(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Junho de 2026
Sisu abre inscrições dia 11 de janeiro com 228 mil vagas

Sisu abre inscrições dia 11 de janeiro com 228 mil vagas

Agência Brasil

Sisu abre inscrições dia 11 de janeiro (Foto: Divulgação )

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2016. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro e irão até o dia 14. O número aumentou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 205,5 mil vagas.

O número de instituições participantes também aumentou. Eram 128 em 2015.

Pode participar o estudante que participou da edição de 2015 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. O edital desta edição do Sisu foi publicado no Diário Oficial da União do dia 30 de dezembro de 2015.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, de acordo com o MEC.

Sicredi apoia a ação “Os Bebês da Virada”, da Icatu Seguros

Bebês que nascerem na virada do ano ganharão plano de previdência com R$ 2016

Pelo segundo ano consecutivo, a Icatu Seguros vai ajudar os brasileiros a darem o pontapé inicial no planejamento do futuro dos seus filhos. E o Sicredi, instituição financeira cooperativa, apoia a ação, que dará aos bebês que nascerem no Brasil, de parto normal, entre 0h e 2h do dia 01 de janeiro de 2016, gratuitamente, um plano de previdência com R$ 2016,00 investidos. Sem sorteios e sem a necessidade de cadastro prévio, para participar basta a família entrar em contato com a Icatu Seguros e apresentar a documentação pedida. E este ano a ação conta com uma grande novidade: se pai ou mãe de um bebê da virada já for cliente Icatu Seguros, a criança ainda recebe o prêmio em dobro.

A primeira edição premiou dezenas de bebês nascidos em diversos estados brasileiros nas primeiras horas de janeiro de 2015. “Vocês pensaram no futuro do Pietro por mim” – afirmou Raniele Lopes, mãe do Pietro, que nasceu à 0h46min em Itapevi (SP).

Jessica Reis, mãe da carioquinha Sophia, que veio ao mundo à 1h, contou: “Eu não sabia o que era previdência privada. Agora que eu sei, vou colocar 50 reais por mês para ela usar na faculdade”. Já para Luis Carlos Martins, pai de Maria Luisa, nascida em Tatuí (SP) à 1h, o prêmio ajudará a construir um futuro melhor para sua filha. “Eu nunca tinha pensando em fazer uma previdência para minha filha. Mas agora eu posso contribuir para que ela tenha um futuro melhor do que eu tive”- disse.

Entre os nascimentos, destaque também para história das gêmeas Eloah e Débora, de Ribeirão Preto (SP), que chegaram à 0h47min e 0h57min. O pai das meninas, André Luis, contou que a família está muito feliz e já faz planos para a festa de 15 anos: “Esse prêmio vai ajudar muito a nossa família”. O plano foi pago integralmente a cada uma.

“A primeira ação foi um sucesso e superou nossas expectativas. Premiamos bebês de todos os cantos do Brasil e milhões de pessoas foram impactadas com a mensagem de que é preciso pensar no futuro desde cedo” – afirma Aura Rebelo, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.

O diretor de Seguros, Cartões e Consórcios do Banco Cooperativo Sicredi, Cidmar Stoffel, destaca que o acesso à informação sobre este produto é muito importante para que as pessoas saibam as vantagens exclusivas que ele oferece. “A previdência privada incentiva a disciplina e, consequentemente, a educação financeira. Há inúmeras possibilidades para que a reserva acumulada se converta em segurança, rentabilidade e na manutenção do padrão de vida no futuro. Além disso, pode ser muito útil na realização de projetos de vida”, acrescenta Stoffel.

