(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
JBC_1306-672x372

Caravana da Saúde registra mais de 500 pessoas nas consultas iniciais em Jardim

Jardim (MS) – A Caravana da Saúde iniciou nesta terça-feira (16) os primeiros atendimentos para a população da microrregião de Jardim, composta pelos municípios de Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes e Porto Murtinho. Durante a manhã, mais de 500 pessoas passaram pelas consultas oftalmológicas e agendamento cirúrgico. Ao todo estão previstas cerca de 1800 cirurgias oftalmológicas e mais 242 cirurgias hospitalares agendadas no Hospital Marechal Rondon, em Jardim.

Moradores da microrregião destacaram a ansiedade somada ao alivio de poder iniciar o tratamento oftalmológico após anos de espera. É o caso do morador de Bela Vista, Vírgílio Valdez, 66 anos, que aguardou mais de 7 anos pelo SUS para fazer um procedimento cirúrgico e teve que recorrer ao atendimento particular para amenizar as seqüelas da catarata nos dois olhos.

JBC_1301

“Atrapalhava o muito meu trabalho de barbeiro. Tive que recorrer ao SUS em Bela Vista, chegando a fazer várias consultas em Campo Grande e Dourados, mas não conseguia fazer a cirurgia. Tive que ficar cerca de dois anos juntando dinheiro para pagar a cirurgia de um dos olhos pela rede particular. Agora estou aqui na Caravana para fazer a cirurgia do olho esquerdo. Estava acompanhando as ações desde Ponta Porã e é um atendimento que vai me ajudar muito, pois ainda trabalho com corte decabelo, e preciso da segunda cirurgia. A minha expectativa é das melhores, já que se trata da garantia de uma vida melhor daqui em diante”, disse Virgílio.

JBC_1365

Para a moradora de Jardim, Aparecida de Oliveira, 48 anos, a espera pelo atendimento e o alto custo de uma cirurgia oftalmológica foram as suas principais dificuldades, o que lhe acabou custando um lado da visão devido à catarata. A esperança agora é conseguir realizar a cirurgia do outro olho através da Caravana da Saúde. “A longa espera pelo serviço de saúde e os preços altos para uma cirurgia oftalmológica prejudicam o tratamento. É muita demora, isso provocou a perda total da visão de um dos meus olhos. É muito caro conseguir este tratamento pela via particular. A Caravana da Saúde acaba sendo uma benção e um alívio para quem precisa. Eu quero apenas poder voltar a enxergar essa é a minha grande esperança”, disse Aparecida.

JBC_1394

Moradora em Guia Lopes, Cleuza de Souza Vitorino, 63 anos, destacou a dificuldade nos estudos na faculdade devido à perda gradativa da visão por causa da catarata. “Os meus sintomas começaram há 4 anos. Cheguei a fazer a primeira consulta, onde o diagnóstico apontou a catarata, mas decidi aguardar. Após dois anos, em uma nova consulta, foi verificado um aumento da catarata com risco de comprometer a minha visão esquerda. Tinha muita dificuldade para ler, prejudicando meus estudo na universidade, foi um período em que chorei muito, mas consegui me formar. Soube da Caravana depois da tentativa de um novo pedido de cirurgia, onde a secretaria de saúde me avisou da chegada até Jardim. É um programa excepcional que nos deixa com a expectativa positiva para retomar a nossa vida em cem por cento”, comemorou Cleuza.

No sábado (20) a Caravana da Saúde realiza o seu Dia D de atendimentos na estrutura montada na Rua Campo Grande com a Rua Maracaju. Mais de 30 instituições parceiras estarão participando com atendimentos itinerantes além dos atendimentos em especialidades médicas.

Reportagem –