mar 27, 2026 | Porto Murtinho
Pensar o futuro de uma cidade é, antes de tudo, ter coragem de buscar novos caminhos no presente. Foi com esse olhar que o prefeito Nelson Cintra participou, em Curitiba (PR), do Missão de Prefeitos – Smart City, uma agenda estratégica que reuniu lideranças municipais do Mato Grosso do Sul em uma imersão voltada à inovação, ao planejamento urbano e à modernização da gestão pública. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae/ MS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc, com apoio da Assomasul, dentro das ações do programa Cidade Empreendedora.
Ao lado de representantes de 26 municípios sul- -mato-grossenses, sendo 18 prefeitos, o prefeito Nelson Cintra acompanhou experiências bem-sucedidas que mostram, na prática, como a tecnologia, a sustentabilidade e a eficiência administrativa podem melhorar a vida da população e fortalecer o desenvolvimento local. Entre os dias 22 e 26 de março, a comitiva participou de visitas técnicas e de uma ampla programação voltada à construção de cidades mais humanas, inteligentes e preparadas para os desafios do presente e do futuro.
Na segunda-feira (23), a comitiva participou de uma recepção promovida pelo Instituto iCities, organizador do evento, em agenda realizada no restaurante Madalosso. Na ocasião, os gestores acompanharam a palestra “O que levou Curitiba a ser a cidade mais inteligente da América”, ministrada por Dário Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Durante a apresentação, foram destacadas iniciativas que consolidaram a capital paranaense como referência em tecnologia, mobilidade urbana, sustentabilidade e inovação na gestão pública.
Ainda no dia 23, a programação incluiu visitas técnicas ao Instituto Jaime Lerner, com foco em planejamento urbano e no legado de um dos principais nomes da transformação de Curitiba em referência internacional, à Fazenda Urbana Cajuru, espaço pioneiro no Brasil voltado à educação para a agricultura urbana, e ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), referência nacional no desenvolvimento e na implementação de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação para a gestão pública.
Já na terça-feira (24), os participantes conheceram de perto outras experiências adotadas em Curitiba, entre elas o Bonde Digital, apresentado como uma tecnologia chinesa de mobilidade urbana, e iniciativas ligadas ao programa Lixo Zero, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação destaca a destinação adequada de resíduos sólidos aliada à conscientização ambiental da população, com ênfase em atividades educativas e no fortalecimento das associaPor Assessoria ções de catadores que atuam na triagem e comercialização de recicláveis.
Na quarta-feira (25), a comitiva acompanhou a programação da Smart City Expo Curitiba 2026, considerada pela organização da missão o maior evento de cidades inteligentes das Américas. Ao longo do dia, os gestores participaram de palestras e painéis sobre tecnologia, cidades sustentáveis, mudanças climáticas, governança, transformação digital e inovação, além de conhecerem soluções disponíveis no mercado voltadas ao apoio da administração municipal.
Também no dia 25, houve um encontro com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, no gabinete Smart do evento. Na oportunidade, os representantes de Mato Grosso do Sul puderam conhecer intervenções urbanas, programas da capital paranaense e trocar experiências sobre gestão pública, inovação e planejamento urbano. A agenda reforçou o caráter prático da missão, voltado a contribuir com os municípios participantes e ampliar a visão dos gestores sobre soluções que podem ser adaptadas às realidades locais.
Mais do que participar de um grande evento, a missão proporcionou uma verdadeira troca de experiências. A programação incluiu visitas ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), referência nacional em soluções de tecnologia para a gestão pública; ao Instituto Jaime Lerner, que preserva o legado de um dos maiores nomes do planejamento urbano brasileiro; além da Fazenda Urbana Cajuru e de iniciativas ligadas ao programa Lixo Zero, que destacam práticas de educação ambiental, agricultura urbana e destinação adequada de resíduos sólidos.
Para Porto Murtinho, a participação do prefeito Nelson Cintra na Missão de Prefeitos – Smart City tem valor estratégico em um momento decisivo para o futuro do município. Porta de entrada da Rota Bioceânica no Brasil, a cidade se prepara para uma nova realidade de integração internacional, com a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta em fase final, obras de acesso pela BR-267 e estruturação de um complexo aduaneiro que deve ampliar a circulação de pessoas, mercadorias, investimentos e oportunidades. A rota liga Mato Grosso do Sul ao Paraguai, à Argentina e aos portos do norte do Chile, consolidando um novo eixo logístico e econômico para a região.
mar 23, 2026 | Porto Murtinho
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, esteve presente nesta quinta-feira (19) no lançamento do programa MS Trifásico, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul que promete ampliar a infraestrutura de energia elétrica no campo e impulsionar a agricultura familiar em diferentes regiões do Estado. A agenda reuniu autoridades estaduais, representantes do setor produtivo e lideranças municipais em torno de uma proposta considerada estratégica para o desenvolvimento rural.
