A Câmara Municipal de Ponta Porã abriu as portas para que o Autismo esteja sendo debatido por toda a comunidade fronteiriça. O tema será debatido numa solenidade pública marcada para as 8 horas da manhã de quarta-feira, 2 de abril, no Plenário da Câmara Municipal.
O Autismo também foi tema de uma fala do representante da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ponta Porã, Ivo Melo Marques, que utilizou o espaço da Tribuna na sessão ordinária de 1º de abril, para convidar a população para as ações desenvolvidas durante todo o mês de abril, direcionado à conscientização do autismo na sociedade.
“Precisamos de uma atenção especial. Que as leis sejam criadas e cumpridas em Ponta Porã. Como por exemplo, a prioridade no atendimento e nos locais. Temos uma agenda extensa no mês, que iniciamos hoje. É preciso falar do Autismo. E vamos falar!”, afirmou Ivo.
Nesta quarta-feira, dia 2 de abril, será realizada uma solenidade pública com o tema “Autismo em Pauta”, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, por parte da AAPP. Na oportunidade a Dra. Raissa Duailibi, advogada especializada em saúde.
Ivo agradeceu aos vereadores pelo espaço concedido na Tribuna para que pudesse divulgar o evento e também a necessidade de impulsionar na comunidade a luta pela conscientização sobre o Autismo.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Agnaldo Pereira de Lima, destacou a importância dos debates sobre o tema: “temos obrigação de estarmos participando do evento. Esta Casa tem um olhar firme e o compromisso de aprimorar políticas públicas na defesa das pessoas com autismo. A causa é justa e vamos apoiar”.
Outro tema abordado na sessão foi a realização, no dia 3 de abril, quinta-feira, de uma audiência para tratar do tema “mudança de nome de rua”. Ela será realizada na Sala de Reuniões do Gabinete do Presidente.
Na sessão foi apreciado e votado em regime de urgência o Projeto de Lei PL Nº 09/2025/CM que “dispõe sobre a extinção do Fundo Municipal de Investimentos Esportivos, do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Agência Municipal de Habitação e altera a Redação da Lei Municipal nº 4.239, de 05 de maio de 2016 e, dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo.
Os parlamentares também apresentaram mais de 30 indicações, que são solicitações de obras e serviços para atender a população. Os documentos contendo os pedidos foram encaminhados às autoridades responsáveis pelos atendimentos.