dez 5, 2020 | Brasil
Cid Moreira, 93, anunciou que fará parte de uma rádio online, a Conhecer. “Comecei no rádio e jamais pensei que voltaria”, comentou o locutor em transmissão feita no Instagram nesta segunda-feira, 30.
Cid acumulará a função de diretor-geral da rádio Conhecer e de apresentador, à frente dos programas Crônicas e Poemas Imortais e Mensagens da Bíblia em Áudio. Além de Moreira, fazem parte da Rádio Conhecer Sérgio Azevedo e Cyro César.
Em um vídeo, explicou a ideia da rádio: “Vamos compartilhar com os ouvintes a tarefa de levar o que há de mais interessante e curioso no mundo do conhecimento.”
“Vamos falar sobre saúde, bem-estar, curiosidades, história, arte, música, literatura, ciência, tecnologia, empreendedorismo, reflexões sobre a vida e também sobre os maiores mistérios do mundo”, continuou.
Cid também destacou a intenção de ler alguns poemas no ar: “Fico até abobalhado. Isso para mim foi sensacional. Porque o poema é muito difícil, principalmente para o locutor.”
Clique aqui para acessar o site da Rádio Conhecer.
FONTE: ISTOÉ

dez 5, 2020 | Brasil
Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4) a Lei 14.107, que viabiliza a destinação de R$ 1,9 bilhão para produção da vacina de Oxford contra a covid-19. A lei é originária da Medida Provisória (MP) 994/2020, editada em agosto e aprovada pelos senadores na quinta-feira (3) sem alterações.
O crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para o Ministério da Saúde foi destinado especificamente para a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Um acordo com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) permite a transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da substância, e a meta inicial é garantir 100 milhões de doses para o Brasil.
À época da publicação da medida provisória, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que essa era a vacina que estava em estágio mais avançado, mas afirmou que o ministério estava acompanhando pesquisas para o desenvolvimento de outros imunobiológicos e que futuramente poderia firmar outras parcerias para garantir a imunização dos brasileiros.
A vacina de Oxford está em fase de testes com voluntários no Brasil e em outros países. Caso a eficácia seja comprovada, o Brasil tem o objetivo de produzir 100 milhões de doses que deverão ser distribuídas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) até o final do primeiro semestre de 2021.
Fonte: Agência Senado
dez 5, 2020 | Brasil
Na próxima terça-feira (8), às 14h, será realizado o Webinário “Expectativas e Perspectivas para as Relações de Trabalho no âmbito do Corredor Bioceânico”. A rota, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, possibilitará a circulação de profissionais pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, o que deve resultar no aumento de demandas trabalhistas.
A transmissão ao vivo será pelo canal do Youtube, pela página do Facebook e site do projeto de pesquisa e extensão “Corredor Bioceânico” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Serão abordados desafios, expectativas e impactos da rota para as relações de trabalho, com a participação de representantes da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Secretaria do Trabalho, entidades sindicais e autoridades políticas, além de aspectos históricos e situação atual do Corredor Bioceânico.
A mediação será feita pela professora e pesquisadora do projeto Corredor Bioceânico, Ynes da Silva Félix (FADIR/UFMS) e o acadêmico do curso de Direito da UFMS e bolsista do projeto, João Victor Aquino, que também vão apresentar os resultados parciais do estudo que está sendo realizado no Eixo Direito.
“Vamos apresentar um pouco do que identificamos até agora em nossa pesquisa e, principalmente, dialogar com as empresas, os trabalhadores, os sindicatos, os órgãos estatais, ouvir as expectativas e até mesmo prospectar situações que podem surgir e como encará-las”, explica a Profa. Dra. Ynes da Silva Félix.
O evento é uma ação de extensão do projeto Corredor Bioceânico da UFMS, realizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS). “Precisamos ter foco não apenas em crescimento econômico, mas sim em desenvolvimento econômico. E quando falamos em desenvolvimento estamos pensando nas pessoas, na população, e obviamente também estamos falando da massa trabalhadora que estará envolvida. Sendo assim, precisamos atuar para garantir que os trabalhadores estejam protegidos e assistidos juridicamente. E isso é um grande desafio”, avalia o deputado federal Vander Loubet.
O webinário é voltado para trabalhadores, empresas, órgãos estatais, comunidade local e pesquisadores da área. “O debate surge em momento oportuno, uma vez que acompanha a expectativa de crescimento do volume dos postos de trabalho no entorno das obras e empresas ligadas aos portos, e será importante para identificar os desafios que limitam a atuação legal, justa e equitativa na relação empregado-empregadores”, afirma o coordenador do projeto Corredor Bioceânico, Prof. Dr. Erick Wilke.
