A magia do circo e do teatro ganha novos horizontes com o projeto “De Ponto a Ponto”, uma iniciativa do Circo do Mato que leva vivências, espetáculos e rodas de conversa a cinco Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul. De abril a maio de 2025, o intercâmbio cultural promete fortalecer a rede de Pontos de Cultura no Estado, conectando artistas e comunidades por meio da arte.
A circulação começa já nesta semana, às 19h, na sexta (4) e, às 9h30, no sábado (5) no Ponto de Cultura Maculelê, em Ponta Porã. Nos dias 24 e 26 de abril, será a vez da Casa de Ensaio, em Campo Grande, sediar o projeto. Em maio, os trabalhos seguem em Aquidauana, com o Sapicuá Pantaneiro, no dia 3. Já o Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá, sedia os trabalhos no dia 9 de maio e, por fim, no dia 16, a Fundação Nelito Câmara, em Ivinhema, finaliza o circuito.
O projeto contempla três ações principais:
Espetáculo: “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias” – um show que mescla circo e teatro de forma acessível para pessoas de todas as idades.
Vivência: oficinas práticas sobre técnicas circenses e teatrais, aproximando os participantes do universo artístico do Circo do Mato.
Roda de Conversa: um mergulho na trajetória do grupo e na importância dos Pontos de Cultura para a produção de arte à sociedade de forma continuada, destacando o papel do intercâmbio para a preservação e fortalecimento da cultura local.
Segundo Mauro Guimarães, artista e um dos fundadores do Circo do Mato, a iniciativa resgata o espírito dos Pontos de Cultura, que sempre foram espaços diversos e pulsantes de produção cultural em todo o País.
“Os Pontos de Cultura são fundamentais para o fortalecimento da cultura comunitária e podem ser executados nas mais variadas linguagens artísticas. Cada ponto de cultura carrega suas especificidades, como teatro, circo, dança, capoeira, cinema, artesanato, culinária, literatura, ou seja, uma infinidade de linguagens culturais. Nesse sentido, o projeto ‘De Ponto a Ponto’ busca conectar essas iniciativas, proporcionando troca de experiências e reafirmando a importância desses espaços na construção da identidade cultural do Estado”.
Da criação ao financiamento – Os Pontos de Cultura são iniciativas culturais comunitárias que surgiram no Brasil em 2004, dentro do Programa Cultura Viva, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos públicos para a cultura. A proposta era apoiar financeiramente grupos e coletivos culturais já atuantes em suas comunidades, sem a necessidade de intermediação por grandes instituições. Em 2014, essa política foi formalizada pela Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), garantindo seu reconhecimento oficial e tornando-a uma referência em políticas culturais no Brasil e em outros países da América Latina.
Nos últimos anos, a política dos Pontos de Cultura passou por uma paralisação devido aos reveses do cenário político. Com a chegada da Lei Paulo Gustavo, no ano de 2023, e da Lei Aldir Blanc (LAB), o apoio aos Pontos de Cultura foi retomado em um novo formato (editais, bolsas e incentivos pontuais).
Para quem conhece na prática os desafios diários que é gerenciar um espaço cultural como o Mestre Jaraguá, do Ponto de Cultura Maculelê, de Ponta Porã, a retomada desta política pública é uma oportunidade única de aprendizado e fortalecimento.
“O Maculelê nasceu para preservar e difundir as tradições populares afro-brasileiras, como a capoeira e a dança com bastões. Receber o Circo do Mato significa ampliar esse diálogo, conectar diferentes linguagens artísticas e criar uma rede de apoio para a cultura local”.
“De Ponto a Ponto” é uma realização do Circo do Mato, com investimento da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura, do Governo Federal, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Outras informações acompanhe o projeto pelo Instagram (@circodomato).

Serviço:
Projeto “De Ponto a Ponto” – Circo do Mato
Espetáculo teatral com indicação livre e intérprete de Libras
Ponta Porã
Ponto de Cultura Maculelê – Rua Formosa, n.º 69, Jardim Independência
4/04 (sexta-feira) – 19h | Espetáculo teatral
5/04 (sábado) – 9h30 | Vivência e roda de conversa
Campo Grande
Ponto de Cultura Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203, Amambai
24/04 (quinta-feira) – 14h | Vivência e roda de conversa
26/04 (sábado) – 19h30 | Espetáculo teatral
Aquidauana
Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro – Rua Antônio Graça, s/n, Bairro Nova Aquidauana
03/05 (sábado)
Às 9h | Vivência e roda de conversa
Às 16h | Espetáculo teatral
Corumbá
Ponto de Cultura Moinho Cultural Sul-Americano – Rua Domingos Sahib, n.º 300, Beira-Rio
09/05 (sexta-feira)
Às 9h | Vivência e roda de conversa
Às 16h | Espetáculo teatral
Ivinhema
Ponto de Cultura Fundação Nelito Câmara – Rua André Molina, n.º 264, Piravevê
16/05 (sexta-feira)
Às 8h30 | Vivência e roda de conversa
Às 15h30 | Espetáculo teatral