Considerada um dos principais vetores da economia do Brasil, a construção civil contribui para geração de emprego e renda, movimentando uma enorme cadeia, desde indústria até comércio e serviços. Por meio do Diário Oficial da União (DOU), publicado na última quinta-feira (07), o presidente da República, Jair Bolsonaro, decretou a construção civil como atividade essencial em meio à pandemia da Covid-19, expressando a preocupação com a economia e o desemprego no país.
Mesmo perante o atual cenário, reflexo do novo coronavírus, o setor mantém otimismo para o retorno dos projetos. Enfrentando esse momento, a SBS Empreendimentos ressalta a importância do apoio governamental para a retomada do setor. “Com esse decreto sentimos muito mais confiança para dar continuidade aos nossos serviços, que foram rigorosamente reajustados de acordo com todas as exigências de higiene e distanciamento das pessoas nas equipes”, explica Phaena Spengler, executiva da incorporadora.
Para garantir o funcionamento de maneira segura, a SBS Empreendimentos precisou inovar na maneira de desempenhar processos internos e dar andamento aos projetos. “Voltamos o nosso olhar minuciosamente para todos os setores da empresa. Apostamos nos atendimentos online e home office para equipe administrativa, também afastamos as pessoas que são do grupo de risco”, explica Phaena.
Além disso, outras medidas de segurança foram tomadas. “Investimos muito em reeducação para os nossos profissionais, reforçando os procedimentos e normas de higiene na entrada, durante o expediente e até nos intervalos. Ao chegar, todos os dias, aferimos a temperatura e a equipe de obra assiste um vídeo sobre as novas regras de conduta, que reforçam a limpeza dos instrumentos e equipamentos de proteção individual antes e após cada uso. Estabelecemos turnos e horários alternativos para refeições, chegada e saída dos funcionários. Adicionamos mais espaço entre as mesas do refeitório, aumentamos novos pontos de higienização e álcool em gel, a limpeza de todos os ambientes está sendo feita de maneira mais frequente. Reuniões com mais de 5 pessoas são feitas em locais abetos ou online. Também orientamos a importância de ao chegar em casa e tirar o sapato, trocar roupa e tomar banho para a segurança da família”, detalha Phaena sobre a nova cultura implementada na empresa.
Na contramão do desemprego, SBS Empreendimentos mantém a prudência, confiança e prevê futuro promissor para o setor. “Apesar de ser um momento muito delicado para todos nós, felizmente mantivemos a segurança do nosso corpo de colaboradores. Estamos agindo com extrema cautela e de olho no futuro, apostando na retomada. Com a redução da Taxa Selic, prevemos a abertura de muitas oportunidades para quem deseja financiar seu novo imóvel”, complementa a executiva.