(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 19 de Maio de 2024

O município de Bonito recebeu na última terça-feira (7), o encontro regional do
Plano Estadual de Economia Criativa, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e da Superintendência de Economia Criativa, com o apoio do Sebrae/MS. O encontro, que reuniu autoridades do setor público e representantes da sociedade, aconteceu no Hotel Marruá, na rua Joana Sorta, nº 1.173, no município.

A edição contou com oficinas, rodas de conversa, apresentações atrativas, exposição de produtos e artesanatos em estandes criativos. Durante as conversas em grupos, foram demarcadas as necessidades e potencialidades da região Oeste, e todas as impressões do público participante serão consolidadas posteriormente no Plano Estadual de Economia Criativa.

Para a analista-técnica do Sebrae/MS Daniele Muniz da Silva Vieira, o objetivo é ouvir os “criativos” de Mato Grosso do Sul. “Sabemos que essa é uma área muito diversa e abrangente, neste sentido, e percebemos a importância da participação de representantes dos setores nas discussões para a elaboração de um plano estadual com o horizonte até 2030”, explica a analista.

Durante o encontro, foram trabalhadas temáticas dos eixos de gestão, qualificação, financiamento, mercado, marcos legais e meio ambiente. “Incluímos em nossas ações nuances da economia colaborativa e setores que estão se organizando em torno de um propósito maior.
Alinhamos e documentamos os principais interesses de cada segmento, tudo isso num esforço conjunto entre os setores público e privado”, completa Daniele.

A atendente da Sala do Empreendedor de Bonito Rosivete Sanches, acredita que o encontro servirá para efetivar ações necessárias para o andamento econômico do município. “É preciso coletividade nesses trabalhos, principalmente, para a criação e elaboração de ações que envolvem o conhecimento jurídico”, destaca a atendente.

Leia  Convênios: mais R$ 22,6 milhões estão chegando aos municípios para obras de infraestrutura urbana

A artesã e proprietária da loja Curandêra, Ana Kreutzer, comenta que se sentiu animada com as atividades. “A abordagem participativa já é uma prática transformadora por ser democrática. Os efeitos dos encontros e das trocas geradas nessas reuniões têm sido imediatos para a minha loja, cujo foco da atividade é a curadoria, ou seja, por meio de parcerias, estamos em busca de produtos especiais que contam histórias da nossa região de forma inovadora”, esclarece a empresária.

Realizado nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Naviraí e Ponta Porã, o próximo encontro será em Três Lagoas. E, no dia 5 de dezembro, Campo Grande receberá o Encontro Estadual de Economia Criativa, que reunirá as propostas de cada região colhidas anteriormente. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.