jan 20, 2017 | Campo Grande
Começam na próxima terça-feira, 24, as inscrições para 750 vagas em cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A oferta é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.
O edital com as regras do processo seletivo no âmbito do IFMS está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
São oferecidas sete opções de cursos superiores de tecnologia: Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos e Sistemas para Internet. O IFMS também oferta vagas para Agronomia, Engenharia de Pesca e licenciatura em Química.
Os cursos são oferecidos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí.
Inscrições – De acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser feitas entre 24 e 27 de janeiro, exclusivamente pela Página do Sisu.
A seleção é restrita a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, divulgado na última quarta-feira, e que tenham obtido nota acima de zero na redação
No edital do IFMS o candidato pode ter acesso ao Termo de Adesão, no qual constam as notas mínimas para ingressar nos cursos.
Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
A condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) deverá ser informada no ato da inscrição.
Bônus local – Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Trata-se de uma ação afirmativa do IFMS de caráter local.
Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.
A opção pelo bônus local também deve ser feita no ato da inscrição.
Cronograma – A primeira chamada para os cursos será divulgada no dia 30 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro.
Os candidatos não selecionados podem se inscrever na lista de espera, na Página do Sisu, entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.
A segunda chamada deverá ser divulgada no dia 16 de fevereiro, na Central de Seleção do IFMS. Os selecionados deverão comparecer, no dia 17, para a reunião de manifestação em interesse na vaga. As matrículas serão entre os dias 17 e 20.
A partir do dia 21 de fevereiro serão divulgadas as demais chamadas, se houver vagas remanescentes.
Sisu – É o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.
O Sisu é realizado duas vezes por ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita e feita pela internet.
Vagas
|
Campus
|
Curso
|
Vagas
|
|
Aquidauana
|
Tecnologia em Sistemas para Internet
|
40
|
|
Campo Grande
|
Tecnologia em Sistemas para Internet
|
80
|
|
Corumbá
|
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Noturno)
|
40
|
|
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Matutino)
|
30
|
|
Tecnologia em Processos Metalúrgicos
|
40
|
|
Coxim
|
Tecnologia em Sistemas para Internet
|
40
|
|
Licenciatura em Química
|
40
|
|
Tecnologia em Alimentos
|
40
|
|
Engenharia de Pesca
|
40
|
|
Naviraí
|
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
|
40
|
|
Nova Andradina
|
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
|
40
|
|
Bacharelado em Agronomia
|
40
|
|
Tecnologia em Produção de Grãos
|
40
|
|
Ponta Porã
|
Tecnologia em Agronegócio
|
40
|
|
Bacharelado em Agronomia
|
40
|
|
Três Lagoas
|
Tecnologia em Sistemas para Internet
|
40
|
|
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
|
40
|
|
Tecnologia em Automação Industrial
|
40
|
Ascom/IFMS
jan 19, 2017 | Campo Grande

Fotojornalistas da capital se reúnem em exposição coletiva
Campo Grande (MS) – Fotojornalistas de diversos jornais, impressos e on-line, além de freelancer’s, se reúnem e apresentam a exposição fotográfica coletiva com o tema “Fatos e Fotos”. As obras fotográficas são um reflexo de acontecimentos marcantes da Capital e do interior do Estado.
As imagens abordam construções históricas, questões sociais vivenciadas pelas comunidades, o cotidiano da vida campo-grandense, a vida do trabalhador, além de belezas naturais. O processo curatorial foi realizado de forma independente, onde cada um apresentou uma imagem que lhe tenha marcado durante o seu dia-a-dia de trabalho enquanto fotógrafo.
Ao todo, a mostra fotográfica, é formada por 28 fotojornalistas: Álvaro Rezende, André Bittar, Chico Ribeiro, Cléber Gellio, Daniela Salazanetti, David Majella, Edson Ribeiro, Gerson Walber, Henrique Kawaminami, Henrique Drobnievski, João Garrigó, Kisie Ainoa, Luiz Alberto, Luciano Muta, Marcelo Calazans, Marcelo Victor, Marco Miatelo, Marcos Erminio, Paulo Klaizer, Roberto Higa, Rachid Waqued, Renan Kubota, Roberto Okamura, Rodrigo Pazinato, Tião Guimarães, Toninho Souza, Valter Pratial, Victor Chileno, Wagner Guimarães e Wesley Ortiz.
