(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

O candidato a prefeito de Campo Grande Beto Pereira (PSDB) assumiu o compromisso de atender as demandas dos empresários de Food Trucks, propondo a criação de uma legislação específica e que faça ações de melhoria nas condições para a participação desses empreendimentos em feiras e eventos gastronômicos.

Durante o encontro, Beto conversou com os “truckeiros” e o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Mato Grosso do Sul (Sindha MS), Juliano Wertheimer, buscando incluir propostas em sua futura gestão que visem a fortalecer um setor que, atualmente, contribui significativamente na economia e lazer da cidade.

Atualmente, a legislação existente impõe barreiras que dificultam o trabalho dos truckeiros, que, segundo Juliano Wertheimer, são forçados a adaptar suas cozinhas em endereços fixos, o que contraria a essência do modelo de negócio. “Hoje para tirar licença é um endereço fixo. Os truckeiros precisam montar uma cozinha dentro de casa”, apontou a discrepância.  A falta de uma legislação clara e moderna limita o crescimento do setor e a oferta de novos corredores gastronômicos. Durante a conversa, Beto Pereira enfatizou que “não existe forma sem avançar à legislação”.

Para o candidato, é essencial “criar a quatro mãos um suporte para a legalização sem criar impedimentos”, propondo uma abordagem colaborativa entre o poder público e os empresários. “Meu compromisso será criar legislação moderna e regularizar conforme a realidade de Campo Grande”, afirmou Beto.

Os empresários apresentaram uma série de propostas de melhoria, que incluíram a necessidade de infraestrutura adequada, como pontos de água e luz; a criação de calendários de eventos que garantam espaços apropriados para a atividade; o aumento da segurança e a carência de serviços de inspeção e manutenção para os veículos. O dono de um Food Truck, Philipi Furtado, reforçou a preocupação com a legalidade. “Gostaríamos de seguir com veículos adequados às normas”, diz.

Wertheimer sugeriu a criação de uma zona de operação, onde seriam regulamentados diversos pontos para a atividade, proporcionando liberdade de circulação sem ocupar espaços inadequados, lembrando de épocas passadas em que isso gerou complicações. “Não queremos ocupar canteiros igual da época da Afonso Pena, mas fazer parcerias em inaugurações e outros pontos comerciais”, garantiu.

Troca de banheiros químicos por banheiros móveis

Além disso, Beto se comprometeu a substituir os atuais banheiros químicos por unidades móveis de eventos, com o intuito de oferecer maior conforto e higiene nas feiras livres, que têm ganhado popularidade entre os campo-grandenses, como a Feira do Bosque, da Bolívia e do Borogodó.

O candidato apontou seu plano de transformar o Mirante do Aeroporto em um Parque Linear, que contará com um corredor gastronômico, ampliando as opções de lazer e atraindo turistas para a capital.

“A expectativa de um prefeito é compreender a vontade da população, é entender e atender”, declarou Beto.