Até o momento, 77 militares do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista procuraram atendimento médico após apresentarem sintomas gripais e desidratação severa, logo após um treinamento realizado na semana passada.
A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com o comando, que afirmou que a principal suspeita é de influenza, pois alguns militares apresentaram sintomas do vírus, conforme exames laboratoriais. Além disso, alguns dos militares também apresentaram sintomas de dengue.
Em nota, o exército garantiu que o grupo procurou atendimento médico com sintomas de infecção viral, sem especificar quais sinais foram apresentados. A causa ainda não foi esclarecida, mas o Exército admite uma investigação, e um inquérito da Polícia Militar deve apurar as circunstâncias do óbito do militar Vinícius Ibanez Riquelme.
Ainda de acordo com o comando, dos 77 militares que passaram mal, 24 foram hospitalizados e 13 tiveram alta. Um dos militares passou pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas já se recuperou e está em tratamento no ambulatório do hospital.
O Exército ainda informou que está “há mais de 18 horas sem novas ocorrências de novos casos”.
Preocupados com a saúde dos militares, o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado informou à reportagem que nos dias 2 e 3 de maio, com auxílio da Secretaria de Saúde do Município de Bela Vista, devem realizar uma campanha especial de vacinação contra o vírus da influenza para todo o efetivo.
Morte
O militar Vinícius Ibanez Riquelme de 19 anos, faleceu no último dia 27 de abril, após ser internado em estado grave, apresentando sintomas de diarreia e desidratação severa, após treinamento excessivo.
Horas antes de constatar a morte, o jovem estava em um treinamento no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista.
Conforme informações apuradas pela reportagem, o jovem participava de um treinamento de vários dias no campo, onde são simuladas ações de combate, com exercícios físicos e primeiros socorros.
Após passar mal, o soldado foi encaminhado para enfermaria do comando, mas depois de apresentar grave quadro de saúde, teve que ser encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula, onde foi diagnosticado com infecção generalizada.
Devido a gravidade, o jovem precisou ser encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande, onde não resistiu aos ferimentos e morreu no último sábado (27).