Serviço
A Exposição acontece na Praça de Alimentação do Shopping, no segundo piso, entre os dias 18 de janeiro e 18 de fevereiro. A visitação pode ser feita todos os dias, das 10h às 22h e é aberta ao público.
O Shopping Bosque dos Ipês fica na Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 – Novos Estados.
jan 9, 2017 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – O assassinato brutal e banal de Adriano Correa, 33 anos, por um policial rodoviário federal, que chocou Campo Grande às vésperas das celebrações de ano novo, não deve ser esquecido facilmente pela população. Além do despreparo técnico e emocional de quem foi treinado pelo Estado, o caso do agente Ricardo Hyun Su Moon, que confessou ter atirado sete vezes contra o empresário desarmado, no dia 31, e por briga de trânsito, trouxe à tona a discussão sobre o tratamento diferenciado que autoridades recebem em detrimento de ‘cidadãos comuns’ quando se envolvem em crimes.
Eram 4h44 do dia 31 de dezembro de 2016. O policial rodoviário federal Ricardo Hyun Su Moon, 46 anos, dirige sua Pajero em direção ao trabalho, pela Avenida Ernesto Geisel. Em dado momento, uma caminhonete Hilux, conduzida pelo empresário, o dono da Sushi Express Adriano Correa, dá uma ‘fechada’ no carro do policial ao desviar de um buraco e inicia-se uma discussão.
Uma testemunha relata que Adriano ficou no carro, pediu desculpas e sugeriu acionar a Polícia de Trânsito. Ainda conforme a pessoa, o agente rodoviário teria se exaltado e sacado a pistola .40 que utiliza na corporação. O amigo de Adriano e o filho dele, um adolescente de 17 anos, que também estavam no veículo, teriam descido do carro e estavam alterados, porém foram contidos pelo empresário.
Na sequência, os dois voltam para o veículo para ir embora, momento em que Ricardo Moon atira sete vezes contra a caminhonete. Cinco tiros acertaram Adriano e dois atingem a perna do adolescente. Ricardo Moon alegou legítima defesa, dizendo que o empresário teria jogado o carro contra ele.

(Ferido, o empresário perdeu o controle do carro e bateu contra um poste de energia – Foto: Luis Vilela/JornalOEstado?)
Adriano, ferido, perdeu o controle da direção e bateu a Hilux contra um poste de energia à beira do Córrego Segredo. Ele morreu na hora. Agnaldo quebrou o braço e machucou a cabeça por conta da colisão contra o poste. Testemunhas e vídeos postados em redes sociais mostram a caminhonete de Adriano em alta velocidade antes de bater à beira do córrego. Segundos depois, Ricardo Moon chega ao local em sua Pajero e aciona a Polícia Militar relatando o fato.
A PM chega à cena do crime em menos de dois minutos e dá ao criminoso a regalia de falar ao telefone celular, algo inimaginável para quem está envolvido em uma ocorrência policial grave. Ricardo foi apenas conduzido à delegacia e só teve a prisão em flagrante decretada horas depois. Ele teve tempo ainda de trocar de roupa, o que prejudica a perícia. Ao delegado, o policial disse que, na hora da confusão no trânsito, se identificou como agente federal, mas as vítimas negam.
Revolta
O PRF finalmente foi preso em flagrante, por volta das 10 horas. Não foi preciso nem a defesa dele pedir a liberdade à Justiça. O juiz José de Andrade Neto disse que não converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva e, em sua decisão, disse que não há indícios de que o suspeito iria atrapalhar as investigações.
Porém, as vítimas e seus familiares contam que se sentem inseguras com ele solto e, como o PRF é estrangeiro, creem que possa fugir do país. Testemunha afirma que, se não fossem os participantes de um velório presenciar o crime, Ricardo teria executado os amigos de Ricardo ali mesmo.
