(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

ação visou integrar acadêmicos à realidade profissional de grandes empresasNo último dia 20, acadêmicos dos cursos de Graduação (Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração) e do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da unidade universitária da UEMS de Ponta Porã visitaram realizaram uma visita técnica à Usina Monteverde (BUNGE).

O grupo de estudantes participou de uma apresentação institucional, proferida pela equipe de Coordenadores das áreas de Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Produção Agrícola e Industrial da empresa. Esse estágio viabilizou um conhecimento amplo sobre a estrutura da empresa e estratégias de atuação, tanto no mercado global como doméstico.

Após a apresentação institucional os estudantes percorreram as frentes de colheita de cana de açúcar e puderam observar a logística de transporte e abastecimento da indústria. O percurso ao longo da planta produtora foi acompanhado pelo egresso da UEMS, Ângelo dos Santos, que trabalha na empresa há sete anos e hoje coordena a automação agrícola e industrial.

Essa etapa possibilitou o entendimento do processo de produção do etanol e de energia, produtos que compõe o mix da Monteverde atualmente. A automação e a melhoria constante dos processos viabilizou a superação das metas de produção, além de garantir à Monteverde um conjunto de premiações nos últimos anos. Entre estas, a mais recente foi a conquista do Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência) que atesta e classifica a eficiência ambiental das empresas.

A ação foi coordenada pela equipe de professores do curso de Ciências Econômicas e contou com aproximadamente 40 (quarenta) acadêmicos e 4 (quatro) docentes dos curso. A visita técnica faz parte de uma série de ações da UEMS Ponta Porã e objetiva não apenas integrar os estudantes dos cursos ofertados, mas também aproximá-los da realidade do mercado de trabalho.

De acordo com Karoline Cavalcanti , estudante do 3º ano do curso de Ciências Econômicas, “o aprendizado com essas ações que vão além da teoria e o contato com profissionais que atuam e interagem com nossa área contribuem para melhor compreensão do que vemos em sala de aula”.

Leia  Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

A professora Cláudia Sonaglio, coordenadora da curso e responsável pela visita reforçou que o contato do estudante com o ambiente empresarial consolida a integração teórica-prática a que o curso se propõe. Essas ações despertam o interesse do estudante por temas que nem sempre são abordados em sala de aula.

Além disso, a convivência com os colaboradores da empresa ajudam a formatar o profissional que chegará em breve no mercado de trabalho, pois poucos dos nossos

estudantes tiveram a oportunidade dividir espaços com grandes equipes e entender o comportamento necessário para atuação no ambiente empresarial.

“Agradeço publicamente aos colaborados da Monteverde pela atenção e pelo carinho que empenharam na preparação e na realização das atividades”, finaliza a docente da UEMS de Ponta Porã.