A Prefeitura de Caracol, através do Controle de Vetores do município, realiza entre os dias 9 e 13 de agosto, a Semana de Vacinação Contra a Raiva e convoca a população para que levem seus pets ao posto de vacinação mais próximo de sua residência.
No dia 9, segunda-feira, a vacinação será realizada na unidade da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), no dia 10 será no Terminal Rodoviário, no dia 11 na Creche Municipal, no dia 12 de manhã na vila Constância Gaúna (Mercearia São Luiz) e de tarde na vila Fernanda (Açaí da Mari) e no 13, sexta-feira, no Posto de Saúde. Os atendimentos serão realizados das 7h às 11h e das 13h às 17h.
De acordo com o órgão responsável, a vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano e, caso o animal tenha contato com um morcego, é necessário realizar o reforço, uma vez que este é o principal transmissor o vírus.
A Raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. É uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda levando à morte em quase a totalidade dos infectados sendo de grande relevância para a saúde pública.