(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Com a orientação e coordenação técnica da Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE, Regional de Jardim/MS, Maila Brites, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou nesta sexta-feira (11/11), em Bela Vista, a reunião (a 10ª reunião do ano) para o fechamento da REAGRO MUNICIPAL 2022, Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e Prognóstico da Produção Agrícola (PPA) para o ano 2023.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA é uma pesquisa de acompanhamento e previsão das safras. É uma pesquisa construída a partir de um consenso de informações obtidas através do trabalho dos agentes de coleta do IBGE, mediante consulta a entidades públicas e privadas, a produtores, e técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente aos setores da produção, comercialização, industrialização e fiscalização de produtos agrícolas.

O Prognóstico da Produção Agrícola (PPA), estima a produção que será colhida no próximo ano, de janeiro a dezembro. O objetivo é fornecer informações estatísticas antecipadas sobre a intenção de plantio, plantio e estimativa de colheita em meses que antecedem ao ano de referência das colheitas dos produtos.

IMPORTANTE:

Além dos dados servirem paras às prefeituras locais como referências para a estruturação e implantação de políticas públicas para a área rural, os dados oficiais referentes a áreas plantadas, também são utilizados no cálculo de repasse do ICMS para os municípios.

Os produtores e agricultores também são partes interessadas, já que as instituições financeiras utilizam as estatísticas oficiais para calcular e viabilizar financiamento rural e seguro agrícola.

A reunião foi realizada na sede da Agraer, e contou com a participação do Giuliano Pimenta Couto (Gestor de Desenvolvimento Rural/Coordenador Técnico Municipal da Agraer); Vânia Martins Balta (Engenheira Agrônoma – Secretaria de Desenvolvimento Econômico); Lidiane Mongeloz (Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE); Ludimila Echeverria (Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE).

Leia  Bispo preside sessão e reivindica melhorias para o município