(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Em Mato Grosso do Sul, provedores de pequeno porte dominam o mercado e levam inclusão digital a regiões afastadas

Ter acesso à internet é requisito praticamente obrigatório para trabalhar, estudar e até mesmo relaxar nos dias atuais, e os números desse setor crescem a cada ano. De 2015 a 2019 houve um aumento de mais de 37% nos acessos à rede em Mato Grosso do Sul segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e boa parte da responsabilidade por esse crescimento é das chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que no Estado representam 60% da internet fornecida e estão presentes nos 79 municípios.

“O cenário que temos hoje aqui no Mato Grosso do Sul é muito positivo pro nosso segmento. Alguns fatores contribuem com isso, como por exemplo o agronegócio, que depende muito de tecnologia mas as grandes operadoras não chegam nas fazendas, nas indústrias e em áreas que são mais afastadas, e os provedores regionais conseguem chegar até lá e atender com qualidade”, explica Dário Burda Júnior, presidente da APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a Anatel, em janeiro desse ano o serviço de banda larga fixa registrou 31,1 milhões de contratos ativos, um crescimento de 6,1% em doze meses (mais 1,8 milhão de assinantes). Cerca de 90% desse aumento foi registrado pelas PPPs, empresas que detêm menos de 5% de cada mercado de varejo em que atuam. As Prestadoras de Pequeno Porte totalizaram 7,4 milhões de contratos ativos, aumento de participação de 28,5%. “As grandes operadoras (Oi, Tim, Claro, entre outras) estão presentes em não mais que quatro municípios do nosso Estado, e isso favorece que os provedores regionais façam um trabalho mais próximo, levando a comunicação de forma mais abrangente e fazendo com o que o mercado tenha um crescimento”, completa Dário.

Segundo o presidente da APIMS, os provedores regionais conseguem atender todos os segmentos em diferentes cenários, tanto em áreas urbanas como rurais, desde clientes residenciais, que buscam um serviço com bom custo-benefício até indústrias de grande porte, como usinas e fazendas.

“Estima-se que de 60 a 62% do crescimento da comunicação hoje é graças aos provedores regionais. Há um reconhecimento muito forte,até mesmo do governo, de que quem faz inclusão digital hoje no Brasil são as PPPs, então essa inclusão que está acontecendo e se fortalecendo todos os dias é graças às empresas que prestam serviço de forma regional. Nós estamos presentes atualmente em 100% do cenário voltado à comunicação, mas sabemos que ainda há um longo caminho e muito trabalho para ser feito”, finaliza.

Sobre a APIMS:A Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul foi fundada em 2016 com o objetivo de valorizar o segmento dos Provedores de Acesso à Internet na sociedade, buscando fomentar um segmento muito importante mas ainda pouco explorado.