cardiologia, Educação e Preceptoria do SUS, Enfermagem Clínica Cirúrgica e UTI Pediátrica e Neonatal e especialista em Educação , com mais de 10 anos de atuação em terapia intensiva.
Curso:Fisioterapia no atleta de alta performance
Ministrante: Fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Musculoesquelética, Manual e Esportiva, Wallace Moura Prado.
Curso:Matemática financeira com o uso da HP
Ministrante: Graduado e pós-graduado em Matemática, Carlos Joari Beltholdo possui 27 anos de experiência em ensino, atua como professor da Anhanguera, cursinho pré-vestibular e concursos.
Curso:Excelência no atendimento ao cliente
Ministrante: Administradora, consultora de gestão e palestrante empresarial, Francianny Beltholdo apresenta profundos conhecimentos em marketing.
Curso:Educação financeira: Como lidar com a crise
Ministrante: Gerente de transportes de um grupo de varejo, formado em Gestão de Negócios Internacionais e Engenharia Florestal e especialista em Gestão de Processos e Logística, Ary Eduardo Silva.
Curso:Como elaborar um currículo e dicas para entrevista de emprego
Ministrante: Advogada, professora mestre e coordenadora do curso de Direito, Jane Mari Paim, também formada em Letras e Jornalismo.
15 de julho (terça-feira)
Curso:Petição inicial no novo Código de Processo Civil
Ministrante: Advogada, professora mestre e coordenadora adjunta do curso de Direito, Isa Maria Formaggio Marques, também membro da diretoria da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil.
Curso:Primeiro socorros (parte 2)
Ministrante: Professores do curso de Enfermagem, Glauce Siqueira e Leandro Dias, respectivamente, especialista em Terapia Intensiva e Cardiologia e profissional com mais de dez anos de atuação em terapia intensiva.
Curso:Formatação de trabalhos científicos e normas da ABNT
Ministrante: Professora de Metodologia Científica, mestre Amanda Ganassim.
Curso:O profissional empreendedor nos momentos de crise
Ministrante: Administrador e especialista em Marketing e Comércio Exterior, Carlos Hoffmann atua há 35 anos como profissional. Atualmente é consultor, professor e gestor.
Curso:Gerenciamento do escopo de projetos
Ministrante: Mestre em Administração e especialista em Docência no Ensino Superior, Valeria Mazucato também possui experiência em consultoria de empresas na área de Marketing empresarial, Branding e Marketing pessoal.
SERVIÇO:
Anhanguera | Cursos gratuitos de férias
Data: 14 a 15 de julho (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Faculdade Anhanguera de Campo Grande
Av. Gury Marques, 3203.
jun 28, 2016 | Campo Grande

Venda de refrigerante pode ser proibida nas escolas de MS
– -Durante sessão na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28), o deputado estadual Marcio Fernandes (PMDB), apresentou projeto de lei que visa proibir a venda de refrigerantes nas escolas de educação básica de Mato Grosso do Sul, além da restrição deverá ser realizada divulgação sobre os malefícios dessas bebidas.
Foi anunciado na última semana pela Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil, que em agosto será suspensa a distribuição de refrigerantes às cantinas de escolas no país. Diante disso o autor do projeto de lei, destaca que essa era uma preocupação antiga do parlamentar, devido ao nulo conteúdo nutricional da bebida, além de ser prejudicial pela quantia exorbitante de açúcar, sendo que uma lata de 355ml de refrigerante, contém 36 gramas de açúcar, o equivalente a 6 colheres de chá, sendo que o recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são 25 gramas diário.
“Se o próprio fabricante entende que a venda de seus produtos em ambiente escolar não é recomendável e pede a ajuda da sociedade para divulgar, é claro que temos que tomar atitude mais rígida em relação à isso, afinal é a saúde das nossas crianças e adolescentes que está envolvida. A OMS divulgou números que são preocupantes, 33,5% das crianças do país têm sobrepeso e 14,3% estão obesas”, explica Marcio Fernandes.
Referente à atitude das distribuidoras de bebidas, essa política valerá para as cantinas que compram diretamente dos fabricantes e de seus distribuidores, mas segundo o deputado, a importância do projeto de lei, é de vedar qualquer tentativa da cantina vender refrigerantes adquiridos de outros distribuidores, como os supermercados, por exemplo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 53% dos alunos de escolas particulares e 20% dos de escolas públicas, costumam comprar refrigerantes nas cantinas. “Os números são altos, acredito que essa é hora de nos unir, para que haja conscientização nas escolas e dentro de casa, pois somos nós que damos exemplo, e pelo visto não temos feito bem esse papel, afinal segundo o IBGE 26% dos brasileiros tomam esse tipo de bebida pelo menos cinco vezes por semana”, destaca o deputado.
Foto: Marco Miatelo – Texto: Vanessa derzi
jun 27, 2016 | Campo Grande

Caminhonete Ford F-250 a diesel ano 2005 com avaliação inicial de R$ 4.000.
Campo Grande (MS) – Quem está de olho na oportunidade de adquirir veículos em leilões no Mato Grosso do Sul, pode marcar na agenda desta semana. Termina nesta quinta-feira (30.06), às 18 horas, o pregão eletrônico de veículos apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas no Estado. São 42 lotes que incluem motocicletas, carros de passeio, utilitários e até caminhões. Para participar, o interessado deve ofertar seus lances via Internet através do portal da Casa de Leilões – www.casadeleiloes.com.br.
O leilão eletrônico é uma realização da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP-MS) e do Conselho Estadual Antidrogas (CEAD-MS). Os veículos são de propriedade do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD) e podem ser vistoriados – apenas visualmente – nestas terça e quarta-feira (28 e 29.06) no períodos das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. O endereço dos pátios onde estão localizados cada lote devem ser conferidos no edital do leilão que pode ser acessado pelo linkhttp://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0397994001466116081.pdf
Dentre as atrações. está uma caminhonete Ford F-250 a diesel ano 2005 com avaliação inicial de R$ 4.000. Também chama a atenção um automóvel Chevrolet Cobalt flex ano 2012. O sedã teve lance inicial fixado em R$ 15.000. Dentre os veículos “pesados” um dos destaques é um cavalo mecânico Volvo modelo FDH 12 4 x 2T420, a diesel, ano 2002 com avaliação inicial de R$ 20.000.
Pode participar do pregão de veículos as pessoas jurídicas e físicas (maiores de idade, emancipados ou seus procuradores, desde que munidos de instrumento público ou particular de mandato. Os lotes identificados como sucata só poderão ser arrematados por pessoas jurídicas devidamente credenciadas no Detran/MS.
O pregão está sob a responsabilidade do leiloeiro oficial Tarcílio leite. Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Especial de Licitação em horário comercial no fone (67) 3318-6914 e também com a Casa de Leilões pelo fone (67) 3363-7000; pelo e-mailcasadeleiloes@yahoo.com.br ou pessoalmente no escritório localizado na Rua Jaboatão, 271, Vila Silvia Regina, Campo Grande, MS (distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande).
Texto: Ariosto Mesquita – Foto Foto: Rubens Bilherbec