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Bela Vista-MS Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

A Catedral de Salamanca, na Espanha, abrigou uma exposição da primeira escultura hiper-realista do corpo de Jesus, inspirada nas descobertas científicas feitas através do estudo do Santo Sudário de Turin.

A imagem pesa 75 quilos e foi feita com látex e silicone, e causa uma impactante impressão em quem a vê. O bispo de Salamanca, Dom José Luis Retama, foi um dos primeiros a visitar a escultura, e demorou alguns minutos em silêncio, observando e meditando.

O corpo busca representar a situação em que Jesus se encontrava após sua Paixão e Morte: chagado e ferido pelas mãos dos soldados romanos, pés curvados e mãos atadas. Por sua natureza realista, também o traz desnudo, até mesmo com as marcas da circuncisão judaica.

As costas ficam um tanto elevadas e, na parte de trás da cabeça, nota-a dilacerada pela coroa de espinhos e uma pequena trança para prender o cabelo; os ombros marcados por carregar a cruz. O nariz aparece quebrado e o olho direito inchado.

Foi usado cabelo humano para adornar a cabeça e todo o corpo e, chegando perto da escultura, é possível ver até mesmo os poros da pele, sardas e cílios.

Para Dom Retama, a reconstrução hiper-realista não apresenta um “conflito teológico”, ao contrário, “será uma ajuda para ver o Mistério, uma reivindicação ao Mistério” que se fez carne.

Além da escultura, a mostra conta com uma explicação sobre a flagelação de crucifixão de Jesus para o melhor entendimento dos espectadores.

O comissário da exposição, Álvaro Blanco, dedicou mais de 15 anos ao estudo do Santo Sudário e outras pesquisas científicas sobre o corpo de Jesus. Ele explica que o objetivo da escultura é colocar o observador diante de um “corpo de qualidade humana sem movimento artístico”.

Ele confessa que, ao ver a imagem, sentiu que “estava diante de Jesus, estava diante da imagem do corpo de Jesus de Nazaré”.

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