Sobre a Ação “Os bebês da virada”

A ação “Os Bebês da Virada” – www.bebesdavirada.com.br – foi pensada com o intuito de unir dois momentos que remetem ao futuro: o réveillon, período em que as pessoas repensam o ano que passou e fazem planos para o próximo que está chegando; e o nascimento de um filho, quando as pessoas também colocam uma série de expectativas para o futuro daquela vida que acabou de chegar. O projeto nasceu com o objetivo de aproveitar esses dois momentos e mostrar a todos, principalmente aos pais, que a realização dos sonhos dos filhos no futuro deve ser planejada hoje, tendo o tempo a seu favor.

“Somos uma empresa especialista em pessoas e engajada com ações que ajudem a sociedade a despertar para a importância de planejar e proteger o futuro. E essa ação traz três agentes para a construção do futuro dos pequenos: a Icatu Seguros, com o incentivo inicial; a família, com a contribuição mensal opcional; e o tempo, que é um importante aliado nos investimentos, pois quanto mais cedo começar, mais recursos você terá no final” – afirma Aura.

Você tem costume de tomar chimarrão? Entenda porque você deveria sim, ter o hábito de tomar essa bebida

Você tem costume de tomar chimarrão? Entenda porque você deveria sim, ter o hábito de tomar essa bebida

“Gostaria de saber se é mito ou verdade se tomar chimarrão após as principais refeições ele tira as vitaminas dos alimentos? Ou se ele traz algum benefício.” (Devanir)

Devanir, isso é um mito. O tradicional mate, tomado em grupo na forma de chimarrão (principalmente no sul do país) ou como tererê (no sudeste e centro-oeste), interfere na absorção de alguns nutrientes e ajuda a eliminar algumas substâncias (principalmente tóxicas) do corpo, mas não influência na absorção das vitaminas. Muito pelo contrário, o chá-mate é considerado um dos alimentos mais completos por possuir uma grande quantidade de nutrientes essenciais ao nosso corpo, como alguns alcaloides (cafeína, teofilina, metilxantina e teobromina), vitaminas (principalmente do Complexo B), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas, açúcares, lipídios, celulose, dentre outros compostos. Pesquisas apontam que os benefícios são muitos, então para quem curte um “chima” ou um tererê, pegue lá seu mate e vamos a uma lista com alguns de seus benefícios para a saúde. Confira:

1- Ajuda na queima de calorias:

Com propriedades digestivas, o mate pode auxiliar em dietas e atividades físicas. Além de dar aquela disposição para exercícios devido a cafeína, eliminando assim a fadiga, graças a outros alcaloides em sua composição (como as metilxantinas) estimulam a queima de gordura. A principal vantagem em relação a outros estimulantes, como, por exemplo, o café, é que o mate não tem o mesmo efeito colateral de irritabilidade e insônia. No entanto, deve ser evitado por hipertensos, pessoas com problemas de ansiedade grave e por pessoas com anemia, já que possui substâncias estimulantes e que absorvem o ferro.

chimarrao-a-bebida-amarga-dos-gauchos_203107

2- Controla os níveis de colesterol e a taxa de glicose no sangue

Estudos apontam que a erva mate é um grande aliado no controle do colesterol e diabetes. Inclusive, o consumo de chimarrão, associado ao remédio para colesterol alto, pode chegar a triplicar a eficiência do tratamento. A diminuição do colesterol se deve principalmente a duas substâncias encontradas no mate: as saponinas (que, dentre seus principais efeitos, está a ação anti-inflamatória) e compostos fenólicos (com forte ação antioxidante). Essas substâncias são responsáveis por bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e inibir a produção de gorduras no fígado. Os compostos fenólicos também são ótimos aliados para pessoas com diabetes, interferindo na síntese e absorção de açúcares.

3- A erva-mate tem ação diurética

Além das propriedades laxativas, as metilxatinas (cafeína e teobromina) possuem efeito diurético, o que faz com que mais água seja eliminada mais rapidamente do corpo. Por isso, o chimarrão não pode substituir a hidratação com água. Tomado quente, o chimarrão auxilia ainda mais como diurético. Por isso, apesar de ser um auxiliar para a prática de exercícios, é importante que após as atividades físicas ocorra a reposição de água.

chimarrao

4- O mate é benéfico para o sistema cardiorespiratório e nervoso

Por ser um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso o mate pode proporcionar benefícios para estados depressivos. Também auxilia na resistência muscular (e consequentemente evitando fadiga), regula e regenera algumas funções da respiração, além de ajudar na parte cognitiva, dentre outros efeitos. A erva também auxilia na “potência” de outros músculos, pois é um afrodisíaco, ajudando a combater a infertilidade e impotência.

5- Atenção aos vaidosos: a erva mate previne o envelhecimento

Por possuírem antioxidantes (como os compostos fenólicos), combatem o envelhecimento celular, tendo assim um papel importante na regeneração das células. Dessa forma, apesar de não ser uma “fonte da juventude”, o mate ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Ele também ajuda a prevenir uma das doenças mais comuns na terceira idade: a osteoporose.

Bom Devanir, como você viu, o mate tem muito benefícios e é um alimento bem completo. Não há uma quantidade estabelecida que se pode tomar durante o dia, e sendo um diurético, seus excessos serão apenas eliminados na urina. A única ressalva nesse sentido é para o seu consumo (e de qualquer outro líquido) durante as refeições, pois atrapalham o processo digestivo.

InterCement representa indústria do cimento em estudo apresentado durante a COP21

InterCement representa indústria do cimento em estudo apresentado durante a COP21

Cement used for making precast terrazzo stair treads at Precast Terrazzo Enterprises in Raleigh, North Carolina, U.S., on Friday, Nov. 17, 2009.Photographer: Jim R. Bounds/Bloomberg

Foto> Divulgação

Companhia emitiu carta reafirmando seu compromisso com a meta estabelecida na reunião

Ao lado de mais 13 líderes globais de companhias que fazem parte do Caring For Climate, José Édison Barros Franco, Presidente do Conselho de Administração da InterCement, foi o representante da indústria do cimento no estudo do Pacto Global da ONU e da Accenture apresentado durante a COP21, em Paris.

O documento revela que 91% dos líderes empresariais acreditam que mudanças climáticas são prioridade. Além disso, 54% enxergam o desafio de adaptar seus negócios como oportunidade para crescer e inovar.

Ciente do papel da indústria do cimento neste cenário, responsável por 5% da emissão de CO2 no mundo, José Édison afirma que “temos o dever e a responsabilidade de agir”. “Assim como contribuímos para a emissão de gases, temos que ser parte da solução”, afirmou o executivo.

O Presidente do Conselho da InterCement reforçou o compromisso da companhia com a agenda climática elencando suas ações. Em 2006 ratificou a “Carta da Sustentabilidade”, descrevendo as ambições e a sua visão de longo prazo nas temáticas econômicas, sociais e ambientais. Em seguida, em 2009, aderiu a “Agenda Climática”, um conjunto de nove compromissos de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Sua atual estratégia de negócios de longo prazo, revisada em 2013, a “Visão 2023”, incorpora a variável carbono e define compromissos como:

– Investimento de aproximadamente R$80 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento para implementação de projetos que visam reduzir a emissão de CO₂ em 40% até 2023.

– Aumento da substituição de combustíveis fósseis por alternativos, passando dos atuais 15%, para 43,4% até 2023. A técnica conhecida como coprocessamento oferece importante serviço ambiental, reduzindo a pegada carbônica de outras indústrias e de municípios com a destinação de resíduos;

– Aumento das adições no processo de produção de cimento de 28,2% para 40% até 2023, sustentado por forte trabalho para a aprovação de novas normas técnicas que substituam o consumo de recursos naturais e consequentemente diminuam a emissão de CO2.

Carta aberta sobre a COP21

Ainda durante o evento, a InterCement, que esteve presente na reunião em Paris, emitiu um documento reafirmando seu compromisso e atitudes visando manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2°C.

