Com emocionantes disputas no fim de semana, o primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa de 12 a 14 anos, chegou ao fim neste domingo (9), em Campo Grande. Foram definidos os campeões no atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica).
A competição é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).
“Encerrar esse primeiro bloco, com tanta adesão dos atletas e grandes disputas, é muito importante para os Jogos Escolares, que vem mostrando um avanço no que diz respeito à qualidade das disputas”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez.
Um dos destaques foi Camilly Ribeiro, de 13 anos. A atleta de Corumbá começou a dar seus primeiros passos em direção ao judô com três anos e relata que a paixão pelo esporte foi influência de seu pai, que também é seu técnico.
Bronze na última edição, Camilly Ribeiro agora alcançou o lugar mais alto do pódio (Foto: Daniel Reino)
“Meu pai é sensei e sempre foi atleta de judô e eu também acabei me apaixonando pelo esporte, eu estou muito feliz, não sei como explicar. Eu não sei o que faria se meu pai não estivesse lá. É o meu segundo ano nos Jogos Escolares, no ano passado eu fiquei em terceiro lugar”, frisa a judoca.
Luiz Paulo Ribeiro, de 37 anos, ressalta que por ser pai e treinador, a emoção é maior e que nas disputas da filha ele fica muito nervoso. “Eu sou atleta de judô desde os meus 10 anos de idade e consequentemente isso, eu me formei em Educação Física, passei no concurso de corumbá e voltei pra minha cidade natal onde eu comecei o trabalho com essas crianças”.
Outro destaque foi Kemilly Iara de Almeida Costa, de 13 anos. A atleta é natural de Costa Rica e terminou em primeiro lugar do pentatlo do atletismo, uma somatória de cinco provas: 80 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, 600 metros e salto em distância.
A atleta pratica atletismo há um ano. Em 2023, garantiu a segunda colocação nos Jogos Escolares. “Com a competição eu pude saber do meu potencial, esse talento que eu tenho pra correr. E esse ano eu fui com o intuito de ganhar o primeiro lugar. Eu fiz essa promessa pra mim mesma, com muito esforço, eu consegui ficar em primeiro lugar. Agora treinar bastante, me esforçar para poder representar o estado no brasileiro”, relata Kemilly.
Kemilly sagrou-se campeã no pentatlo dos Jogos Escolares (Foto: Daniel Reino)
A estudante-atleta também falou sobre as novas amizades adquiridas nos Escolares. “Eu fiz algumas amizades com o pessoal de Nova Andradina, Corumbá, Ponta Porã, Campo Grande. Conheci pessoas com muitos talentos, apesar de elas não terem ganhado, eu acho que elas competem muito bem, esse ano foi muito forte, foi difícil ganhar, né, mas eu consegui, ainda bem que eu consegui”.
O segundo bloco de competições do Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul tem início nesta terça-feira (11). No
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de capa: Felipe Alexandre/CPB (arquivo)