Defasagem
Na fase inicial do estudo do Eixo Direito, os pesquisadores constataram a ausência de órgãos estatais e não estatais na maioria das cidades alcançadas pela rota e indicaram a necessidade de ampliação de equipamentos jurídicos ao longo do trajeto, como Justiça do Trabalho, Secretaria do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e sindicatos patronais e laborais.
Confira a programação:
Painel 1 – às 14h
Prof. Dr. Erick Wilke – coordenador do projeto Corredor Bioceânico da UFMS
Vander Loubet – deputado federal
Heitor Miranda dos Santos – ex-prefeito de Porto Murtinho
Painel 2 – às 15h
Cleoni Bortolli Salviano – Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria de MS (FETIEMS)
Walter Vieira dos Santos – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de MS (Sinticop-MS)
Ynes da Silva Félix – Professora e pesquisadora do projeto Corredor Bioceânico
João Victor Aquino – Acadêmico do curso de Direito da UFMS e bolsista do projeto Corredor Bioceânico
Painel 3 – às 16h
Leontino Ferreira de Lima Júnior – Procurador do Trabalho (MPT)
Christian Goncalves Mendonca Estadulho – Juiz Federal da Vara do Trabalho de Jardim (TRT/MS)
Flávio Nunes – Auditor-Fiscal (SRT)
Serviço:
Webinário “Expectativas e Perspectivas para as Relações de Trabalho no âmbito do Corredor Bioceânico”
Data: 8 de dezembro (terça-feira), às 14h
Transmissão ao vivo: canal do Youtube (Projeto Corredor Bioceânico), Facebook (@projetocorredorbio) e Site (www.corredorbioceanico.ufms.br)
Por: Assessoria de Comunicação do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS
dez 4, 2020 | Brasil
Ofício do Ministério da Cidadania diz que, se cada pessoa devolver ao menos uma parcela, valor recuperado pode chegar a R$ 1,57 bilhão. Cruzamento de dados identificou irregularidades.
O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O objetivo é pedir que esses beneficiários cumpram os trâmites para devolver o dinheiro aos cofres públicos.
O Ministério da Cidadania, gestor do auxílio, estima que o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600. Os valores constam em um ofício obtido pela TV Globo.
Ao todo, o ministério prevê o envio de 4,8 milhões de mensagens de celular “considerando a possibilidade de precisarmos enviar uma mensagem de reforço para o público que não proceder com a devolução após o recebimento da 1ª SMS”.
A TV pediu informações adicionais ao Ministério da Cidadania e aguarda retorno. O Ministério da Economia confirmou que as mensagens serão enviadas a partir do próximo fim de semana, porque a pasta ainda aguarda a lista de contatos telefônicos. Os envios devem custar R$ 162 mil ao governo.
Em novembro, o governo divulgou que a lista de beneficiários irregulares incluía pessoas com rendimentos acima do limite, com cargos eletivos, militares, servidores públicos, ou mesmo CPFs com alguma irregularidade.
Como devolver
Quem recebe o benefício indevidamente, sem se enquadrar nos critérios do governo, pode responder criminalmente pela infração. A medida está prevista no art. 2º da Lei n.º 13.982/2020, segundo o Ministério da Cidadania.
Em maio, o governo federal lançou um site para facilitar a devolução do Auxílio Emergencial: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.
Ao acessar o sistema com o CPF, o usuário pode gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para ser paga nos canais de atendimento do Banco do Brasil ou em qualquer outro banco.
Auditoria
A lista de beneficiários irregulares foi formada pela “indicação de órgãos de controle” e pela “identificação de repasse indevido por meio de ações da esteira da auditoria interna”, diz o ofício da Cidadania. O prazo para que esses inscritos justificassem a validade dos cadastros terminou em 16 de novembro.
“Assim, esta SAGI [secretaria] planeja enviar SMS a este público, objetivando orientar o procedimento a ser adotado para proceder com a devolução do recurso, de modo a dar uma resposta à sociedade, ao mostrar o esforço do governo federal em recuperar o recurso pago indevidamente, e ainda atender à recomendação dos órgãos de controle”, diz o documento.
dez 4, 2020 | Brasil
Chega nesta sexta-feira, dia 4, clipe de Travadinho como forma de homenagem ao cantor – faixa faz parte do projeto Cowboy Vagabundo Pelo Brasil.
Existem cantores que se tornam a personificação do gênero musical do qual eles escolheram para cantar. E Juliano Cezar é um deles. O Cowboy Vagabundo é sinônimo direto de música sertaneja e sua música estará eternamente em nossos corações e será sempre trilha sonora de bons e importantes momentos de nossas vidas.
Ao partir, o artista deixou um DVD inédito pronto para ser lançado. E pinçado desta obra, saiu uma bonita homenagem para marcar a triste data de um ano da morte do sertanejo. Será lançado, nesta sexta-feira, dia 4, o clipe da música Travadinho. A faixa também estará disponível em todos os aplicativos de música.
