(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Sarah Santos

Convido você a refletir sobre como cuidou de si mesmo em 2018. Isso não tem a ver, necessariamente, com estética facial, capilar e corporal. O autocuidado é um conjunto de atitudes que uma pessoa faz com o objetivo de cuidar de si mesma, estar atento às necessidades do seu corpo e mente e realizar atos que contribuam para o seu bem estar.

No cotidiano, é costume ignorar os próprios desejos, comprometer a autoestima em função da opinião alheia, colocar-se em segundo plano e esquecer de manter hábitos saudáveis para se encaixar na correria. A auto análise é fundamental para reconhecer onde  o autocuidado é prejudicado para então, estabelecer práticas de bem estar. O equilíbrio é a palavra chave, conectar-se com o seu eu interior e manter a preocupação com o coletivo são importantes para construir um contrato consigo mesmo e com o próximo de priorizar-se, sem pesar os seus compromissos com o próximo.

Separar algumas horas para si mesmo em meio à uma sociedade de tantas responsabilidades parece egoísmo, mas é mostrar que você é digno do seu tempo e merece sentir-se bem consigo mesmo. Para começar essa incrível jornada, é necessário reconhecer quem você é, onde está e o que precisa para chegar em um nível ideal de autocuidado e autoamor.

O consumo de livros, filmes e outros produtos culturais que te edifiquem como ser humano ou te relaxem após um dia de trabalho são iniciativas efetivas de autocuidado, promovem o aumento da sua bagagem cultural e o distanciamento da realidade. Também, passar um tempo sozinho ou com uma pessoa que gosta ao ar livre, mantendo contato com a natureza sentado em uma grama ou caminhando, são atitudes positivas para a saúde corpórea e mental.

Inserir, aos poucos, hábitos saudáveis no seu dia-a-dia vão torná-los naturais após um tempo. Mudanças bruscas fazem o corpo sofrer mais, então, é conveniente conhecer o próprio organismo e realizar atos de gentileza para com ele. Visite um massagista, realize um procedimento facial, faça um corte de cabelo diferente, invista o dinheiro do seu trabalho para que um profissional cuide de você, mesmo que por um instante.

A prática do autocuidado potencializa a sua vida em todos os sentidos e faz com que enxergue a si mesmo de maneira mais positiva. Os relacionamentos, os estudos, o trabalho e os planejamentos tornam-se mais leve e colocam você como o protagonista de sua própria vida. Quando nos sentimos amados, ainda que por nós mesmos, temos mais para doar aos outros.

 

Autora

Com 21 anos, Sarah Santos é uma jornalista com deficiência que vive em Campo Grande – MS. Nas horas vagas, escreve sobre gente.