A tão esperada Guerra D’Água, uma das tradições mais animadas da fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, acontece neste domingo e terça-feira a tarde na Avenida Brasil, em Ponta Porã, promete mais uma vez agitar os foliões durante o carnaval.
Desde a década de 1920, essa divertida brincadeira com balões de água reúne participantes dos dois países e é regulamentada pela lei municipal nº 3188/2001, criada pelo vereador Marcelino Nunes de Oliveira. O prefeito Eduardo Campos anunciou que a guerra de balões ocorrerá no próximo domingo, dia 2 de março, e na terça-feira, dia 4 de março, das 13h às 18h.

Para garantir a segurança e a ordem durante a festa, haverá monitoramento da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFRON).
A Guerra D’Água possui regras específicas:
– É uma manifestação popular voluntária que busca a integração entre os participantes.
– O local designado por lei é a Avenida Brasil, em frente ao posto da PM, até a esquina com o Banco do Brasil, nos sentidos bairro/centro e centro/bairro.2
– É permitido jogar água limpa com “balõezinhos” ou outros recipientes, desde que não cause lesões a terceiros.
– O horário de início é às 13h e término às 17h, no domingo de carnaval e na terça-feira.
– Aqueles que causarem danos a terceiros serão responsáveis por repará-los, como quebrar vidros de carros ou danificar retrovisores ou residências, sendo denunciados às autoridades policiais competentes para as providências necessárias.
“Vários blocos e pessoas já estão se organizando e fazendo seu estoque de ‘balõezinhos’. Milhares de pessoas deverão invadir a Avenida Brasil em busca do melhor ‘banker’ e para curtir sua guerra”, disse o vereador Marcelino Nunes, autor da lei.