Composta por Leonardo de Sousa, Allef Rodrigues, João Roas, Wanderley Batista, Abel de Assis, Thawan Alves, Antonio Avelar, Guilherme Amaral e Guilherme de Andrade, Travadinho faz parte do último DVD do Juliano Cezar – Cowboy Vagabundo Pelo Brasil. O vídeo conta com a participação de Reinaldo Meirelles e quem assina a produção musical é Ivan Miyazato. O instrumental é leve e a melodia bem gostosa de ser ouvida. Baladinha especial pra dançar. A letra conta a história de um camarada que está no bar, tomando umas e outras, sofrendo pelo amor não correspondido. “Você que me deixou desse jeito, travadinho travadinho. Fui descendo pinga no meu peito”, canta o marcante e emocionante refrão.
Não tem como não se emocionar ao assistir o clipe de Travadinho. A figura de Juliano Cezar no meio do palco, cantando os versos fazem com que os fãs tenham uma viagem de volta para o passado, antes do fatídico dia 31 de dezembro de 2019 e rememorem todos os lindos momentos do Cowboy fazendo seus shows pelo Brasil. Com certeza um lançamento de extrema emoção. O cantor era a prata da casa do escritório artístico Explosion Music e durante muito tempo foi o artista mais importante do cast.
Apaixonado por música country, o cantor foi um dos primeiros a adaptar o estilo à música do campo brasileira, criando o country sertanejo. E foi só em 1990 que Juliano Cezar conseguiu lançar o primeiro disco oficial da carreira. O investimento resultou em sucessos como “Não Aprendi Dizer Adeus”, canção que anos mais tarde foi regravada pela dupla Leandro e Leonardo.
O sucesso rendeu a ele o prêmio Sharp de melhor cantor revelação em 1990, além de shows em todas as regiões do país. E a partir daí vieram outros hits românticos como “Rumo à Goiânia” (de 1991), “Bem aos Olhos da Lua” (de 1997), “Faz Ela Feliz” (1998) e “Malvada” (2002), distribuídos em 13 discos de carreira. “Cowboy Vagabundo”, dá nome ao disco lançado em 2000, que levou o cantor à indicação ao prêmio de melhor álbum romântico pelo Grammy Latino, uma das mais importantes premiações musicais do mundo.
dez 1, 2020 | Brasil
Black Friday, realizada na última sexta-feira, foi data com maior volume de venda já registrado no país em todos os tempos
O e-commerce – comércio virtual – registra a cada ano crescimento bastante expressivo, mas a pandemia da COVID-19 e as mudanças desencadeadas por ela ajudaram a impulsionar o setor. No segundo trimestre do ano houve aumento de 112% nos pedidos online, com 24% de participação de novos clientes, segundo dados divulgados pelo Google Brasil. Somente na última sexta-feira (27), dia da chamada Black Friday, as vendas passaram de 5,1 bilhões – valor 31% maior do que o mesmo período do ano passado -, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. A data teve o maior volume de venda já registrado no país, com mais de 5 mil pedidos por minuto em alguns períodos.
“Nós vimos um crescimento espantoso no e-commerce, principalmente durante a pandemia, e eu como provedor de internet e representante do setor fico muito feliz por ver que o nosso trabalho está ajudando a sociedade e os usuários de internet facilitando seu dia a dia, seu lazer, seu trabalho e também suas compras”, comenta Dário Burda Jr, presidente da APIMS (Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul).Segundo Dário, a expectativa para os próximos meses é que esse aumento se mantenha, pois muitos hábitos do “novo normal” vieram para ficar, e os provedores regionais – que representam mais de 60% das empresas que fornecem internet no Estado – estão se adaptando para continuar fornecendo conexão à internet de qualidade.
Muitas lojas que não tinham canais digitais tiveram que se adaptar, e os consumidores encontraram no e-commerce a oportunidade de continuar comprando o que precisavam, inclusive itens de mercado. A secretária Evelim Barbosa já fazia compras virtuais, mas afirma que nesse ano a frequência aumentou. “Acho mais fácil comprar pela internet, pela praticidade. Compro cosméticos, roupas, acessórios e nunca tive nenhum problema”, conta. O engenheiro de computação Lucas Akayama também prefere as compras online. “Durante os meses de pandemia não saí de casa para comprar nada, tudo que precisei consegui encontrar na internet ou por delivery”.
Ele alerta para a importância de verificar a reputação dos sites antes de comprar, e tomar cuidado com ofertas muito vantajosas. “Comprar pela internet é seguro, mas é preciso pesquisar a procedência do site, principalmente antes de divulgar dados de cartão de crédito”. Os resultados do ano foram expressivos, mas a tendência é de ampliação até o fim de 2020, com o Natal se aproximando, e nos próximos anos, nesse cenário cada vez mais digital e conectado.