(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
cadela 2

Cadela Pitbull, com câncer de mama, recebe tratamento em Clinica Veterinaria

Ponta Pora (MS) – Na sexta-feira (21/4)  feriado nacional de Tiradentes, o plantão 24h da Clinica Veterinária Dr. Marcelo Resende por volta das 14 h prestou atendimento médico veterinário à uma cadela da Raça Pitbull, com 10 anos de idade, que atende pelo nome de Ana Julia.

A proprietária da cadela, Senhora Claudia “solicitou a eutanásia de sua cadela pelo fato de que apresentava vários tumores nas mamas e estava sofrendo muito, além de ser muito velhinha”.

A paciente foi atendida pelo médico veterinário Dr. Marcelo Rezende que estava de plantão, ele contou à Rádio Líder FM 104,9 que “ao avaliar a Pitbull, foi verificado vários nódulos espalhados por todas as mamas, sendo que alguns estavam ulcerados e sangrando. Após conversa com a proprietária e a negativa de fazer eutanásia somente pelo fato de o animal apresentar tumores nas mamas, foi solicitados exames complementares para avaliar a saúde geral da paciente”.

O animal foi internado e medicado, os exames não deram alterações então a paciente foi encaminhada ao Centro Cirúrgico para remoção das mamas, segundo Dr. Marcelo “pela extensão dos nódulos mamários, foi optado por realizar mastectomia radical bilateral em dois tempos cirúrgicos, pelo risco de haver deiscência de sutura se realizássemos a cirurgia em um só tempo, pelo excesso de tensão que poderia ficar a sutura de pele, havendo até mesmo risco de necrose”.

Dr. Marcelo Resende detalhou o tratamento “a paciente foi sedada e realizada a tricotomia de toda a extenção da cadeia mamaria, em seguida foi encaminhada ao centro cirúrgico sob anestesia geral. A cadela foi posicionada em decúbito dorsal, e então foi realizada incisão retro-umbelical longitudinal mediana e o procedimento da mastectomia foi iniciado, com auxílio de bisturi elétrico para auxiliar na coagulação, e auxiliar na remoção de toda glândula mamária do lado direito, juntamento com linfonodo inguinal. Uma vez retirada a glândula mamária, foi feita sutura de aproximação sub-cutanea para reduzir formação de seroma, e então foi feita a sutura de pele. Uma vez acordada da anestesia, foi realizado curativo compressivo na cadela através de fraldas e bandagens, para reduzir formação de edema, e absorver secreções liberadas na ferida cirúrgica”.

Leia  Ponta Porã será a segunda cidade a receber Feira Cooperarem comemoração aos 35 anos da Sicredi Centro-Sul MS/BA

A paciente acordou bem da anestesia, sem dor e agitação. Ela segue internada e em breve recebera alta, e no retorno será realizada a outra parte da cirurgia.