(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

 

Curso

Agraer de Guia Lopes reúne produtores do projeto de crédito rural Quero Quero de Jardim

Campo Grande (MS) – A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Guia Lopes da Laguna promoveu na última semana, 1º de julho, a primeira reunião sócio organizacional que contou com todos os produtores rurais do crédito fundiário Quero-Quero de Jardim.

Reorganização da Associação e levantamento das necessidades locais; qualidade de vida no campo; atuação da Agraer na comunidade; planejamento agronômico; Definição das áreas de produção; Análise de solo; Escolha da cultura com base nos indicadores econômicos do Agência; Plantio (maquinários, adubação, sementes e defensivos); comercialização dos produtos em Ceasa, Pnae e comércio local; Planejamento dos produtos de origem animal: leite bonivo e caprino e apicultura.

As discussões dos temas contaram com a participação da classe acadêmica da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) polo de Jardim, onde alguns alunos do curso de geografia fizeram o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, sobre o diagnóstico socioeconômico e cultural da referida comunidade agrícola.

 Iagro, Agência Fazendária, Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jardim e Associação de Apicultores também foram parceiros na realização do encontro. A reunião atendeu o pedido de fortalecimento da agricultura familiar local, feito pelo diretor-presidente do Agraer, Enelvo Felini, em visita a ao escritório da Instituição, no mês de maio deste ano.

Outros encontros deverão ser agendados com a comunidade agrícola. O intuito é com isso elaborar um relatório com todas as demandas da comunidade, que será encaminhado aos órgãos competentes para que sejam tomadas as devidas providências em benefício dos produtores locais.

Aline Lira – Assessoria de Comunicação – Agraer