(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

VereadoresA “Campanha de Combate ao Câncer de Próstata” teve saldo positivo em Bodoquena, é o que afirmou a secretária de Saúde Eunice Mendes Flores. O mutirão de exames gratuitos foi realizado no último sábado (27) na Unidade Básica de Saúde “Maria Rita de Sena”, que fica localizada na Rua Manoel de Pinho, 462. Dos 55 pacientes que realizaram o exame de sangue e ultrassom, sete tiveram resultados positivos para o câncer de próstata e serão acompanhados pela equipe do médico e secretário de Saúde de Campo Grande Dr. Jamal Mohamed Salem. O presidente da Câmara vereador Arsênio Martins (PT) e os vereadores Ayrton Marques (PR), Nelson de Paulo (PSDB) e Jair Ferracini (PT) estiveram presentes no mutirão de exames.

Eunice Mendes ressaltou que a expectativa da Secretaria de Saúde foi atendida, “a aceitação foi boa, mas poderia ter sido maior o número de atendimentos”.

Para a secretária de Saúde, a campanha abriu caminhos pra mais um local de tratamento, no caso, o Hospital de Barretos, através da ONG “Amigos do Chitão” que trabalha voluntariamente ajudando pessoas no encaminhamento e no tratamento do câncer.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde Karen Alves Barbosa, a aceitação por parte da população foi muito boa, porém, o número de atendimento foi muito pouco em relação ao total de habitante do município. “O homem ainda tem esta visão errônea do cuidado com a saúde, muitas vezes pelo próprio machismo eles tem esta dificuldade em cuidar de sua saúde”.

Karen Barbosa lembrou que no dia dos exames, uma pessoa do sexo feminino foi encaminhada para o tratamento de câncer no Hospital de Barretos, “ela já estava com toda a documentação pronta, biópsia com o resultado apontando o câncer”.

Dr. Jamal afirmou que a população de Bodoquena está tendo uma oportunidade de prevenir esta terrível doença, “os exames não terão custo nenhum e vamos dar toda assistência com o acompanhamento aos que fizerem o exame e der positivo para o câncer na próstata. Geralmente é a partir dos 40 anos que o homem deve estar mais atento, porém, homens com menos de 40 anos podem realizar o preventivo”, garantiu o secretário.

Reportagem – Thiago Gonçalves