(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Saulo Cruz/Agência Câmara

Bancada evangélica pode derrubar decreto de armas de Bolsonaro, diz jornal

A bancada evangélica da Câmara, embora integre o governo, engrossa o coro junto à oposição e articula tentar derrubar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte armas. As informações são do O Globo.

O decreto publicado na quarta-feira (8), altera as normas sobre o direito ao porte de armas e munições, além de facilitar o porte para várias profissões, se tornou umas das principais discordâncias dos 195 religiosos em relação ao atual governo.

A oposição, formada pelo PSOL, PT e Rede, já apresentou projetos de decretos legislativos que pedem a revogação integral da medida. Os deputados evangélicos, porém, querem apresentar um projeto próprio.

Um dos principais articuladores é o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), ligado à Assembleia de Deus Vitória em Cristo, igreja liderada pelo pastor Silas Malafaia. “Estou conversando com vários deputados, e já temos vários que vão apoiar sim o decreto legislativo, desde que não seja apresentado por partidos de esquerda. Não apoiamos nada do PT. Se for do PT não terá nosso apoio”, disse.

A posição dos evangélicos, segundo parlamentares ouvidos pelo GLOBO, seria uma forma de retaliação a iniciativa do governo tributar igrejas, além de manter o grupo – que ajudou a eleger Bolsonaro – excluído da composição do Executivo. A bancada ainda não deliberou formalmente sobre o tema.

O presidente Jair Bolsonaro já admitiu para lideranças evangélicas que o tema vai ser estudado, disse a coluna de Bela Megale.

Presidente da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PR-SP) não gostou da iniciativa da bancada evangélica, e disparou: “Aí é fogo amigo”.

Leia  Aprovado novo prazo para usar recursos da covid em outras ações de saúde