Até a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, sempre fiel aos interesses dos advogados, mostrou indignação contra a soltura de Ricardo e estuda até denunciar o juiz José de Andrade Neto ao Conselho Nacional de Justiça.
Além disso, quando o juiz José Andrade Neto aceitou pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e decretou a prisão preventiva de Ricardo Moon na última quarta-feira (4), ele só foi preso na manhã seguinte. A Polícia Civil ainda preparou um esquema para despistar a imprensa.
Na decisão, o magistrado justificou que a prisão foi pautada por indícios novos trazidos pelo MPE de que o policial rodoviário estaria recebendo privilégios de outras autoridades e poderia assim, comprometer as investigações, o que já vinha sendo denunciado pelas testemunhas.
Fonte: Top Midia news
jan 9, 2017 | Campo Grande
Poucas horas após ser anunciada em Campo Grande, a ‘Mandala’, sistema semelhante a uma pirâmide financeira já criou polêmica na cidade e divide opiniões sobre a prática que promete aos adeptos ganhos de até R$ 800, com investimento de apenas R$ 100. A divulgação dessa ‘corrente’ chegou a ser proibida em um grande grupo do Facebook.
O sistema consiste em uma pessoa pagar R$ 100. A partir de então, assim que ela indica outras pessoas para investir também R$ 100, ela sobe de nível hierárquico e vai obtendo ganhos maiores, conforme mais pessoas vão entrando no sistema. Se formarem um grupo de oito pessoas, assim que ela conseguir as oito pessoas, ela fatura os R$ 800,00. Porém, quem estiver nas últimas posições, se deixar de pagar, rompe com a pirâmide ou a mandala deixando os demais no prejuízo.
O nome ‘Mandala’ simplesmente foi dado para agregar à prática um discurso espiritualizado e de empoderamento feminino, na qual mulheres ajudam umas as outras em busca do sucesso na vida profissional.

Os primeiros anúncios da Mandala ocorreram no grupo do Facebook ”Comércio Delas”. Alí uma participante anuncia aos demais a ‘ótima’ oportunidade de ganho. Uma das mulheres membros do grupo postou: ‘Mandala é uma ótima oportunidade de renda extra com apenas uma conta bancária (para que as pessoas possam depositar para você) e um ‘whats’ (para acompanhar o grupo da mandala’). Em seguida, a mensagem diz que há opções para todos os ‘tipos de bolsos’. ”E se está sem dinheiro, não se preocupe, porque tem diversos valores de investimentos…tenho essa que investe R$ 50 e o retorno de R$ 400,00″,explicou.
A mensagem traz ainda inúmeras possibilidades de investimentos, como a de R$ 100 e a de R$ 125, que supostamente trariam lucro de R$ 800 e R$ 1 mil, respectivamente. Porém, nos comentários dessa postagem, apareceu quem sugerisse investimento mínimo de apenas 25 reais. Em menos de 20 minutos, cerca de 22 pessoas apoiavam e ofereciam a Mandala.
Porém, uma das administradoras do grupo, que reúne cerca de 197 mil membros, cuja maioria esmagadora é de mulheres, proibiu a divulgação desse tipo de ‘oportunidades no grupo’. No embalo, outra participante do Comércio Delas postou um vídeo de uma reportagem de TV que orienta sobre os riscos de adentrar em um sistema de pirâmide como a Mandala. Outra usuária também comentou e esclareceu:”é ilegal tá gente”.
De forma irônica, um dos participantes mostrou, em uma foto postada, os motivos pelos quais é arriscado investir em uma Mandala. Ele escreveu: ”Manda-lá meus R$ 800,00 seus bocó” e em seguida trouxe a explicação.
A Mandala, se caracterizada como pirâmide financeira é crime contra a economia popular, conforme a legislação, assim como a agiotagem. Em outras regiões do País, o sistema conhecido como Mandala já é alvo de investigação por parte do Ministério Público.
