(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Audiência Pública nesta quinta-feira, dia 8, às 19 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande, vai debater sobre as doenças raras, entendendo as dificuldades, necessidades e soluções para ampliar a qualidade de vida dos pacientes. O debate foi proposto pelo vereador Fritz e convocado pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, composta ainda pelos vereadores Dr. Livio (presidente), Enfermeira Cida Amaral (vice-presidente), Dr. Wilson Sami e Veterinário Francisco.

A discussão deve contemplar a implementação do primeiro Centro de Referência de Doenças Raras do Centro-Oeste, em Campo Grande, a responsabilidade do Estado na formação de uma estrutura para atender os casos, além da pactuação da Portaria Ministerial 199, de 30 de janeiro de 2014.

Devem participar entidades representativas das pessoas com doenças raras, representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande e Poder Judiciário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 8 mil doenças raras o mundo. No Brasil, estima-se 13 milhões de pessoas com esses problemas de saúde. Os pacientes enfrentam dificuldades e, muitas vezes, só conseguem atendimento e medicamentos para o tratamento depois de ingressarem na Justiça.

Serviço – A Audiência Pública será realizada na quinta-feira, dia 8 de agosto, a partir das 19 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park. A sessão será transmitida ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/camaracgms 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal