mar 26, 2021 | Destaques

Em Caracol, PM, Corpo de Bombeiro e Vigilância Sanitária intensificam ações de fiscalização às medidas de prevenção à Covid-19
A Vigilância Sanitária de Caracol, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, realizam fiscalização no município para se fazer cumprir, além dos decretos e protocolos higiênicos sanitários já existentes, o mais novo decreto estadual que trata da intensificação de esforços para combate ao coronavírus, com medidas restritivas em relação a horários e funcionamento de estabelecimentos de diversos ramos de atividades.
“Ontem à noite já foi iniciado as fiscalizações. A Vigilância Sanitária do Município de Caracol, em parceria com a PM
e Corpo de Bombeiro, percorreram as ruas fiscalizando o cumprimento das novas restrições.
A ação tem como estratégia de intensificar a obrigatoriedade de obediência às normas à noite. “
O prefeito Neco Pagliosa usou a rede social para pedir que as pessoas precisam continuar os cuidados preventivos, para que possamos juntos, fazer nosso papel de gestor e não prejudicar o comercio local. Queremos conscientizar toda a população de que estamos preocupados e pedimos a colaboração de todos, pois o decreto e para tentar diminuir o impacto da pandemia, nos temos que fazer a nossa parte e a prefeitura também ira fazer, e que nos possamos todos juntos vencer esse momento, frisou Neco.

Fotos e informações de Alexandre Arruda – Assessoria de Comunicação
mar 25, 2021 | Destaques
Pelo quarto dia seguido o município e a população de Tacuru choram com a perda de personalidades queridas e de destaque na sociedade local para a covid-19.
O radialista e locutor de rodeios Vinicius Menegaz, 35 anos, morreu no final da tarde dessa quarta-feira, após dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na cidade de Corumbá, para onde foi levado após ter o quadro de saúde agravado por conta do contágio pelo novo coronavírus.
Com voz padrão e talento promissor, Menegaz era destsaque na narração de montarias sobre touros e cavalos, em rodeios da região sul do Estado de Mato Grosso do Sul, como aconteceu na Expobai, a Exposição de Amanbai.
Nos últimos dias Tacuru chorou as perdas do tesoureiro da Prefeitura – Clodomiro Otano e o presidente da Câmara Munucipal – Paulo Mello (morto nesta terça-feira) e hoje lamenta a morte do radialista e locutror de rodeio Vinicius Menegaz, todos atiingidos pela Covid 19.
mar 23, 2021 | Destaques
São mais de R$ 110,7 milhões de resultado em 2020 que voltam para a comunidade, incentivando o desenvolvimento local
A Sicredi Centro-Sul MS – instituição financeira cooperativa – proporciona um modelo diferenciado para os seus associados, que preza pela transparência na gestão e o relacionamento. E um destes diferenciais cooperativistas é a distribuição dos resultados produzidos a cada ano com os seus associados. Em 2020, a Sicredi Centro-Sul MS obteve o resultado de R$ 110,7 milhões, correspondente ao saldo positivo nas operações financeiras realizadas por todos os associados da Cooperativa durante o ano.
Nesta segunda-feira, dia 22, a Cooperativa creditou na conta dos associados o valor referente à divisão dos resultados, proporcional ao volume de suas operações realizadas do exercício de 2020. Esta decisão ocorreu de acordo com a deliberação dos próprios associados durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada por videoconferência,no dia 19, com os coordenadores e suplentes dos 78 núcleos, que representam todos os associados da Cooperativa.
Conforme a aprovação em Assembleia, as divisões do resultado foram creditadas 50% do valor em conta poupança e 50% em cota capital. Entre o grande destaque, tem-se novamente a poupança, em que se manteve a decisão dos associados em distribuir 2% sobre o saldo médio da poupança, o que representa quase100% do rendimento médio anual. Já os depósitos a prazo, também foram aprovados a distribuição de 2% sobre o saldo médio, o que representa também uma rentabilidade próximo a 100% do CDI líquido (descontado o IR)de 2020.
Além disso, os associados da Cooperativa já haviam recebido mais de R$ 5,5 milhões referente aos juros ao capital em dezembro de 2020. O restante desta distribuição, de acordo com definições estatutárias e aprovação em Assembleia, foi destinado a Reserva Legal, utilizado para dar mais solidez à Cooperativa, ao Fundo de Expansão e Contingência e ao Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), usado para prestação de assistência aos associados, seus familiares e aos colaboradores.
Além disso, também, foram direcionados 1% do resultado para o Fundo Social, o representa mais de R$ 1,1 milhão, que serão direcionados para projetos voltados à área de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Segurança, reforçando o comprometimento social da Cooperativa. E, mais 1% foi doado para o Hospital de Amor, para custeio de manutenção da unidade móvel que está percorrendo os municípios da região, trabalhando no diagnóstico e prevenção do câncer.
Crescimento
Em 2020, a Sicredi Centro-Sul MS obteve o resultado positivo de R$ 110,7 milhões, o que representa o crescimento de 4,23% em relação ao ano anterior. No fechamento do ano, a Cooperativa atingiu a marca de R$ 3 bilhões de ativos e patrimônio líquido de R$ 563,3 milhões, uma expansão de 50% e 14%, respectivamente, em relação a 2019.
Outro grande destaque foi na carteira de poupança, fechando o ano em R$ 536 milhões, o que representa o crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Além disso, em 2020, a carteira de crédito alcançou a marca de R$ 2 bilhões, um aumento de25% em relação a 2019.
De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, uma instituição financeira cooperativa forte é capaz de promover mudanças na região onde atua. “O grande impacto local é resultado do fluxo de recursos financeiros que gira na comunidade onde estamos presentes. A partir da relação de parceria, nossos associados e nossa Cooperativa crescem juntos e, por consequência, a comunidade também usufrui dessa relação”, ressalta.
Participação
“É este ciclo virtuoso que faz com que os associados invistam cada vez mais na Cooperativa, contribuindo para uma disponibilidade de recursos ainda maior para apoiar outros associados. Mais uma vez, apresentamos o balanço com resultados positivos. Isso reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido, focado nas bases do cooperativismo de crédito, com a participação dos associados, que contribuem para o crescimento sustentável de todos”, completa o presidente.
Conforme Giorgio Martins Bonato, diretor executivo da Sicredi Centro-Sul MS, a participação dos associados é o que alimenta o círculo de ajuda mútua levando em conta suas movimentações durante o ano. “Buscamos fortalecer o relacionamento próximo e o cooperativismo com os nossos associados. Isto permite que a Cooperativa esteja presente nas suas vidas, conheça os objetivos pessoais, profissionais e compreenda as suas necessidades. Desta forma, podemos disponibilizar soluções responsáveis para ajudá-los a prosperar e, assim, gerar desenvolvimento local e contribuir para o crescimento do associado, da Cooperativa e da comunidade”, afirma Bonato.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 30municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina. Atualmente, são mais de 92 mil associados atendidos pela Cooperativa.
mar 22, 2021 | Destaques
Jardim (MS) – Por volta das 15h15min de sexta-feira (19), uma guarnição de serviço da Polícia Militar realizava policiamento ostensivo e preventivo, durante ações da “Operação Hórus”, no perímetro urbano do distrito de Boqueirão, quando avistou um veículo Fiat Cargo, de cor branca, que seguia no sentido Bela Vista / Jardim.
O condutor do veículo, ao avistar a viatura policial, diminuiu, bruscamente, a velocidade, levantando a suspeita de que pudesse estar transportando algo de ilícito.
Logo, os policiais procederam à abordagem e localizaram 18 caixas de cigarros de origem estrangeira, em meio a diversos sacos de carvão, acondicionados no compartimento de bagagens. No interior do veículo foi localizado, também, um rádio portátil.
O condutor relatou que adquiriu os produtos em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levaria até a cidade de Corumbá. Ele disse, ainda, que havia outro homem, em um veículo Toyota Corolla, de cor prata, realizando o “serviço de batedor”. Com o apoio de uma guarnição de serviço da PM em Jardim, foi possível a abordagem do outro suspeito, que confessou que receberia a quantia de R$1.000,00 (mil reais), pelo “serviço”.
Diante dos fatos, os dois indivíduos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal, em Ponta Porã, juntamente com os cigarros, veículos e cédulas de dinheiro (nacional e estrangeiro) apreendidas, para as providências cabíveis.
mar 22, 2021 | Destaques
Para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 na população de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja convocou prefeitos e secretários de saúde de todo o Estado para um mutirão de imunização. “Não deixem vacinas paradas”, pediu ele nesta segunda-feira (22) em transmissão ao vivo nas redes sociais.
Segundo Reinaldo Azambuja, mutirões de vacinação ocorrerão em todo o Brasil. As ações seguem planejamento do Fórum de Governadores de combate à pandemia de Covid-19. “Tomamos essa decisão para usar todo o estoque de vacinas. Com isso, aumentamos o número de pessoas protegidas e criamos uma base de vacinação”, destacou.
O governador reforçou que existe um cronograma nacional de entrega de imunizantes para todas as unidades da federação e disse que um “grande volume” será enviado a Mato Grosso do Sul. “Queremos pedir: conforme recebemos essas doses, fazemos transferência para os municípios. Pegue e vacine, amplie a segunda dose, não deixem na geladeira”, falou.
Em nove remessas, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 420,3 mil doses de imunizantes contra a Covid-19. O Estado tem obtido bons números de vacinação, segundo o consórcio de veículos de imprensa, e ocupa o 3º lugar no ranking dos que mais vacinaram as pessoas com a 1ª dose. São 189.317 pessoas (9,1% da população).
No comparativo da aplicação das duas doses, Mato Grosso do Sul é o segundo estado que mais vacinou contra a Covid-19. Aqui, 80.681 pessoas receberam as duas doses de imunizantes, o equivalente a 3,9% da população. Em primeiro lugar neste ranking aparece o Amazonas com 4% da população vacinada (114.522 pessoas).
Medida restritivas
Também em transmissão nas nas redes sociais, o governador falou sobre as medidas mais restritivas impostas em Mato Grosso do Sul na última semana. Ele destacou que as medidas serão passageiras, disse da importância de cada município nesse processo e chamou a atenção para o colapso da saúde nos sistemas hospitalares de Mato Grosso do Sul.
“Estamos dosando o funcionamento das atividades econômicas com os atendimentos em saúde. Por isso tomamos decisões que podem parecer prejudiciais. Neste momento, o isolamento é a melhor precaução. Entendemos as preocupações do segmento econômico, mas é necessário, não temos outro remédio”, pontuou Reinaldo Azambuja.
No boletim epidemiológico de hoje, Mato Grosso do Sul confirmou 669 novos casos de Covid-19 e registrou 28 mortes. Os números de pessoas em tratamento preocupa. Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende, 160 pessoas aguardam na fila de espera por leitos de clínicos e de UTI em todo o Estado, 124 delas em Campo Grande.
Boletim SES aqui.
Bruno Chaves, SES
Foto: Edemir Rodrigues