Na carta, a companhia afirma que “para alcançar esse acordo é de extrema importância lidar com um dos maiores desafios que a humanidade enfrentará no século 21, resultado das ameaças representadas pelas mudanças climáticas”.

Com relação ao que já vem realizando, a InterCement descreve que já incorporou as alterações climáticas na sua estratégia. Demonstrando sua liderança neste processo na indústria do cimento, a companhia ainda informa que está engajada, em todos os países em que atua, em desenvolver suas seus processos de produção com baixa emissão de carbono.

Por fim, a Intercement relata no documento entender que parcerias para buscar soluções são fundamentais. A companhia reforça que já tem uma atuação diferenciada, com relação à emissão de CO2 por tonelada de cimento, entre as 26 empresas do setor que compõem o Cement Sustainability Initiative (CSI), iniciativa voluntária com o apoio do Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). Sob essa mesma iniciativa, em parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável (SDSN), a InterCement, ao lado de 84 empresas globais, apoia aIniciativa para Parcerias de Tecnologia de Baixo Carbono (LCTPi), que coordenou o desenvolvimento de soluções técnicas para 9 setores industriais, utilizadas durante a COP21.

Sobre a InterCement

Com 40 fábricas de cimento e moagens e capacidade instalada de mais de 47 milhões de toneladas/ano, a InterCement está entre as dez maiores empresas internacionais de cimento do mundo e é líder nos mercados de Portugal, da Argentina, de Moçambique e de Cabo Verde, vice-líder no Brasil e no Paraguai e mantém posição de destaque na África do Sul e no Egito. Possui cerca de 9 mil colaboradores e, em 2014, comercializou 30 milhões de toneladas de cimento.

Reportagem – Thiago Santiago

Empresas terão de indenizar fotógrafo por uso indevido de imagem

Empresas terão de indenizar fotógrafo por uso indevido de imagem

A Citric Gestão de Imagem e o Unique Bar e Restaurante Ltda. foram condenados a indenizar o fotógrafo Jorg Andres Hirdes em R$ 10 mil, a título de danos morais, por terem utilizado material fotográfico de sua autoria sem o seu conhecimento e consentimento. A decisão monocrática é da desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo (foto), que reformou a sentença do juízo da 18ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, apenas para determinar que a verba sucumbencial seja suportada reciprocamente pelas partes.

Inconformada com a sentença, a Citric interpôs apelação cível alegando sua ilegitimidade passiva, pois não ter firmado nenhum contrato com o autor. Defendeu ainda, ausência de prova da ocorrência de danos morais, visto que foi induzida a praticar o ato, quando um dos sócios do restaurante lhe entregou o CD com as imagens, e que houve uma combinação entre o fotógrafo e o sócio, argumentando que, caso contrário, não se entregaria o CD com as fotografias, sem marca d’água ou travamento. Por fim, pediu a minoração da indenização e divisão dos honorários advocatícios.

Da mesma forma, o Unique Bar e Restaurante interpôs recurso alegando a inexistência de vínculo contratual ou verbal com a empresa Citric para a prestação de serviços no evento de lançamento do edifício da TCI Imobiliária. Disse que a publicação, apesar de ter sido da faixada do restaurante, a propaganda e divulgação foi única e exclusiva do empreendimento TCI. Já o fotógrafo, pediu a majoração do dano moral e o reconhecimento do dano material sofrido.

Danos Morais

A desembargadora observou que foi a Citric quem colocou em circulação a fotografia de autoria de Jorg, com o objetivo de divulgar o empreendimento, tornando-a parte legítima para compor o polo passivo da demanda. Quanto à indenização por danos morais, disse que a reprodução, utilização e disposição da obra artística depende de autorização prévia e expressa do autor, não podendo ninguém reproduzir obra que não pertença ao domínio público, sem a permissão do artista.

“Dessa forma, o argumento da empresa Citric de que recebeu o CD com as fotos para divulgação sem qualquer indicação de que pertenciam ao autor, não é idôneo para afastar seu dever de indenizar, pois, se ao receber a foto não tinha como identificar a autoria do material fotográfico, deveria ele ter encontrado meios de fazê-lo. De outra forma, omitiu-se e acabou por violar direito autoral amplamente tutelado pela legislação vigente, cujo desconhecimento, dada a natureza das atividades que exerce, não é crível ou escusável”, afirmou Nelma Branco, acrescentando que a simples ausência de menção da autoria da obra intelectual enseja o dever de indenizar.

Em relação à alegação do restaurante, de não existir vínculo contratual ou verbal com a empresa Citric, a magistrada concordou com o julgamento do juiz sentenciante, de que trata-se de responsabilidade solidária, uma vez que um dos sócios do restaurante entregou o CD de fotos consciente de que se faria a publicação de uma das fotografias para a divulgação de um empreendimento. Ademais, manteve o valor arbitrado, em R$ 10 mil, considerando que é suficiente para a finalidade compensatória do dano moral e como caráter didático-pedagógico, evitando valor excessivo ou ínfimo.

Dano Material e Honorários Advocatícios

A magistrada informou que não houve diminuição na órbita patrimonial do fotógrafo, nem influência em sua atividade profissional, sendo impossível reconhecer prejuízo material decorrente da publicação da fotografia. Portanto, como a petição inicial contém duas pretensões, indenização por danos morais e materiais, deve ser acolhido o pedido para impor a distribuição recíproca das custas e honorários. Veja decisão. (Texto: Gustavo Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte: http://www.tjgo.jus.br/

Aprovada PEC que abre janela para troca de partidos

Aprovada PEC que abre janela para troca de partidos

imagem_materia

Aprovada PEC que abre janela para troca de partidos

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (9), em dois turnos e com 61 votos favoráveis, parte da PEC 113/2015 para possibilitar que os detentores de mandatos eletivos possam deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da Emenda Constitucional, sem perder o mandato. A desfiliação, porém, não será considerada para fins de distribuição dos dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

Essa possibilidade de mudança de partido sem perda de mandato fazia parte da proposta de emenda constitucional que trata da reforma política já aprovada pelos deputados. O restante do texto, inclusive com a possibilidade do fim de reeleição para presidente, governador e prefeito, vai ser examinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), explicou que só havia consenso para que fosse votado ainda esse ano o artigo da PEC que trata da “janela eleitoral”.

Partido da Mulher

Ao defender a aprovação da proposta, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) registraram o caso do Partido da Mulher Brasileira, criado em setembro último. O PMB conta com 20 deputados, dos quais duas mulheres. A entrada no novo partido tem sido a brecha dos novos deputados para sair de suas legendas sem perder o mandato.

— A proposta significa, na prática, criarmos um instrumento constitucional para estancar a deformação do processo político brasileiro e, especialmente, o processo partidário — declarou Renan Calheiros.

Valadares também chamou atenção para o caso do PMB.

– Estou tomando conhecimento de que já são 20 deputados inscritos no Partido das Mulheres, sendo que apenas duas mulheres. Vê-se que essa foi uma manobra exclusivamente para mudar de partido. O deputado leva consigo o fundo partidário, dá prejuízo àqueles partidos que se organizaram ao longo de tantos e tantos anos, subtraindo parcelas importantes do fundo partidário — afirmou Valadares.

Liminar

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, concedeu em 10 de novembro uma liminar para restabelecer o prazo de 30 dias para que detentores de mandatos eletivos se filiem aos novos partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) imediatamente antes da entrada em vigor da Lei 13.165/2015. Esse prazo venceu nesta quarta-feira.

A lei da minirreforma eleitoral excluiu a criação de nova legenda como hipótese de justa causa para a desfiliação sem perda de mandato por infidelidade partidária.

Promulgação

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, a data de promulgação da PEC, será definida após um acordo entre os líderes partidários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)