(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Na sexta-feira (18) será realizado em Dourados, o 2º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, em comemoração aos 25 anos da Asumas (Associação Sul-matogrossense de Suinocultores), entidade da classe que gera mais de   5,8  mil empregos diretos e 16 mil indiretos no Estado. O encontro de produtores, pesquisadores e autoridades acontecerá durante a 54ª edição da Expoagro.

Durante a programação do Fórum, que começa às 13h30, será apresentada a reformulação do Leitão Vida, programa de bonificação do suinocultor, além de palestras sobre sustentabilidade, fertirrigação de pastagens e bem estar animal. Também acontecerá o lançamento do programa Granja Plus, terminando com um jantar de confraternização.

“São mais de duas décadas de conquistas, vencendo etapa por etapa, buscando melhorias dentro e fora da porteira, por meio de parcerias. Existem muitos produtores interessados em ingressar na atividade, além dos que já estão atuando, querendo ampliar a atividade. Os produtores rurais percebem que criar suínos em Mato Grosso do Sul é, de fato, um bom negócio”, afirma o presidente Celso Philippi Júnior.

Celso Philippi Júnior – presidente da Asumas

Em Mato Grosso do Sul a suinocultura gerou 147,2 mil toneladas de carne em 2017, isso faz do Estado o 8º lugar no ranking nacional da produção de carne suína, consolidando a atividade como estratégica para o desenvolvimento regional.

Dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) mostram que entre janeiro e março de 2018 as exportações de carne suína in natura de Mato Grosso do Sul cresceram 69% em relação ao mesmo período de 2017, somando 2,7 mil toneladas. Em relação a 2016, a venda no mercado externo cresceu 87%.