(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Bodoquena será contemplada com 45 novas casas para financiamento

O presidente da Câmara Municipal de Bodoquena vereador Arsênio Martins (PT) esteve no município de Bonito nesta sexta-feira (28), onde participou da 80ª Reunião do Conselho Estadual das Cidades para buscar mais informações sobre os programas de moradia no Estado. O evento ocorreu na Câmara Municipal e discutiu problemas ligados ao turismo local e as futuras obras habitacionais a serem implantadas em Bonito. Durante o encontro, o vereador lembrou que Bodoquena está entre os municípios que apresentaram a documentação necessária da área para a implantação das novas unidades habitacionais em fase mais adiantada, “Bodoquena será contemplada com 45 novas casas construídas com recurso Federal e do Estado em terrenos doados pela prefeitura”.

Arsênio explica que o modelo de inscrição para as pessoas que precisam de moradia no Estado e querem passar pelo processo de seleção para o financiamento agora é via internet.

“Pra mim é importante divulgar esta nova forma de cadastro que agora é online para a população de Bodoquena, a demanda de moradia aqui em nosso município é muito grande”, comenta o vereador.

Programa

De acordo com assessoria do Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o principal objetivo do programa é atender as famílias com renda familiar de R$ 1,3 mil a R$ 2,4 mil e que estejam interessadas em utilizar o financiamento do FGTS. Elas devem ter a capacidade de pagamento e o comprometimento máximo de financiamento que é de até 30% da renda e não possuir restrição cadastral.

A casa terá o valor de financiamento reduzido pela aplicação do subsídio do Estado e doação do terreno pelos municípios, facilitando desta forma o acesso destas famílias a uma moradia financiada.

A parceria a ser feita inicialmente com 44 municípios e o Governo Federal, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, garante à população o benefício da casa própria por meio dos subsídios do FGTS e do Governo de Mato Grosso do Sul.

Inscrição Compartilhada

O projeto piloto, Inscrição Online e agora Inscrição Compartilhada, era disponível apenas na Capital, mas hoje o sistema está implantado em 20 municípios incluindo Bodoquena.

O sistema está acessível no site da Agehab, através do endereço eletrônico www.agehab.ms.gov.br, e todos poderão visualizar a sua inscrição e atualizá-lo a qualquer momento, desde que tenha acesso a um computador com internet.

Após a inscrição, o pretendente deve dirigir-se à prefeitura para maiores informações e entrega de documentos.

Participaram do evento em Bonito todos os conselheiros dos municípios do Estado, o prefeito de Bonito Leonel Brito e a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez.