nov 19, 2024 | Emprego
O Mais Social chegou a uma nova etapa nesta segunda-feira (18). Além de garantir a segurança alimentar, o programa deu início a série de treinamentos para que os beneficiários possam crescer socialmente, como empreendedores ou na busca de uma colocação no mercado de trabalho.
Mãe de dois filhos, Cláudia de Oliveira Andrade não pode trabalhar fora de casa porque um deles tem necessidades especiais (paralisia cerebral epiléptica, retardamento mental grave, síndrome de Down e autismo). Ela vive em função desse filho, Wesley, de 24 anos, que necessita de atenção constante, mas encontrou no MS Qualifica a oportunidade de aprender e ter uma nova fonte de renda, sem ter que sair do lar.
Cedo, ela já estava pronta para o curso de bolo caseiro oferecido gratuitamente pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), em parceria com a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
“Eu queria fazer todos os cursos, só que não posso porque tenho um filho muito especial, especialíssimo, então eu só consegui a pessoa pra ficar com ele hoje. Mas eu, por mim, faria todos”, conta Cláudia.
“Já que eu não posso sair para trabalhar, então por que não trazer o trabalho para dentro de casa, né? Com o dinheiro que eu recebo do Mais Social, vou poder comprar os ingredientes para fazer o bolo, essas coisas para vender. Já que vamos ao mercado, a gente já faz tudo em um pacote só”, acrescenta.
Em Campo Grande, a primeira aula do MS Qualifica foi ministrada pela consultora do Senac Fernanda Vieira, que é formada em Gastronomia. Ela ensinou uma receita clássica: a de bolo inglês. Por enquanto, os cursos também estão sendo realizados em Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.
Esforço e mente aberta
Rosana Aparecida Pereira também fez a aula. Com duas filhas e uma mãe de 87 anos para sustentar e sem formação profissional, ela depende do Mais Social, desde que ficou desempregada.
A ex-recepcionista sabe encarar as dificuldades da vida e encontrou na culinária uma nova fonte de renda para ajudar no sustento da família. “Eu já tento empreender, faço biscoitos, pães, algumas coisas. O Mais Social me ajuda muito nessa questão porque eu uso para comprar os produtos. A minha mãe é idosa, então, a melhor forma de trabalhar para mim hoje é em casa”.
Além da aula de bolo caseiro, ela se inscreveu nos cursos de bolo de pote e de biscoito e cookies.
“São cursos que eu já fiz on-line e nunca pude fazer presencial. Para mim é sempre bom fazer um curso, porque abre a mente. Cada professora trabalha de uma forma e, às vezes, a gente meio que fica desmotivado quando trabalha com vendas, ainda mais quando é comida. Você tem que mostrar o seu trabalho, que seu biscoito é gostoso. Não é sempre tão fácil. Eu vou fazer os cursos presenciais porque acho que vou aprender muito”.
Ela conta que não é fácil se consolidar como uma empreendedora, mas que está cada vez mais preparada. “Quando a gente empreende, encontra algumas dificuldades. Você tem que mostrar que seu produto é bom. Ainda não consigo dizer que eu vivo tranquila com as minhas vendas. Eu tenho que buscar a minha clientela. Graças a Deus, aos poucos eu estou conseguindo”.
O MS Qualifica foi criado para dar oportunidade de ascensão aos beneficiários do programa de segurança alimentar. O pré-cadastro nos cursos está sendo feito durante o recadastramento do Mais Social. A matrícula só é efetivada no dia de aula, por ordem de chegada.
Serviço
Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre o Mais Social e os cursos de qualificação podem telefonar para (67) 3368-9000.
Paulo Fernandes, Comunicação Sead
Fotos e Vídeos: Monique Alves
nov 4, 2024 | Emprego
A 3ª Feira da Empregabilidade, evento que atende o público em geral e, nessa edição, terá um viés especial para ex-militares do Exército, vai oferecer aproximadamente 350 vagas de emprego nas áreas de serviços, comércio, indústria, transporte e logística na próxima terça (5) e quarta-feira (6), em Campo Grande.
Em parceria com o CMO (Comando Militar do Oeste), a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) realizada a feira no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, loclaizado no Parque dos Poderes. A previsão é de que mais de 700 ex-militares e seus familiares estejam entre os participantes, que terão acesso às oportunidades ofertadas.
O objetivo do evento é integrar os jovens recém-saídos do serviço militar ao universo da qualificação profissional, emprego e mercado de trabalho. Contudo, a população em geral segue convidada a buscar uma vaga para iniciar um novo emprego neste fim de ano.
“Vamos fazer essa integração, oferecendo emprego imediatos, promovendo qualificação profissional e contribuindo para o fortalecimento da economia local. E a parceria com o Sistema S e Funtrab oferece às nossas organizações militares a possibilidade de capacitação, amplificando desta forma, a nossa capacidade de trabalho, em diversos setores”, disse o coronel Daniel Gomes Prata, do CMO.
Durante os dois dias de evento, mais de 20 empresas estarão presentes para contratar os candidatos às vagas abertas. Além disso, o Sistema S oferece diversos cursos de qualificação e tiram dúvidas dos interessados, ampliando as chances de recolocação e desenvolvimento profissional.
A presidente da Funtrab, Marina Dobashi, explica que a Feira da Empregabilidade é uma importante ponte entre os jovens que concluem seu serviço militar e o mercado de trabalho.
“O evento também reflete o compromisso com o desenvolvimento do cidadão e da força de trabalho local. A capacitação e a empregabilidade são chaves para um futuro mais justo e próspero para todos”, disse.
O diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador da Funtrab, Luiz Eduardo Ferreira Rocha, foi quem coordenou as tratativas com o Exército. Ele destaca que a feira é um exemplo de como a parceria entre instituições pode abrir portas e transformar vidas.
“Ações como esta contribuem diretamente para a construção de uma sociedade mais capacitada e competitiva. O envolvimento de tantas empresas e instituições também evidencia o potencial de Mato Grosso do Sul em gerar desenvolvimento e oportunidades de qualidade”, afirmou Rocha.
Serviço
O atendimento será realizado na terça-feira (5), das 13h às 18h, e na quarta-feira (6), das 8h às 17h.
É necessário levar documento pessoal com foto e carteira de trabalho, seja física ou digital.
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
Juliana Zanlorenzi, Comunicação Funtrab
Foto: Luiz Volney (Xuxa)/Funtrab
nov 1, 2024 | Emprego
Ana Beatriz treina há cinco anos no projeto
O esporte tem um poder incomparável de transformar vidas, especialmente para aqueles que superam desafios físicos diariamente: os paratletas. A prática esportiva para pessoas com deficiência vai muito além da atividade física; ela promove inclusão, melhora a qualidade de vida, reforça a autoconfiança e abre portas para conquistas pessoais e profissionais. Paratletas são exemplos de resiliência e garra, que mostram ao mundo o impacto positivo da disciplina e do treinamento. Além de contribuírem para a visibilidade e a aceitação das pessoas com deficiência, eles trazem para casa medalhas que fazem o país brilhar em competições internacionais.
Como é o caso da Ana Beatriz Magalhães Dias, de 18 anos, que tem deficiência intelectual leve e compete na categoria Classe T20. Ela participou do campeonato mundial escolar no Bahrein e conquistou três medalhas: prata no arremesso de peso, bronze no lançamento de dardo e prata no lançamento de disco.
“Sinto-me muito realizada, ainda mais quando descobri uma arritmia cardíaca ao iniciar o esporte, e por isso várias vezes eu tive que me afastar e hoje me vendo aqui, é grande sonho realizado. O esporte ajudou a transformar a minha vida”, conta Ana Beatriz com entusiasmo.
Ela também conta que o Sprint Social foi de fundamental importância em sua trajetória. “Iniciei com competições regionais, estaduais e quando estava melhor treinada e com melhores condições para poder disputar de igual para igual com as demais atletas. Sou muito grata a Sprint que me abriu as pistas para este mundo que vai mudar ainda mais a minha vida”.
Ana Beatriz está no Sprint Social há cinco anos e o seu treinador Daniel Sena, relembra sua trajetória. “Ela chegou bem jovem e esse ano foi um ano muito bom para a Ana, porque foi um ano que foi a primeira convocação dela para a seleção brasileira de jovens, então ela teve experiência de passar por duas convocações, ela foi chamada por duas vezes para representar o Brasil aqui mesmo em São Paulo, passar semanas de avaliações com a seleção e passando por essas avaliações, ela despertou o interesse muito grande e mostrou toda a desenvoltura, parte técnica, enfim, e outros desempenhos e ela se firmou na seleção brasileira de jovens”, conta o treinador.
“O desempenho dela no Bahrein está sendo fantástico, pois conquistou três medalhas uma medalha de prata e duas medalhas de bronze, ser vice-campeã mundial é um título a ser comemorado. Eu como treinador, é um sonho essas medalhas mundiais como também para a Sprint Social, isso vem alavancar, vem crescer ainda mais o nosso projeto e ser uma referência, sem a injeção de ânimo nos atletas”, destaca Sena.
Iniciativas que incentivam a formação e o desenvolvimento de paratletas são essenciais. Com suporte especializado, eles encontram no esporte um caminho para desenvolver habilidades, reforçar o vínculo social e até conquistar independência. Instituições esportivas e programas de incentivo têm desempenhado papel fundamental, oferecendo a estrutura necessária para que esses atletas alcancem seus sonhos. Um exemplo disso é o projeto Sprint Social – Paratletismo & Atletismo de Inclusão, que proporciona uma nova perspectiva de futuro, através do esporte, para mais de 150 atletas e paratletas. O projeto surgiu em 2005 com o propósito de treinar crianças e adolescentes. Na época, recebeu o primeiro nome “Seninha Atletismo”, por causa do fundador, Daniel Sena, professor de educação física há dezenove anos.
out 17, 2024 | Emprego
A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) completa 21 anos em um Estado muito diferente daquele em que foi criada. Mato Grosso do Sul tinha um universo de 7,9% de desempregados em 2003, segundo dados da Rede Interagencial de Informações para a Saúde do DataSUS (Governo Federal).
Já no segundo trimestre desse ano, o índice caiu para 3,8%, sendo o terceiro menor do Brasil, de acordo com a PNADC-T (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quando o percentual de desempregados fica abaixo de 4%, os economistas consideram aquela região em situação de pleno emprego.
Nesse sentido, a Funtrab ajusta o foco de atuação e passa a priorizar a capacitação de trabalhadores para preencher as ofertas de empregos existentes e fazer a conexão entre as empresas que precisam empregar com as pessoas que buscam uma colocação no mercado ou melhorar seu nível de vida em um emprego com salário maior.
Nessa quarta-feira (16), a diretora presidente da Funtrab, Marina Dobashi, e o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo do Governo do Estado, Thaner Nogueira, apresentaram ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o Plano Estratégico Setorial da Fundação.
O evento aconteceu na sede da Funtrab, na rua 13 de Maio, Centro de Campo Grande, com participação dos servidores que participaram ativamente na elaboração do documento. O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Esaú Aguiar Neto, também estava presente.
O Plano foi construído ao longo de três meses, explicou Dobashi. Foram realizadas seis oficinas com os servidores da Fundação para que definissem elementos importantes do planejamento, como a missão, visão, valores e objetivos.
Nessa nova ótica de ação, a Funtrab tem a missão de “conectar pessoas e instituições por meio da promoção das políticas de trabalho, emprego e renda” e persegue o ideal de “ser reconhecida como uma instituição pública de excelência na aplicação e monitoramento das políticas do trabalho, contribuindo para a transformação social” de Mato Grosso do Sul.
Para tanto, os servidores concordam em conduzir suas ações com ética, compromisso, transparência, organização, conhecimento e capacidade técnicas, empatia, gestão inovadora, inclusão e respeito. Sobre esses pilares foi desenvolvido o Plano de Estratégico Setorial da Funtrab, que tem 10 objetivos e cada um com uma série de ações para serem atingidos, tudo em conformidade com o PPA (Plano Plurianual), demais metas e estratégias de gestão do Governo do Estado, explicou Nogueira.
O secretário Jaime Verruck cumprimentou a diretoria da Funtrab e a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo pelo direcionamento que o Plano contém.
“Há vagas [de emprego] sobrando e a Funtrab precisa fazer essa conexão. Precisa liderar também o processo de melhoria de renda dos trabalhadores. Temos 13% de mulheres habilitadas ao mercado de trabalho que não estão empregadas porque não têm com quem deixar seus filhos. Precisamos de mais creches para favorecer essas mulheres”, disse Verruck.
O Planejamento Estratégico elevou a régua – continuou o secretário – e a Funtrab precisa, agora, ajustar sua estrutura para corresponder ao novo papel que se dispõe a exercer. Verruck considerou fundamental o processo de elaboração do plano, partindo dos anseios e da visão dos servidores,”de baixo para cima”, o que aumenta a chance de êxito.
“É momento para mudar o patamar de relevância da Fundação dentro da gestão estadual. Muitas metas estabelecidas serão cumpridas, outras não, e vocês precisam discutir por que isso aconteceu. Esse é o processo fundamental de planejamento estratégico. Tenho certeza que essa reavaliação será permanente”, concluiu.
João Prestes, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda
out 16, 2024 | Emprego
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu inscrições para o II Processo Seletivo de Estagiários e Residentes, com prazo até 27 de novembro de 2024. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).
Os interessados devem acessar o site da Fapec para realizar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa até o dia 28 de novembro de 2024. O valor da inscrição vai de R$ 20,00 a R$ 80,00, de acordo com o nível de formação.
Estão sendo oferecidas vagas para estudantes de ensino médio e superior, além de bacharéis e graduados em diversas áreas. As oportunidades incluem estágios para alunos do 1º e 2º anos do ensino médio e para estudantes de graduação em cursos como Administração, Direito, Engenharia, Comunicação, e Tecnologia da Informação, entre outros.
A carga horária para os estagiários de nível médio é de 20 horas semanais, com bolsa-auxílio de R$ 782,73. Para os estagiários de nível superior, a carga horária varia de 20 a 25 horas semanais, com bolsa de R$ 1.035,16.
Os residentes, que atuarão em diversas áreas de conhecimento, terão uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa de R$ 2.178,00.
As provas serão realizadas no dia 15 de dezembro de 2024 em várias cidades do estado, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. As avaliações serão objetivas e discursivas, conforme a área de interesse do candidato.
Pedidos de isenção
Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição se amparados por leis estaduais específicas, como a Lei Estadual n° 2.557 para desempregados, a Lei Estadual nº 2.887 para doadores voluntários de sangue, e a Lei Estadual nº 5.386 para eleitores convocados pela Justiça Eleitoral. O pedido de isenção deve ser feito no site da FAPEC entre 16 e 27 de novembro de 2024.
Para mais informações, os interessados devem acessar o edital completo no site da FAPEC
Serviço:
Período de inscrições: 16 de outubro a 27 de novembro de 2024
Prova: 15 de dezembro de 2024
Inscrições: www.fapec.org/concursos
Bolsa-auxílio: De R$ 782,73 a R$ 2.178,00
ASSECOM/MPMS
set 22, 2024 | Emprego
As empresas com mais de cem empregados são obrigadas, por lei, a contratar pessoas com deficiência. Em Mato Grosso do Sul, apenas metade das vagas para PcDs estão preenchidas. Atualmente, estão no mercado de trabalho formal 3.208 pessoas com deficiência, mas se as 449 empresas do Estado cumprissem a cota prevista na Lei 8.213/91, as contratações poderiam chegar a 6.423 ocupações, segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de MS.
