(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Bolívia: jornalista perde dedo por fazer denúncias

A Associação Nacional de Imprensa da Bolívia (ANP) denunciou nesta quarta-feira (20), uma brutal investida contra o jornalista boliviano Adolfo Yavarí Pérez, apresentador do programa “En Contacto”. Segundo informações da Agência EFE, o repórter perdeu um dedo após ser atacado a mordidas por pessoas envolvidas em um caso divulgado pelo profissional.

O caso aconteceu em Villa Montes e segundo relatos da ANP, Pérez estava em casa quando foi agredido por dois homens identificados como Isaac Nogales e Licia Arispe. A dupla afirmou ao jornalista que a agressão era “em represália pelas investigações jornalísticas realizadas sobre supostas irregularidades” na Entidade Prestadora de Serviços de Água Potável e Rede de Esgoto Sanitário (EPSA Manchaco).

“Yavarí se recupera dos ferimentos causados por seus agressores, que lhe arrancaram um dedo da mão esquerda a dentadas”, anunciou em nota a ANP. Os agressores Nogales e Arispe estão detidos e foram denunciados por tentativa de homicídio. A associação exigiu ainda, o fim da impunidade que rodeia os casos de ataques a jornalistas e meios de informação.

O diretor executivo da ANP, Franz Chávez, denunciou que desde 2008, casos de agressão a repórteres e cinegrafistas, além da destruição de estúdios de televisão e escritórios de rádios ainda não foram sequer investigados. Segundo Chavez, o Ministério Público agiu “de maneira acelerada” para o encarceramento preventivo de três jornalistas, dois em 2015 e um recentemente, que foram detidos enquanto realizavam seu trabalho, “mas nenhuma autoridade judicial foi processada pelo atropelo”.

Ainda de acordo com o comunicado da ANP, a Confederação Sindical de Trabalhadores da Imprensa da Bolívia também se manifestou rejeitando a agressão. O órgão exige ainda, uma investigação para sancionar os culpados e solicita garantias para o exercício do trabalho jornalístico na Bolívia.

Leia  Operação Semana Santa: governo reforça segurança nas rodovias durante o feriado

A polícia de Villa Montes, na Bolívia (Imagens Agência EFE)