(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
143Corumbá (MS) – Um projeto da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está incentivando a produção de abacaxi em assentamentos no município de Corumbá, por meio da instalação de Unidades Demonstrativas (UD) de cultivo da fruta. O trabalho promovido por técnicos da Agência ensina desde o manejo do solo até o controle de pragas.

O objetivo da ação é contribuir com o desenvolvimento econômico e qualidade de vida nos assentamentos, para a geração de renda dentro e fora da zona rural da região. No Projeto de Assentamento (PA) São Gabriel, por exemplo, a Agraer de Corumbá já instalou uma UD e já viabilizou cerca de 1.500 mudas de abacaxi pérola para os produtores. Os frutos gerados pelo plantio deverão ser comercializados em mercados e feiras da cidade. Parte das mudas já foram distribuídas a 29 agricultores familiares em uma capacitação promovida na Unidade Demonstrativa do assentamento.

A meta é de que a UD sirva como um espaço de troca de experiências, com a promoção de palestras, cursos e demonstrações de manejo, tais como: indução floral, tratamento, de mudas, preparo do solo, plantio e controle de pragas e doenças, que poderão ajudar produtores a entender o sistema de produção. A perspectiva é que com isso haja uma multiplicação de mudas, ampliando cada vez mais o cultivo do abacaxi na região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Agraer