Com ações de infraestrutura e desenvolvimento, aliadas ao avanço da Rota Bioceânica, que vai ligar o Brasil ao Paraguai por meio das cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta – reduzindo a distância para conexões comerciais entre os dois países, além de Argentina e Chile, via Oceano Pacífico –, a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho está prestes a receber um porto multifuncional.
O projeto, que visa transformar a região em um grande hub logístico, foi apresentado na segunda-feira (7) ao governador Eduardo Riedel, durante um encontro com o presidente da PTP Group, Guillermo Misiano, e outros executivos da empresa, que será responsável pela implantação do empreendimento.
O PTP Group, maior operador no Rio Paraguai, possui uma rede de portos distribuídos no Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil, além de operações na Espanha.
“É uma empresa relevante no sistema de cargas, que realiza operações ao longo do Rio Paraguai com diversos produtos. A PTP já adquiriu a área e apresentou os projetos ao governo do Estado para a instalação do porto multifuncional”, detalhou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que participou da reunião.
Segundo Guillermo Misiano, presidente da PTP, o grupo está em fase de obtenção de licenças governamentais.
“Estamos trabalhando muito fortemente nas licenças ambientais e também nas licenças nacionais junto à Secretaria dos Portos e à Marinha, que estão bem avançadas. O governador demonstrou grande interesse no andamento do projeto”, afirmou Misiano.