Nesta quinta-feira (9), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho promoveram o “Circuito de Energias Renováveis”, no Cine Teatro Ney Machado Mesquita. O evento, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, visa auxiliar os pequenos negócios e produtores a otimizar os custos com energia elétrica e se tornarem empresas mais sustentáveis.
Para a realização da palestra técnica “Como reduzir os custos com energia”, que foi apoiada pelo SENAI/MS, foram apresentadas ações que necessitam de algum tipo de investimento, assim como outras medidas que podem ser executadas sem envolver custos iniciais. Após a palestra, representantes de instituições financeiras, que oferecem subsídios e linhas de crédito para a instalação de sistemas de energias renováveis esclareceram sobre os produtos, levando a melhor opção para cada caso.
Existem ações, por exemplo, que envolvem geração de energia renovável por meio de projeto solar, aluguel de energia e linhas de financiamento que facilitam essas medidas sustentáveis, e assim, favorecem a chamada energia limpa. De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Clayton Castilho Gomes, a redução de custos com energia elétrica é um fator chave para a competitividade das empresas na cidade, e a ação vem de encontro ao impacto da passagem da Rota Bioceânica.
“É de suma importância para a cidade auxiliar os empresários. Nessa parceria com a prefeitura e Sebrae, estamos trabalhando muito no fortalecimento e capacitação deles, principalmente, porque, novas empresas se instalarão na cidade com a Rota Bioceânica”, ressaltou o prefeito.
Já para o analista do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria, o formato do evento auxilia os empreendedores a identificar quais medidas podem ser tomadas favorecendo individualmente suas empresas, seja na redução dos custos ou na inserção do empreendimento em políticas sustentáveis.
“O Circuito de Energias Renováveis, que ocorre dentro do Cidade Empreendedora, procura apoiar as empresas na redução dos custos de energia e gera outros benefícios também. No evento, há empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável. Os participantes assistem a palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens e desvantagens desse uso. Depois da apresentação, os participantes podem conversar com os expositores”, explica Vitor.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com as Prefeituras Municipais para transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.