A AGRAER de Caracol realizou, desde janeiro até 30 de junho de 2024, mais de 263 atendimentos técnicos, dos quais 106 foram a campo, com atendimento direto na propriedade.
Segundo o agente técnico municipal Rony Tomassini, este ano já foram ultrapassados 400 mil reais em projetos Pronaf Custeio e Investimentos, além de diversas ações em parceria com a Prefeitura Municipal de Caracol, via Secretaria de Agricultura e Pecuária, que vêm trazendo resultados aos agricultores familiares do município.
Muito diálogo, conversas e trocas de ideias têm sido fundamentais, com o objetivo final de entregar políticas públicas para a agricultura familiar de Caracol. Dentro de alguns meses, já teremos agroindústrias familiares legalizadas via SIM Cidema, PNAE e outras ações que geram renda aos agricultores familiares de Caracol.
Em termos de atendimento, a expectativa é ultrapassar os 500 por ano. Por exemplo, em 2018, 2019 e 2020, houve uma média de 120 a 130 atendimentos anuais. Isso foi causado pelo não cumprimento do convênio do Município de Caracol naquele período com a AGRAER, durante o qual o técnico ficou sem veículo por 24 dos 36 meses. Isso gerou prejuízo nos atendimentos, e nesses três anos não foram alcançados 400 mil em projetos.
Quando comparamos, percebemos que em seis meses fizemos mais do que em três anos. Por exemplo, entre 2021 e a presente data, já ultrapassamos 2 milhões em projetos de investimentos e custeio via Pronaf e Pronamp. Isso só foi possível por causa do diálogo entre as instituições.
Fonte: Assessoria