Realizado em parceria com a Engie e a Prefeitura de Sonora, o torneio atraiu mais de 50 estudantes ansiosos para mostrar seu talento no tabuleiro. O clima era de competição saudável, mas também de muito aprendizado e troca de experiências.
Pais e professores compareceram em peso, torcendo e incentivando os jovens talentos, cada movimento no tabuleiro era acompanhado de perto por muitos olhares atentos.
Esta competição teve um papel crucial como seletiva para os Jogos Escolares de Xadrez do Estado, os melhores jogadores de cada categoria foram selecionados com base em seu desempenho, e agora fazem parte da equipe oficial de Sonora, que será treinada intensivamente para os estaduais.
Conforme declarou o Gerente da ENGIE, Damont Terra, as competições foram eletrizantes. “Emocionante e revigorante, Sonora se tornou rota do xadrez estadual, com visibilidade nacional. E nossas crianças, adolescentes e jovens, possuem uma opção esportiva. O xadrez é uma ferramenta de inclusão e evolução cognitiva e estudanti”.
A organização também foi digna de nota, com mesas numeradas, relógios digitais e a arbitragem do experiente Thiago Stuch Avelhaneda, da federação de xadrez de Mato Grosso, garantindo a lisura das partidas e o cuidado nos detalhes criando um ambiente totalmente profissional para os competidores.
O Segundo Torneio de Xadrez Estudantil foi mais do que um simples evento esportivo, foi uma celebração de inteligência, estratégia e espírito esportivo.
Giovanna Bregantim