
Repórter fotográfico Valdenir Rezende trabalhou no Correio do Estado por 40 anos e faleceu em decorrência da Covid-19 em fevereiro de 2021
Repórter fotográfico Valdenir Rezende pode ganhar homenagem com a inclusão do Dia do Repórter Fotográfico no calendário oficial de Mato Grosso do Sul.
Nesta quinta-feira (2), é comemorado o Dia Nacional do Repórter Fotográfico, e durante sessão da Assembleia Legislativa de hoje, o deputado Marcio Fernandes (MDB) protocolou um Projeto de Lei para instituir a data em âmbito estadual.
Valdenir faleceu em decorrência à Covid-19 em fevereiro deste ano, aos 55 anos. Com sua câmera e dedicação, fez parte por cerca de 40 anos do jornal Correio do Estado.
Ingressou na empresa na década de 80, como office boy do setor de Recursos Humanos, onde se interessou pela fotografia.
Anos mais tarde, conheceu sua esposa Rosângela Gauna, também no Correio do Estado, e tiveram dois filhos. Sua paixão pela fotografia foi tamanha que encantou seus dois filhos, Álvaro Rezende e Bruno Henrique Rezende, que seguiram os passos do pai.
“Ele era tão bom no que fazia que nos fez apaixonar pela fotografia também”, disse Bruno, que se emocionou ao lembrar de Valdenir.
“Assim como as fotos dele entram para a história, o nome dele também vai ficar na história do Estado, com todo o empenho, dedicação e paixão pela profissão que ele teve”.
Ao longo da carreira, Valdenir foi agraciado com praticamente todos os prêmios de fotojornalismo de Mato Grosso do Sul. Seu filho mais velho, Álvaro, também ficou feliz com a homenagem.
“Ele sempre foi um fotógrafo dedicado, criativo e tratou a fotografia como paixão, tanto que passou esse amor a mim e meu irmão”, relatou.
“Ele trabalhou por muitos anos e registrou os principais fatos da história do Estado e hoje é reconhecido por isso. Agora, como suas imagens, entra para a história”, ressaltou.
O deputado Marcio Fernandes disse que a profissão é de extrema importância e merece reconhecimento.
“Aqui no Estado temos diversos fotojornalistas excelentes, mas em homenagem ao Valdenir Rezende pedi que fosse incluído o seu nome. Ele faleceu de Covid-19, trabalhou praticamente toda sua vida na imprensa e é um exemplo da categoria”, disse.
A morte de Valdenir causou grande comoção entre colegas de profissão e leitores que acompanhavam seu trabalho.
Na época, o jornalista investigativo, colunista do Uol e vencedor do Prêmio Esso, Rubens Valente, publicou em sua conta no Twitter: “A pandemia levou hoje um dos maiores fotojornalistas que já conheci. Uma figura humana de primeira”.
O jornalista Laureano Secundo também prestou sua homenagem nas redes sociais.
“Mais ou menos ali pelos anos 1980 um garoto de mais ou menos 13 anos começou a trabalhar como office boy com a Wilma. Ele via outros garotos um pouco mais velhos que ele passando o dia inteiro em busca das notícias”.
“Logo já ficou amigo e de um modo especial aproximou daqueles outros meninos que carregavam uma máquina fotográfica. Não tardou e falou com o chefe de redação, o Antônio João que queria aprender a fotografar, revelar e copiar. Assim que foi atendido começou a se tornar um dos melhores fotógrafos com quem já trabalhei”, relatou.
Confira alguns registros que Valdenir já fez para a Imagem do Dia, do jornal impresso: