(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
160225-Chuva

Rio Apa sobe e deixa dezenas de famílias desabrigadas em Bela Vista

O Rio Apa subiu 11 metros e a cheia atingiu dezenas de casas em Bela Vista. Pelo menos 25 famílias estão desabrigadas nesta quinta-feira (25), segundo a Defesa Civil, e outras 30 já foram orientadas a deixar as residências, mas estão resistindo.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil em Bela Vista, Maria Alice Aranda, a remoção das famílias começou na quarta-feira (24), quando a água do Rio começou a invadir as residências próximas. Parte delas está em casas de parentes e os demais montaram um acampamento perto da área alagada.

“Às famílias que estão acampadas nós estamos fornecendo lonas. A Assistência Social também está no local, verificando a necessidade de comida ou outro tipo de serviço”, afirmou a coordenadora.

Ela lembra que as 30 famílias que ainda não deixaram as casas estão resistentes à saída. “A gente já foi até estes locais e alertou que precisam sair, mas muitos ainda não querem porque a água só chegou no quintal ou só na cozinha. Nós vamos continuar acompanhando”, disse.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, chove em Bela Vista desde a noite de ontem. No entanto, é a chuva na cabeceira do Rio Apa – na região ente Ponta Porã e Dourados – é que provoca a cheia do Rio. “Como chove na cabeceira, a água desce toda para cá e deixa o Rio cheio”, explica Maria Alice. Não há previsão de quando a situação será normalizada.

Bela Vista está com situação de emergência decretada por conta das chuvas desde novembro do ano passado. Dezenas de municípios de Mato Grosso do Sul também precisaram emitir decretos, pois chuvas de volumes históricos atingem o Estado desde meados de 2015.

Fonte: Fabiane Dorta – Dourados News