(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
assembleia-do-ms-300x160

Audiência debate os direitos humanos e a inclusão de migrantes e refugiados

Conforme dados da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Mato Grosso do Sul tem cerca de mil refugiados e migrantes, sendo a maioria haitianos. Preocupado com a situação, o deputado João Grandão (PT), em parceria com a Sedhast, realiza a audiência pública sobre o tema Direitos Humanos e a Inclusão social para Migrantes e Refugiados, nesta segunda-feira (23/11) , a partir das 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia.

O evento tem como objetivo sensibilizar o poder público e a sociedade civil a respeito das questões relacionadas aos refugiados e migrantes que estão em Mato Grosso do Sul. E ainda quer propor a construção de políticas públicas que possibilitem desenvolver ações e serviços que amparem e incluam essas pessoas como cidadãos.

De acordo com o parlamentar, muitos desses refugiados e migrantes estão em situação de vulnerabilidade e precisam ser atendidos em seus direitos mais básicos. “Eles tem direitos e necessidades, precisam de atendimento no posto de saúde como qualquer outro cidadão, necessitam ser inseridos no mercado de trabalho, mas além do preconceito étnico e racial sofrem com a dificuldade de comunicação, por não entender e nem se fazer entender nas relações cotidianas por conta do idioma”, destaca João Grandão.

Também devem participar do evento representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Fórum de Trabalho Decente – Mulher (FTD), entre convidados de outras instituições, autarquias e movimentos sociais. A Assembleia Legislativa está localizada no Palácio Guaicurus na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 09, Parque dos Poderes.