(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Agraer-Imasul-300x225Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, participou com o secretário da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lama, nesta segunda-feira (1º), da abertura da Semana do Meio Ambiente do Imasul – Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul. Essa ação do governo do Estado é promovida em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja que fez parte da mesa de honra do evento.

As atividades foram iniciadas com o lançamento do Roteiro Metodológico para elaboração dos planos de manejo das unidades de conservação estaduais do Mato Grosso do Sul e do Plano de Manejo do Rio Cênico Rotas Monçoneiras, ambos documentos elaborados com o intuito de estabelecer normas para empresas e propriedades rurais de modo que estes promovam o desenvolvimento econômico sustentável do Estado. Na oportunidade do encontro, também foi apresentado o Processo de “Acreditação do laboratório do Imasul” e o “Programa de Gestão Ambiental dos Resíduos Sólidos”, para o funcionamento de usinas de triagem em cidades sul-mato-grossenses.

Para o diretor da Agraer, Enelvo Felini, todo esse trabalho irá contribuir diretamente com as atividades que o órgão já vem realizando no âmbito da agricultura. “Estamos muitos contentes com as ações que o Imasul vem realizando, uma vez que elas ajudam a dinamizar ainda mais os projetos da Agraer. Ações desse porte ajudam a garantir a produção rural nas pequenas propriedades, sem, contudo, perder o cuidado com o meio ambiente”, afirmou o diretor.

“A Questão da produção não é antagônica a questão ambiental, muito pelo contrário. Em hipótese alguma podemos desvincular um assunto do outro e são iniciativas desse porte que somam mais qualidade aos trabalhos tanto da Sepaf como Agraer na agricultura familiar”, disse o secretário Fernando Lamas, que também integrou a mesa de diretora da Semana.

Na ocasião, foram assinadas e entregues licenças ambientais a diversos empreendimentos no Estado, como a autorização de funcionamento da Usina de Resíduos Sólidos de Terenos e o fechamento do convênio (com recursos oriundos de Compensação Ambiental), que autoriza a compra de equipamentos para a Polícia Militar Ambiental (PMA), como: 16 motores de popa, 11 barcos de alumínio, 4 camionetes cabine dupla, 1 veículo utilitário, 5 reboques para barcos.

Segundo o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, as medidas adotadas pelo Imasul nesses cinco primeiros meses de gestão do novo governo estão destravando sonhos antigos, projetos de diversas instituições e municípios que por anos aguardavam uma autorização de funcionamento, a exemplo da Usina de Resíduos Sólidos do município de Terenos. “Há quatro anos a população esperava por esse empreendimento e atendemos a demanda. O propósito de é trazer a efetividade, sem a longa espera nos trâmites burocráticos, com isso garantimos a geração empregos e renda familiar, com os olhos atentos para a preservação dos recursos naturais”, lembrou o governador.

A programação do dia prossegue com debates e palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Qualidade da Água e do Ar, ministradas por técnicos do Instituto. Também participaram da solenidade de abertura do Semana do Meio Ambiente, o presidente do Imasul, Jaime Verruck,a procuradora do Ministério da Público Estadual (MPE), Marigô Bittar e o superintendente do Ibama, Márcio Yule. Além de prefeitos, parlamentares estaduais e representantes de diversas entidades da sociedade civil.

Assessoria de Comunicação Social – Agraer

Fonte: Assessoria de Imprensa