
Cidade é constituída por um público com grande variedade cultural (Foto: Arquivo Dourados News/ Ademir Almeida)
O município de Ponta Porã comemora hoje (18), 102 anos de existência, marcados de grande importância cultural e econômica para Mato Grosso do Sul. A cidade conhecida como “Princesinha dos Ervais” que faz fronteira com o Paraguai por meio de Pedro Juan Caballero tem atualmente mais de 85 mil habitantes de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatísticas), a quinta mais populosa do Estado, atrás apenas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
A população do município é receptiva e conta com culturas variadas formadas pela grande miscigenação do local. A tradição da apreciação da erva mate é uma característica marcante desse povo, tanto que as “guampas” de tereré e chimarrão são símbolos fixados na entrada da cidade.
O forte da economia local é a lavoura, em especial a produção de soja, trigo e milho. O turismo é outra potência na região que se torna atrativa pelo comércio variado que possui e também pela grandeza do mesmo no Paraguai. A cidade possui diversos passeios ecológicos como riachos, quedas de água, e muito verde.
O nome da cidade seria derivado de culturas guarani, espanhola e portuguesa. A cidade tornou-se distrito de Bela Vista no ano de 1900 e anos depois veio a ser independente.
Ponta Porã tem se desenvolvido muito nos últimos anos e várias empresas nacionais como concessionárias, lojas de roupas e calçados tem se instalado no centro comercial. Polos educacionais também tem crescido na região.
O município conta com 3 unidades distritais: Cabeceira do Apa, Sanga Puitã e o distrito sede