Anunciado pelo Governo do Estado, o programa prevê a expansão da rede de energia trifásica em áreas rurais, com meta de implantação de 2 mil quilômetros de rede até 2028. A iniciativa deverá beneficiar cerca de 15 mil moradores de 74 assentamentos em 17 municípios, sendo que mais de 7 mil pessoas já devem ser atendidas nesta primeira etapa. O investimento conjunto é de aproximadamente R$ 172 milhões, em parceria com a Energisa.
A presença do prefeito Nelson Cintra no evento reforça o alinhamento de Porto Murtinho com pautas que tratam do desenvolvimento regional, da valorização do homem e da mulher do campo e do fortalecimento de políticas públicas voltadas à produção rural. A ampliação do acesso à energia de qualidade representa um avanço importante para que pequenos produtores tenham mais condições de expandir suas atividades, melhorar a produtividade e agregar valor ao que produzem.
Durante o lançamento, o governador Eduardo Riedel destacou que o programa tem potencial para transformar a realidade de milhares de famílias, ao permitir mais eficiência na produção e criar novas oportunidades no meio rural. Conforme a matéria oficial do Governo do Estado, o foco da ação está especialmente na agricultura familiar, incluindo assentados, comunidades indígenas e quilombolas, enfrentando uma desigualdade histórica relacionada ao acesso à energia com capacidade adequada para a produção.
Além do lançamento do MS Trifásico, a agenda também contou com a autorização de uma nova etapa do Programa Pró-Fertiliza, executado pela Agraer, com investimento de R$ 5 milhões para o transporte de insumos destinados a cerca de 1.200 agricultores familiares. Também houve entrega simbólica de veículos e kits fotovoltaicos voltados ao fortalecimento do extrativismo sustentável e dos sistemas agroflorestais.
A agenda evidencia o compromisso do poder público com ações estruturantes que impactam diretamente a vida no campo. Ao prestigiar o lançamento, o prefeito Nelson Cintra acompanha de perto iniciativas que dialogam com o desenvolvimento sustentável, a inclusão produtiva e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, temas que seguem ganhando espaço nas discussões sobre o futuro dos municípios sul-mato-grossenses.
mar 13, 2026 | Porto Murtinho
No último sábado, dia 7 de março, foi realizada a formatura de incorporação dos novos soldados do Exército Brasileiro, marcando o início da jornada dos jovens que passam a integrar a organização militar e assumem o compromisso de servir à pátria com disciplina, dedicação e espírito de equipe.
A cerimônia aconteceu na 2ª Companhia de Fronteira de Porto Murtinho e simbolizou um momento de grande significado para os jovens incorporados, que iniciam sua trajetória militar pautada em valores como respeito, coragem, responsabilidade e compromisso com o país.
O evento representa também uma etapa importante na formação dos novos militares, que passam a fazer parte da estrutura do Exército Brasileiro e iniciam o período de treinamento e preparação para o serviço militar.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, e a secretária municipal de Saúde, Rita Padilha, que acompanharam esse momento marcante na vida dos jovens e reforçaram a importância do serviço prestado pelas Forças Armadas à sociedade.
A presença das autoridades municipais demonstra o reconhecimento da administração pública à relevância do trabalho realizado pelo Exército Brasileiro e ao compromisso assumido pelos novos soldados em servir e proteger a nação.
mar 13, 2026 | Porto Murtinho
A Prefeitura de Porto Murtinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de terça-feira (03), às 7h30, no Posto de Saúde do Centro, a campanha de vacinação contra a dengue voltada aos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e à equipe da Vigilância Sanitária do município. A ação integra as iniciativas da gestão do prefeito Nelson Cintra para fortalecer a prevenção e a proteção dos profissionais que atuam diretamente no cuidado com a população.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rita Padilha, a vacinação é uma medida importante para garantir mais segurança aos trabalhadores que estão diariamente na linha de frente das ações de saúde no município.
A campanha teve como objetivo reforçar a proteção desses profissionais, que desempenham papel fundamental no combate e na prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além de realizarem atividades de orientação, monitoramento e acompanhamento das famílias nas comunidades.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da saúde pública e com a valorização dos profissionais que atuam diretamente na promoção do bem-estar da população murtinhense.
Cuidar de quem cuida é essencial para fortalecer a rede de saúde e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e seguro para todos.
mar 12, 2026 | Porto Murtinho
O município de Porto Murtinho recebeu, nessa terça-feira (10), o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), instrumento estratégico que orienta ações voltadas ao fortalecimento da economia local, estímulo ao empreendedorismo e melhoria da qualidade de vida da população. A iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a administração municipal.
O evento reuniu mais de 100 participantes, entre lideranças locais, representantes do poder público, empresários, instituições e membros da sociedade civil para apresentar o planejamento que irá orientar o desenvolvimento do município nos próximos anos.
Para o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, o município vive um momento decisivo de preparação para um novo ciclo de desenvolvimento. “Estamos empenhados em um trabalho intenso de preparação. A chegada da Rota Bioceânica representa um momento estratégico para Porto Murtinho e estamos investindo em infraestrutura, educação e saúde para acompanhar esse crescimento. Nosso objetivo é transformar Porto Murtinho em um município ainda mais próspero e relevante para o Brasil e para a América do Sul”, afirmou.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, acredita no crescimento da relevância do município não apenas no país, mas em toda a América do Sul
Segundo o secretário estadual da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, o plano permite estruturar uma visão de longo prazo para o município. “Porto Murtinho vive uma mudança histórica com a Rota Bioceânica. Antes vista como uma região de fronteira, a cidade passa a se posicionar como porta de entrada e saída do Brasil para novos mercados internacionais. O papel do planejamento é justamente preparar o município para aproveitar esse novo cenário de desenvolvimento”, explicou.

Para o secretário estadual da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, com a Rota Bioceânica, Porto Murtinho vive momento de mudança histórica
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, ressaltou que o Plano de Desenvolvimento Municipal nasce de um esforço coletivo para pensar o futuro da cidade e aproveitar as novas oportunidades econômicas que surgem com a integração regional. “Porto Murtinho já vem refletindo sobre o seu futuro em diferentes edições do programa Cidade Empreendedora. O PDM é justamente essa oportunidade de a sociedade discutir para onde quer ir. O município passa a ocupar uma posição estratégica com a Rota Bioceânica e pode ampliar outras vocações econômicas, como o turismo e novos serviços ligados à logística e ao comércio internacional”, destacou.

Para diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a integração regional de Porto Murtinho vem acompanhada de novas oportunidades econômicas
Entre os objetivos estratégicos definidos no PDM está a consolidação de um Polo Logístico no município, considerando a posição estratégica de Porto Murtinho na rota internacional de comércio. O plano também prevê ações para valorizar e diferenciar a produção local por meio de selos de origem territorial, fomentar agroindústrias de base comunitária e sustentável, e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação, ampliando oportunidades de geração de renda e desenvolvimento econômico.
Planejamento urbano e atração de investimentos
A preparação do município para esse novo cenário também envolve a atualização de instrumentos de planejamento urbano, como o Plano Diretor e a reorganização do zoneamento da cidade.
Durante o lançamento do PDM, a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), Berenice Maria Domingues, apresentou reflexões sobre a importância desses instrumentos para a atração de investimentos. Para ela, o Plano Diretor, o planejamento urbano e os planos de desenvolvimento demonstram organização institucional e segurança jurídica para investidores, fatores decisivos para que empresas avaliem a viabilidade de se instalar em uma cidade.
A discussão ocorre em um momento em que Porto Murtinho se prepara para receber novos investimentos ligados à logística e ao comércio internacional, incluindo a estruturação de serviços como alfândega, presença da Receita Federal e outras infraestruturas necessárias para atender à movimentação econômica gerada pela Rota Bioceânica.
PDM de Porto Murtinho
Voltado à promoção do desenvolvimento local e à melhoria da qualidade de vida da população, o programa Cidade Empreendedora reúne um conjunto de ações que fortalecem a gestão pública e impulsionam o crescimento dos pequenos negócios. Dentro dessa estratégia, o PDM funciona como a principal ferramenta de orientação para o município, apresentando um diagnóstico do território, projetos prioritários, indicadores e diretrizes para monitorar as ações.
Porto Murtinho ingressa no programa pela terceira vez. A primeira adesão ocorreu em 2021 e o município também participou do ciclo de expansão em 2023. Agora, passa a integrar a modalidade Excelência, que prevê acompanhamento mais amplo e ações estruturantes até 2028.
Para a assessora de projetos da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Vivian Cruz, o plano representa um marco importante para orientar as decisões de desenvolvimento do território. “O PDM se transforma em uma ferramenta essencial para orientar Porto Murtinho no caminho que queremos seguir. O poder público, os empresários e a sociedade civil têm o desejo de avançar, mas precisamos de um norte. O plano ajuda a organizar prioridades e unir esforços para aproveitar as oportunidades que surgem com a Rota Bioceânica”, afirmou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
fev 26, 2026 | Porto Murtinho
Em cerimônia realizada na cidade de Campo Grande, o município de Porto Murtinho conquistou novamente o Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento, reconhecimento que destaca a excelência dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor no apoio aos micro e pequenos empresários.
Participaram do momento a Vice-Prefeita Dra. Andreara Castro, Patrícia Moreira, ex-Gerente de Desenvolvimento do SEBRAE – Sala do Empreendedor e atual Secretária Municipal de Turismo, Regiane Mongeló, atendente da Sala do Empreendedor, Fábio Fonseca, mobilizador do Projeto Cidade Empreendedora, e Fabrícia Neri, consultora do SEBRAE.
A conquista reforça a qualidade do atendimento oferecido aos empreendedores e o compromisso do município com o fortalecimento do desenvolvimento econômico local.
A Gestão Municipal, em nome do prefeito Nelson Cintra, parabeniza todos os colaboradores da Sala do Empreendedor pelo empenho e dedicação, que mais uma vez colocam Porto Murtinho como referência em atendimento ao empreendedor.