Ele teve mais de 26 mil dos votos válidos e derrotou Pompílio Júnior, do PL, que ficou em segundo lugar, com mais de 15 mil.
Eduardo Campos foi reeleito neste domingo (6), em primeiro turno, prefeito de Ponta Porã. O vice-prefeito eleito é Dr. Patrick Derzi (PP).
Com 100% das urnas apuradas por volta das 17h44min, teve 26.473 mil votos, o que corresponde a 51,76% dos votos válidos e foi declarado vencedor pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). O segundo colocado, Pompílio Júnior, do PL, teve 15 mil votos, o equivalente a 29,71%.
Biografia
Por formação, Eduardo Campos é advogado, produtor rural e atuou como professor de direito. O político é especialista em direito tributário, foi presidente da OAB local e conselheiro estadual por dois mandatos no órgão.
Em janeiro de 2023, assumiu como prefeito de Ponta Porã após o então prefeito Hélio Peluffo assumir como secretário de Infraestrutura e Logística do governo de Eduardo Riedel (PSDB).
Campanha
Com aprovação de 83% apontada em levantamentos locais, a campanha de Eduardo Campos apresentou balanços dos dois anos em que o candidato esteve à frente da administração pública de Ponta Porã. Neste domingo, a avaliação feita pelo candidato à imprensa resumiu o processo como positivo e sem ataques entre os candidatos.
A campanha também foi marcada por problemas de saúde de Eduardo Campos, que precisou passar por cateterismo após sofrer arritmia cardíaca.
Propostas
O Plano de Governo do candidato está baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, apresentando análises sobre áreas como Educação, Saúde e Esporte e Lazer. O documento de 44 páginas elenca diversos objetivos em cada setor e destaca a articulação entre desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental para que ocorra o desenvolvimento econômico.
Momento em que Eduardo Campos votou. Foto: Tião Prado – Pontaporainforma