O levantamento, de julho deste ano, também mostra o perfil dos profissionais sul-mato-grossenses. A maioria, 1.497 trabalhadores, possui deficiência física, seguida de deficiência visual (703 pessoas), deficiência auditiva (684 pessoas), deficiência mental (298 pessoas) e deficiência intelectual (169 pessoas). As funções mais comuns são nos serviços administrativos (1.053 pessoas), comércio (704 pessoas) e produção de bens e serviços industriais (624 pessoas).
Outra fonte de dados, a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que houve um aumento de 37% nos vínculos de empregos formais de pessoas com deficiência no Brasil, entre 2014 e 2021. O número passou de 381.322 para 521.434. Já a média salarial nacional é de R$ 3.315 e, no Mato Grosso do Sul, de R$ 3.620.
Justiça do Trabalho
A demanda de processos trabalhistas de pessoas com deficiência tem aumentado nos últimos anos. Em 2023, as Varas do Trabalho de Mato Grosso do Sul receberam 97 processos de pessoas com deficiência. Em 2013, o número era de apenas 30. Só este ano, já são 51 novas ações trabalhistas envolvendo PcDs, segundo a Secretaria Judicial do Processo Eletrônico.
Além de julgar ações envolvendo trabalhadores com deficiência, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) também possui reserva de vagas nos concursos públicos. Atualmente, são 28 servidoras e servidores com deficiência, além de um estagiário.
Uma delas é a Célia Rodrigues Ferreira Nascimento, servidora há 18 anos do TRT/MS. “Quando você tem uma deficiência, já é uma barreira. Você tem que estar provando o tempo todo para as pessoas a sua capacidade, porque, queira ou não, sempre vai existir o preconceito”, afirma Célia, que nasceu com uma deficiência física. Ela conta que sempre sonhou em ser funcionária pública e estudou muito para passar num concurso. Emocionada, ela relembra o dia em que recebeu a ligação que mudaria sua vida. “Eu lembro até hoje e me emociono quando penso no momento em que recebi a ligação. Foi a Marlene, que também era deficiente. Ela me ligou e disse: ‘Célia, você vai ser nomeada, você precisa apresentar a sua documentação’. E acrescentou: ‘Você tem noção de que sua vida mudou?’”.
Casada e mãe de dois filhos, Célia deixa uma mensagem para as pessoas com deficiência: “Eu quero dizer para quem tem alguma deficiência que isso não é nada. É preciso lutar pelos sonhos, pois a capacidade não depende da ausência de um membro, mas da sua força de vontade”.
Edroaldo Fernandes de Aquino, assim como Célia, dedicou parte de sua vida ao serviço público. Servidor do TRT/MS desde 2010, ele é responsável pela folha de pagamento de mais de 900 pessoas, entre servidoras, servidores, magistradas, magistrados, ativos e inativos, estagiárias, estagiários e pensionistas.
A deficiência física, causada pela poliomielite, nunca o impediu de estar à frente de ocupações de destaque. Ele começou sua carreira em um escritório de contabilidade, graduou-se em Ciências Contábeis e, depois que terminou a faculdade, foi convidado por um colega para trabalhar em uma indústria. Começou como contador júnior e, quando saiu da empresa para tomar posse no TRT/MS, já era coordenador de controladoria.
Pai de dois filhos, Edroaldo casou-se muito jovem. Ele conta que seu principal hobby é pescar com a família e compartilha as dificuldades que teve que vencer. “A minha principal barreira foi a locomoção. E, das pessoas, às vezes sempre há uma desconfiança a mais. Eu sempre usei essa desconfiança como motivação para provar que eu posso e que essa questão não faz diferença. Então, o que a gente precisa, na verdade, é de oportunidades”.
Conscientização
Para conscientizar a sociedade sobre a capacidade das pessoas com deficiência, promover a inclusão e garantir seus direitos, foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PcD), celebrado em 21 de setembro. A data não é apenas um momento de reflexão, mas também de ação, promovendo a visibilidade das questões enfrentadas por essas pessoas e a necessidade de políticas públicas que garantam sua plena participação em todos os aspectos da vida social.
Na foto: Célia Rodrigues Ferreira Nascimento é servidora há 18 anos do TRT/MS.