Nesta terça-feira (25) o curta-metragem “O Temperista”, dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro, será exibido na UFMS em evento promovido pelo Curso de Audiovisual. O filme retrata o personagem Theo Gomez, que há anos se dedica a explorar e ensinar sobre o uso de temperos, criando receitas únicas e exclusivas. Chef, empreendedor no ramo gastronômico, nutricionista por formação e pesquisador de gastronomia, Theo se dedica a pesquisar a fundo como usar os temperos para criar experiências mais evoluídas de sabor, e ao se deparar com a carência de estudos sobre o potencial dos temperos na culinária, ele passou a construir conhecimento com muito estudo e experimentação, fazendo surgir a profissão de Temperista.
Preocupado com o uso do que é nativo do Brasil, consequentemente promove a preservação dos ecossistemas, traz um despertar sobre sabores, natureza, conservação, qualidade de vida através da alimentação, e o prazer do melhor lugar para se compartilhar a vida, que é uma mesa com uma boa comida. “Quando você escuta os argumentos do Theo referente a exploração de sabores, onde uma comida bem temperada proporciona a percepção sobre alimentação, e uso criativos dos temperos disponíveis, sua visão sobre alimentação, natureza, e sabor, muda completamente, eu tenho aprendido muito e tenho certeza que os expectadores vão se surpreender”, comenta a Diretora.
Theo catalogou os temperos, identificou as nuances de sabor e aroma e os classificou em uma “tabela periódica dos temperos”, ou melhor em “Paletas Aromáticas”, sendo este um trabalho inédito na culinária mundial. Historicamente, ao analisar as tradições e a herança da culinária no Brasil, Theo constatou que a identidade da nossa culinária se tornou refém da cultura dos nossos colonizadores, com uso de temperos europeus e asiáticos, e a dependência do sal (e do açúcar) nos preparos. “Hoje a missão do Temperista vai muito além de criar composições culinárias marcantes, ele desbrava novos temperos, aromas e sabores escondidos, que além de enriquecer a nossa culinária local, valoriza as verdadeiras raízes da nossa terra, como os temperos nativos do Mato Grosso do Sul, ou seja, o jenipapo, a bocaiúva, a Guavira entre outros”, comenta Theo.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura e da Prefeitura de Campo Grande, o documentário foi lançado em novembro na Casa Thomé e agora deve circular por Festivais e Mostras de cinema.
Serviço
Exibição do Curta-metragem “O temperista”
Bate papo com Marineti Pinheiro e Theo Gomez
Data: 25/03 (terça-feira)
⏰ Horário: 17h30
📍 Local: Anfiteatro Marçal de Souza Tupã-Y, Corredor Central da UFMS, Cidade Universitária, Campo Grande, MS.
🎙️ Mediação: Régis Rasia com emissão de certificado para ouvintes.