Ao longo de sua carreira, Silvio Santos, morto neste sábado (17) aos 93 anos, levou ao ar programas que se tornaram queridinhos do público por divertir a família brasileira.
Conhecido pela irreverência, o apresentador, que estava afastado das telas do SBT desde 2022, conseguiu arrancar gargalhadas tanto do auditório quanto dos convidados de seu programa, que hoje é comandado por sua filha Patrícia Abravanel.
Boa parte do sucesso das atrações se devia à criatividade, como as famosas câmeras escondidas. Veja abaixo os programas e quadros mais famosos de Silvio Santos.
SHOW DO MILHÃO
Exibido originalmente de 1999 a 2003, o programa foi um dos maiores sucessos da emissora nos anos 2000, conquistando a liderança de audiência com frequência durante o período.
O game show voltou em temporadas rápidas em 2009 e 2021, esta última em parceria com o banco digital PicPay e sob o comando de Celso Portiolli, ambas também com bons números de audiência.
A proposta da atração era simples: ganhava R$ 1 milhão quem respondia todas as perguntas corretamente. Mas o único jogador que faturou o prêmio máximo foi Sidney Ferreira, ex-bancário de Mato Grosso do Sul, em 2003.
SHOW DE CALOUROS
Exibida entre os anos 1970 a 1990, a atração se tornou um clássico da TV brasileira. Nela, artistas, como cantores, humoristas e imitadores, se apresentavam em busca de um prêmio.
Os artistas performavam para uma banca de jurados formada por nomes como Sérgio Mallandro, Nelson Rubens e Sônia Abrão. A atração voltou este ano, sob o comando de Patricia Abravanel, aos domingos.
TOPA TUDO POR DINHEIRO
“Quem quer dinheiro?”. Um dos bordões mais famosos de Silvio Santos era repetido à exaustão nesse programa, que foi ao ar de 1991 a 2001. O apresentador jogava aviõezinhos de dinheiro para a plateia, que corria para tentar pegar as notas.
Havia ainda as câmeras escondidas, quadro que tornou famosos nomes como Carlinhos Aguiar e Ivo Holanda, que precisavam fugir da ira das pessoas que caiam nas pegadinhas.
O programa fez tanto sucesso que ameaçava a liderança de audiência da Globo, que exibia o Fantástico no mesmo horário.
CASA DOS ARTISTAS
Um dos programas mais famosos de Silvio Santos, a atração foi uma das precursoras dos realities shows no Brasil. O formato era parecido com o de A Fazenda, na qual celebridades ficam confinadas em uma casa por um prêmio.
O reality estreou em 2001, com participantes como Supla, Alexandre Frota e Bárbara Paz, que levou o prêmio para casa.
O programa se tornou um enorme sucesso, alcançando índices de audiência altíssimos para os padrões do SBT e superando a Globo. Mas A Casa dos Artistas acabou em 2004, após enfrentar processos que o acusavam de plagiar o Big Brother.
QUAL É A MÚSICA
O programa, que desafiava os participantes a mostrarem os seus conhecimentos musicais por meio de provas, foi exibido em diferentes períodos.
PROGRAMA SILVIO SANTOS
Mais longeva atração da televisão brasileira, o Programa Silvio Santos estreou em 1963, na extinta TV Paulista, e passou por diversos horários e emissoras.
A atração foi responsável por fazer do apresentador um dos rostos mais conhecidos da TV brasileira. Com o afastamento de Silvio das câmeras desde 2022, o programa é comandado por sua filha, Patrícia.
Fonte: Correio do Estado