(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Foto X EneoesteDe 19 a 21 de novembro o Conselho Regional de Economia (Corecon/MS) realizou no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, o X Encontro dos Economistas da Região Centro-Oeste (ENEOESTE) e um dos assuntos em discussão foi o Desenvolvimento Econômico e Regional.

O evento tratou de questões que influenciam na integração e desenvolvimento dos Estados e municípios do Centro-Oeste, como transporte e logística, legislação tributária, desenvolvimento industrial, exportação e outros diretamente relacionados à atuação do profissional de economia na região. Ademais, o encontro buscou contribuir com propostas que possam ajudar a amenizar algumas questões fundamentais que travam o desenvolvimento regional.

A realização do Encontro foi dos Conselhos Regionais de Economia (Corecon) de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e do Conselho Federal de Economistas (Cofecon).

O presidente do Cofecon, Paulo Dantas, afirmou que o evento é uma oportunidade para a troca de ideias e propostas. “Os encontros regionais fazem parte do calendário nacional. É uma oportunidade para discutirmos aspectos importantes sobre o crescimento econômico da região Centro-Oeste, debater a atuação profissional do economista e temas que envolvem o desenvolvimento regional. Mato Grosso do Sul apresenta, nos últimos anos, um crescimento acima da média nacional. Isto reflete o potencial deste Estado”, afirmou Dantas.

Os acadêmicos do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS-Ponta Porã estiveram presentes nesse importante evento que teve como tema da palestra de abertura “Os gargalos da logística do Centro-Oeste” proferida pelo professor Drº Olivier Roger Sylvain Girard. A mesma contou com a presença maciça de estudantes, autoridades, empresários, com destaque para a presença do governador do Estado, André Pucinelli.

O governador André destacou a atuação do economista e o forte crescimento industrial no Estado. “Esta parceria entre os conselhos regionais e o poder público traz um crescimento para os municípios e para Mato Grosso do Sul. Este encontro é uma oportunidade para aprofundar discussões e o conhecimento sobre infraestrutura e logística no Centro-Oeste.

O crescimento de Mato Grosso do Sul se deve, em grande parte, à diversificação da matriz econômica, por meio da forte industrialização. De acordo com a revista ‘Exame’, Mato Grosso do Sul tem o segundo percentual de crescimento industrial na última década. O Estado adotou políticas de incentivos fiscais com a desoneração tributária. Com isto, muitas indústrias e empresas vieram para o Estado.

Assim, Mato Grosso do Sul tornou-se competitivo. Desejo que este encontro proporcione discussões positivas para o crescimento do nosso estado e do Brasil”, afirmou André Puccinelli.

Fonte: Nivalcir Almeida