(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

IMG_1013Sindicato Rural em parceria com Senar, AGRAER e Prefeitura realizam cursos gratuitos em Ponta Porã

O Sindicato Rural de Ponta Porã, presidido pelo advogado e pecuarista André Cardinal Quintino em parceria com Senar/MS, Prefeitura Municipal estão oferecendo cursos de formação profissional rural e urbano. As aulas são oferecidos gratuitamente e são ministradas por instrutores do Senar/MS, aliando a teoria com a prática.
Na segunda-feira (05/6) teve inicio o Curso Corte e Costura/ Modelagem no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da Coophafronteira e vai ate dia 12/6 com a participação de 12 alunos tendo como instrutor Ildefonso Vasques Rodrigues.
De 5 a 7 de junho acontece o Curso Gestão em Resíduos em Propriedades Rurais com a participação de 12 alunos no Serviço de Convivência CRAS da Coophafronteira sendo instrutor Johnny Guerra.
O Sindicato Rural e a AGRAER realizam no Distrito Nova Itamaraty de 5 a 7 de junho o Curso Regulagem e Utilização de Pulverizador Tratorizado com a participação de 12 anos sendo instrutor João de Moura Guimarães.
Os interessados devem ir até o Sindicato Rural de Ponta Porã, no Parque de Exposição Alcindo Pereira localizado na Rua Raul Pereira, 21 no Jardim das Exposições para fazer a inscrição em um dos cursos oferecidos pelo serviço.
No site do Senar/MS na relação de Cursos para Ponta Porã constam:
Curso Recomposição de Vegetação Ciliar de 08 até 09 de junho na Sub Prefeitura da Itamarati, com carga horária de 16 horas com 15 vagas. O curso tem com objetivo de identificar a importância da vegetação ciliar, compreendendo aspectos legais e o processo de recuperação de áreas degradadas.
NR 31.8 Prevenção de Acidentes com Agrotóxicos na Sub Prefeitura do Distrito Nova Itamaraty, o curso acontecera de 12 até 16 de junho, com carga horaria de 40 horas e 12 vagas. O objetivo do curso e conhecer os riscos das atividades ligadas a manipulação de agrotóxicos no meio rural, de acordo com os preceitos da NR 31.8
Adestramento de Equinos (Rédeas) no Clube do Laco de 12 a 15  de junho com carga horaria de 32 horas e 10 vagas. O objetivo do curso e adestrar equinos, com o uso de rédeas, utilizando as técnicas adequadas.
Analise e Classificação de Grãos (Soja e Milho) de 19 a 21 de junho com carga horaria de 24 horas com 12 vagas, o curso sera ministrado na Cereal Armazéns com objetivo de realizar a analise de grãos classificando a soja e o milho seguindo os padrões exigidos pelos Órgãos Oficiais.
Manejo Nutricional de Bovinos no dia 19 de junho com carga horaria de 8 horas na Associação de Moradores de Antonio João com 20 vagas com objetivo de conhecer os alimentos para nutrição de bovinos, utilizando as forragens e grãos disponíveis na região.

Atualização em NR 31.8 para trabalhadores com Agrotóxicos de 20 a 21 de junho com carga horaria de 16 horas e 10 vagas no Sindicato Rural de Ponta Porã no Parque de Exposição Alcindo Pereira. O objetivo do curso e atualizar os conhecimentos dos trabalhadores já capacitados no curso NR 31 para trabalhadores com agrotóxicos.
NR 33 Trabalhador e Vigia em Espaços Confinados na Cooperativa Lar com carga horaria de 16 horas com 10 vagas. O curso tem como objetivo conhecer as medidas preventivas de saúde e segurança do trabalho, para realização de atividades (limpeza, inspeção, manutenção, revestimento, testes, consertos, soldagens e resgates) em espaços confinados.

Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, advogado e pecuarista André Cardinal Quintino “decidimos realizar esse trabalho junto com o SENAR/MS e Prefeitura Municipal de Ponta Porã com objetivo de levar conhecimento para o público rural e urbano de forma igualitária e atendendo as famílias que subsistem da atividade agropecuária, ou ainda, para trabalhadores interessados em aperfeiçoar os conhecimentos”.

Leia  Ação de Vander garante R$ 89,5 milhões do Novo PAC para 37 novas UBS em MS

Reportagem: Lile Corrêa*