(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
ADR

Primeira reunião do Nivalcir na presidência da APL. 14.11.15

Ponta Pora (MS) – A Escola Estadual Joaquim Murtinho realizou nesta 6ª feira, 24 de junho, atividade especial de encerramento do 1º módulo do Curso Normal Médio Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Turma 2016.

Este evento visa a exposição dos trabalhos realizados pelas alunas durante o processo educativo uma vez que o curso, é bastante dinâmico, se dá através de aulas teóricas e práticas.

Como forma de valorizar a cultura pontaporanense, foram convidados os membros da Academia Pontaporanense de Letras para que seja divulgada junto aos alunos, professores e convidados a importância desta para com a preservação e divulgação dos valores literários da fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero.

Para abrilhantar o evento as alunas farão uma dramatização baseada no livro “Duna a Ovelhinha”, da escritora Elza Verão de Farias, membro da Academia. Em seguida apresentarão a “Dança do Pano” uma bela e emocionante atividade para ser trabalhada com crianças de qualquer idade.

Está prevista a participação de todos os membros da entidade. “Procuramos repassar aos alunos a importância de conhecer, em detalhes, o trabalho da Academia Pontaporanense de Letras, através da produção de uma das maiores escritoras da fronteira, a Elza Verão. Também será uma oportunidade para que todos possam conhecer os demais membros da Academia que também possuem vasta produção literária”, frisou Terezinha Nunes Gonçalves, membro da APL e também uma das organizadoras do evento na Escola Joaquim Murtinho.

APL

A Academia Pontaporanense de Letras – APL foi fundada no dia 25 de março de 1990, com a escolha do primeiro presidente, o escritor, professor e psicólogo, Roberto Ribeiro de Andrade. O objetivo da Academia é incentivar a divulgação da produção literária da fronteira, em especial da cidade de Ponta Porã, que possui muitos escritores. A Academia é presidida pelo professor e jornalista Nivalcir Pereira de Almeida.

A participação em eventos desta natureza faz parte da proposta da Academia de se integrar com os diversos segmentos que divulgam os valores culturais da fronteira. Também uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer um pouco da história da Academia que possui um rico acervo de escritos dos membros desde a sua fundação.

As reuniões mensais da APL têm contado a presença dos seguintes membros: Maria Aparecida Sella- “Sellamari”, Emília Paes, Ennê Russul Vieira, Terezinha Nunes, Terezinha Pereira da Silva, Nivalcir de Almeida, Felipe Ayala e Elza Verão Farias.

Legenda da foto: Divulgação

Membros da Academia Pontaporanense Letras, entidade que possui 26 anos de existência.