O projeto de extensão Movimento Concerto da UFMS apresenta o concerto “Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grade”, com estreia mundial do concerto para dois pianos e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali e obras sinfônicas de compositores brasileiros. A apresentação será no dia 25 de agosto, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, e a entrada é franca.
Com uma estética nacionalista, que mistura cantigas de roda com uma “levada jazzística”, a obra Brasiliana nº 12 faz parte de uma série de Brasilianas, compostas entre 1944 e 1962, e nunca antes apresentada.
O professor Evandro Higa, do curso de Música da UFMS teve acesso à partitura original na década de 1980, quando estudava piano no Conservatório Brasileiro do Rio de Janeiro, com a pianista Maria Guilhermina. Ná época, Higa e a professora decidiram apresentar o concerto, chegaram a contatar o compositor e sua irmã, Aída Gnattali, que era copista e fez as cópias do original para a orquestra. Por fim, na época o concerto acabou não saindo do papel.
Há alguns anos o professor encontrou a partitura e decidiu retomar o projeto. Para ele, fazer a primeira audição de uma obra é uma responsabilidade muito grande. “É muita responsabilidade apresentar a música de um compositor tão importante no país, mas também é fascinante saber que hoje a música é só papel e vai virar música pela primeira vez”, avalia.
Evandro ressalta que ainda não sabe qual será o resultado, porque os ensaios estão sendo realizados separadamente. Ele, que faz um dos pianos, ensaia na Universidade, o outro piano será executado pelo professor Marcus Medeiros, da Universidade Federal de Juíz de Fora, e a orquestra de Cordas, do município. “Ainda não sabemos como a música vai soar”, explica Higa.
O compositor Radamés Gnattali (1906/1988) foi um arranjador, compositor e instrumentista brasileiro que, por meio de concurso, foi escolhido para fazer a música do Hino de Mato Grosso do Sul.
Serviço: Essa apresentação faz parte da agenda do Projeto Movimento Concerto, que é um projeto de extensão da UFMS, centrado no oferecimento de concertos de música erudita e suas fronteiras.