(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

Comércio e bombeiros “afinam discurso” para cumprimento da lei de prevenção a sinistros

Uma reunião envolvendo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, Eduardo Gauna, o comandante do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã, Coronel Gilson Neto, acompanhado pelo Major Muniz, sub-comandante daquela unidade, serviu para “aparar as arestas” no tocante à cobrança do cumprimento da legislação de prevenção de sinistros na cidade.

Ocorre que o presidente da ACEPP estava recebendo reclamações de seus associados por conta da forte cobrança por parte de homens do Corpo de Bombeiros para que os comerciantes promovam o quanto antes a adequação à legislação que trata da prevenção de incêndios. “O problema é que os projetos não são baratos e também demandam um certo tempo para serem concretizados. Os pequenos empreendedores não tinham condições de atender com a rapidez cobrada tudo aquilo que determina a lei. Diante disso, vários mantiveram contato conosco para reclamar da forma com que estavam sendo cobrados pelos bombeiros”, explica Eduardo Gauna.

O comandante do CB, Coronel Gilson Neto, explicou que “a diretriz do Corpo de Bombeiros é de atuar com cautela, prudência e, acima de tudo, respeito a todos. Temos uma legislação a ser cumprida porém nossa conduta é no sentido de colaborar para que os empresários possam se adequar. Só em caso extremo partirmos para a autuação. Afinal de contas o que está em jogo é a segurança de todos”, expôs.

Durante o encontro foram esclarecidos vários aspectos referentes ao trâmite dos projetos elaborados por engenheiro devidamente credenciados junto ao Corpo de Bombeiros. Um deles referente aos cuidados na hora de contratação de um profissional para elaborar o projeto com o objetivo de se adequar à legislação: “temos uma lista dos profissionais credenciados. É importante que este profissional esteja em condições de atender ao que pede a lei. Posso garantir que nosso trabalho é feito com rapidez. E também que, o empreendedor, mesmo sendo atendido por um engenheiro, pode nos procurar para sanar dúvidas, evitando destas forma, possíveis transtornos. Nossas portas estão abertas para quaisquer pessoas que queiram informações”, garantiu o comandante. Eduardo Gauna, por sua vez, disse que sempre continuará atuando em defesa dos associados da ACEPP, procurando o diálogo com as autoridades como forma de solucionar os problemas.

Leia  Clube de Imprensa de Ponta Porã terá eleição dia 30

Reportagem – Nivalcir Alemida