(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

A exposição Grupo Acaba: Imagens do Som foi aberta no Espaço Cultural da TVE

Campo Grande (MS) – A história do Grupo Acaba começou em 1965, com um trabalho musical engajado na defesa da fauna, da flora, dos índios e do homem pantaneiro. Momentos marcantes da carreira do conjunto serão retratados na mostra “Grupo Acaba: Imagens do Som”, uma coletânea de fotografias que serão abertas à visitação pública a partir desta quarta-feira (25/10), às 19h30.

As fotos da exposição são de autores renomados do estado, como Roberto Higa, Fumaça Gomes, Antonio Mazeica, Luiz Fogaça, Camilo e Render Brasil. A curadora Ana Rita Moraes Dornelles aposta na qualidade e na atualidade da temática escolhida para abrigar mais uma mostra, na sede da TV Educativa, no Parque dos Poderes.

O Grupo Acaba tem um extenso currículo acumulado em mais de cinquenta anos dedicados à música. Um percurso que inclui prêmios em festivais, participação especial na Eco 1992 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro), viagens internacionais, lançamento de cds, dvd, além de documentário e livro.

As composições do conjunto se caracterizam pela originalidade poética, tanto nas letras como nas melodias, constituindo um dos elementos que fazem parte do cadinho cultural de Mato Grosso do Sul. A infância e a adolescência de alguns membros do Acaba, vividas no pantanal, marcou suas vidas, fato que os levou a cantar a aldeia nativa e a tornar universal a música que fizeram.

Os músicos se apresentarão na abertura do evento, que contará ainda com a exposição de alguns instrumentos especiais, dotados de uma sonoridade única, à exemplo dos apitos de pássaros e dos chocalhos de diferentes tribos.

“Dentro das comemorações dos 40 anos de Mato Grosso do Sul, procuramos dar visibilidade às realizações do ACABA. O Grupo remete à ancestralidade de nosso Estado. Ao visitar a mostra, vamos perceber que acervo fotográfico do Grupo Acaba se confunde com a história de nossa gente”, reflete Ana Rita.

Serviço – Exposição Grupo Acaba: Imagens do Som. Abertura: quarta-feira (25/10), às 19h30. Local: Espaço Cultural da TV Educativa, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. A Mostra pode ser vista gratuitamente pelo público em horário comercial, de segunda à sexta-feira. Informações: (67) 3318-3872

FOTOS: Daniel Reino