Fonte: Top Midia News
jan 6, 2017 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Com investimento de R$ 14,7 milhões do Governo do Estado, as obras de readequação, revitalização e duplicação da Avenida Euler de Azevedo, prolongamento da Avenida Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande, começam a tomar forma. As intervenções no local iniciaram em julho de 2016 e devem ficar prontas em julho deste ano. Até o momento, já foram concluídas 90% da execução das obras de drenagem, dispositivos de coleta, direcionamento e escoamento de águas pluviais e dos córregos Olho D’água e Imbirussu. Nas próximas semanas, após o cessar das chuvas, terão início as modificações no pavimento da avenida.
A revitalização contempla 4,5 quilômetros da via. Para dar celeridade ao serviço, a obra foi dividida em dois lotes: urbano e rural. O primeiro começa na rotatória da Euler de Azevedo com a Avenida Presidente Vargas e segue até a sede do Detran/MS, em um total de 2,5 km. O segundo tem início no Departamento de Trânsito e término no anel viário, entroncamento com a MS-080, com 2 km. As obras são executadas por duas empresas diferentes, contratadas por meio de licitação.
Finalização da drenagem e início da duplicação
Para finalizar a etapa de drenagem de águas (10% faltante) e inciar a revitalização e duplicação do asfalto, as empresas precisam fazer a travessia do Córrego Imbirussu, no lote urbano, e terminar de enterrar uma pequena parte de tubulação no lote rural. Os trabalhos devem ser iniciados quando o solo secar, o que deve acontecer com o fim do período chuvoso.
Nesse ponto da obra, o tráfego de veículos pela avenida deve ser interditado próximo ao Tênis Clube por, no mínimo, 30 dias, conforme estimativa da fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Os técnicos do Governo do Estado estão em contato com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran) para, juntos, traçarem uma rota alternativa de desvio, diminuindo assim os transtornos aos cidadãos que transitam pela região.
Enquanto a pavimentação aguarda para ser executada no lote urbano, na área rural da obra 1,3 quilômetro já está apto para receber o pavimento. Porém, mais uma vez, as empresas esperam as condições climáticas mudarem para começar a execução. “Nós temos tido muitos cuidados técnicos com essa obra para que ela não dê problemas no futuro. O prazo para entrega está mantido e a obra está dentro da programação”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli.
Segundo o fiscal da secretaria, Raimundo Nonato, o asfalto da Avenida Euler de Azevedo tem cerca de 30 anos, por isso o trabalho de revitalização e duplicação no pavimento deve ser minucioso e detalhista, tudo para que a obra não seja danificada depois de inaugurada.
jan 6, 2017 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Agradecido a Deus pela honra concedida em poder servir à população campo-grandense, pois o que era um sonho de menino hoje se tornou realidade, o Vereador Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB) sabe que foi com a benção e a permissão do Senhor que alcançou tal objetivo.
Vereador Francisco, durante a solenidade de posse, reservou agradecimento especial a sua família – pai e mãe (em memória), à sua esposa, filhos, netos –, mencionando que ela é o seu refúgio e a sua fortaleza e que sem ela sua vida seria vazia e sem sentido.
Aos amigos eleitores, que acreditaram na sua proposta de trabalho e confiaram nele (Francisco) o seu voto, ressaltou que o apoio de cada um foi essencial para a ocupação de uma das 29 cadeiras na Câmara Municipal. Assegurou que vai retribuir o voto de confiança atuando com dignidade.
Compromisso
Vereador Francisco assumiu o compromisso de honrar os 3.005 votos recebidos nas urnas. “Espero atender as expectativas de cada um de vocês”, acentuou, acrescentando que buscará cumprir as propostas apresentadas em campanha em benefício da população campo-grandense.
Na condição de estreante e com formação em medicina veterinária, o parlamentar do PSB assegurou que irá lutar para fortalecer a Rede de Proteção Animal e juntamente com a Prefeitura oferecer melhorias no atendimento, tratamento e cuidados aos animais da cidade.
“Sei que não será um trabalho fácil, mas, assim como eu, meus colegas também estão empenhados e comprometidos com este desafio que é o de melhorar a qualidade vida da cidade legislando com ética e honradez”, finalizou o Vereador Francisco.