(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Artista plástica Lúcia Martins lança livro infantil na próxima terça

Obra mistura técnicas artísticas e fotos antigas para contar histórias de infância vivida na fazenda

Misturando diversas técnicas artísticas com fotografias que retratam sua infância, a artista plástica Lúcia Martins elaborou seu primeiro livro “Lucinha e sua vó Lúcia”, que será lançado na próxima terça-feira (14), a partir das 18 horas na Livraria Leparole. A ideia veio das duas netas, Bianca e Nina, que na hora de dormir pediam para ouvir as histórias da infância de sua avó, ambientadas numa fazenda do interior de Mato Grosso do Sul.“De tantoelas perguntarem foi me dando vontade de passar essas histórias pra frente. Eu tive uma infância muito rica, quando ainda nem existia computador, então a gente amava brincar de esconde-esconde, andar a cavalo, explorar… É um resgate das coisas simples e verdadeiras”, define Lúcia.

O vasto acervo fotográfico é herança de seu pai, que tinha um laboratório de fotografia na fazenda e revelava lá mesmo os retratos de toda a família. As ilustrações, que ambientam o leitor, são da própria Lúcia e também da artistaSarah Caires. “Decidi fazer um livro híbrido, com fotografias e técnicas mistas, como acrílico, pastel seco, aquarela e ilustrações digitais.É cheio de cores, cheio de técnicas, tudo muito lúdico”, revela.As onças, grande paixão da artista, presentes em grande parte de suas obras, também estão no livro. “Minha paixão pelas onças começou na infância por causa das histórias que meus familiares contavam, dos encontros com elas no mato. Ao mesmo tempo que eu sentia medo, elas me fascinavam”, completa a autora.

O livro é voltado para o público infantil, mas aborda as relações familiares e a retomada das memórias da infância, temas caros a todas as idades. A relação de Lúcia com sua avó, de quem herdou o mesmo nome, foi uma grande fonte de inspiração. “Minha vó foi muito presente na minha vida, e como compartilhamos o mesmo nome acabeivirando Lucinha, por isso o título. Agora eu que sou avó e estou gostando muito dessa fase, temos mais paciência e mais vontade de trocar, de contar histórias”, conta. Permeando a obra está também um amor por Mato Grosso do Sul e sua cultura. “O livro foi todo feito aqui, eu e a Sarah somos sul-mato-grossenses e procurei uma editora que também fosse, porque tem muita coisa boa no nosso Estado pra ser explorada”, finaliza Lúcia.

Sobre a autora:Lúcia Martins Coelho Barbosa vive e trabalha em Campo Grande/MS. Há mais de 42 anos atua na área de artes plásticas com acrílico, pastel seco, aquarela e técnicas mistas. Já expôs suas obras em Portugal, Itália, França, EUA, Japão e Paraguai, e recebeu diversas premiações. Em 2016 criou o Múltiplo Ateliê,que mistura arte com gastronomia, dança, yoga e audiovisual.

Serviço: O lançamento do livro “Lucinha e sua vó Lúcia”, da autora Lúcia Martins Coelho Barbosa, publicado pela Life Editora, será realizado terça-feira, dia 14 de maio, a partir das 18 horasna Livraria Leparole, localizada na rua Euclides da Cunha, 1126 – Jardim dos Estados.